Ensino de português como língua adicional para hispanoafalantes : uma proposta de material didático para ensino de leitura e escrita em níveis iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bruno Coelho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95041
Resumo: Esta monografia visa a contribuir para a discussão de critérios para a elaboração de materiais didáticos para ensino de português como língua adicional direcionado a hispanofalantes através da proposta de uma unidade didática para o ensino de leitura e escrita em níveis iniciais. Abordo o trabalho com leitura e escrita partindo do pressuposto de que, diferentemente do que ocorre em outros contextos de ensino, é possível exigir mais dos aprendizes hispanofalantes em níveis iniciais em termos de compreensão e produção em razão da proximidade entre as línguas portuguesa e espanhola. A partir de uma perspectiva teórica que concebe a linguagem como ação social, proponho e analiso a unidade didática Turismo no Brasil, elaborada para compor os recursos pedagógicos do Nível I do curso de português da instituição de ensino colombiana Fundación Universitaria Del Área Andina. Na elaboração e análise do material, considerei o construto teórico, estabelecido de acordo com o uso da linguagem associado à perspectiva bakhtiniana de gêneros do discurso, e as especificidades do ensino de português para falantes de espanhol.
id UFRGS-2_20f006f9abcffa3e08cf01661dff700c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95041
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Bruno CoelhoSchoffen, Juliana Roquele2014-05-08T02:03:21Z2013http://hdl.handle.net/10183/95041000917343Esta monografia visa a contribuir para a discussão de critérios para a elaboração de materiais didáticos para ensino de português como língua adicional direcionado a hispanofalantes através da proposta de uma unidade didática para o ensino de leitura e escrita em níveis iniciais. Abordo o trabalho com leitura e escrita partindo do pressuposto de que, diferentemente do que ocorre em outros contextos de ensino, é possível exigir mais dos aprendizes hispanofalantes em níveis iniciais em termos de compreensão e produção em razão da proximidade entre as línguas portuguesa e espanhola. A partir de uma perspectiva teórica que concebe a linguagem como ação social, proponho e analiso a unidade didática Turismo no Brasil, elaborada para compor os recursos pedagógicos do Nível I do curso de português da instituição de ensino colombiana Fundación Universitaria Del Área Andina. Na elaboração e análise do material, considerei o construto teórico, estabelecido de acordo com o uso da linguagem associado à perspectiva bakhtiniana de gêneros do discurso, e as especificidades do ensino de português para falantes de espanhol.Esta monografía busca a contribuir para la discusión de criterios para elaboración de materiales didácticos para la enseñanza del portugués como lengua adicional dirigido a hispanohablantes a partir de la propuesta de una unidad didáctica para la enseñanza de lectura y escrita en niveles iniciales. Abordo el trabajo con lectura y escritura en niveles iniciales partiendo de la suposición de que, diferentemente de lo que ocurre en otros contextos de enseñanza, es posible exigir más de los alumnos hispanohablantes en niveles iniciales en términos de comprensión y producción en razón de la similitud entre las lenguas portuguesa y la española. A partir de una perspectiva teórica que concibe el lenguaje como acción social, propongo y analizo la unidad didáctica “Turismo no Brasil”, elaborada para componer los recursos pedagógicos del Nivel I del curso de portugués de la institución colombiana Fundación Universitaria del Área Andina. La elaboración y análisis del material consideraron el marco teórico, establecido de acuerdo con el uso del lenguaje asociado a la perspectiva bakhtiniana de géneros del discurso, y las particularidades de la enseñanza de portugués para hablantes de español.application/pdfporLíngua portuguesaLíngua espanholaLíngua adicionalLeituraEnsinoEnseñanzaAprendizajePortuguésLengua adicionalEspañolHispanohablantesLecturaEscrituraEnsino de português como língua adicional para hispanoafalantes : uma proposta de material didático para ensino de leitura e escrita em níveis iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917343.pdf000917343.pdfTexto completoapplication/pdf1609827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95041/1/000917343.pdf0a60837f95cc83388413c45fbdcce026MD51TEXT000917343.pdf.txt000917343.pdf.txtExtracted Texttext/plain111620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95041/2/000917343.pdf.txtbb0a366c312baccf4e4f8161f41cba0bMD52THUMBNAIL000917343.pdf.jpg000917343.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95041/3/000917343.pdf.jpgc8db8c7ed06ecbd60a97c2bef96c4d92MD5310183/950412022-08-06 04:49:09.999378oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95041Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:49:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de português como língua adicional para hispanoafalantes : uma proposta de material didático para ensino de leitura e escrita em níveis iniciais
title Ensino de português como língua adicional para hispanoafalantes : uma proposta de material didático para ensino de leitura e escrita em níveis iniciais
spellingShingle Ensino de português como língua adicional para hispanoafalantes : uma proposta de material didático para ensino de leitura e escrita em níveis iniciais
Rodrigues, Bruno Coelho
Língua portuguesa
Língua espanhola
Língua adicional
Leitura
Ensino
Enseñanza
Aprendizaje
Portugués
Lengua adicional
Español
Hispanohablantes
Lectura
Escritura
title_short Ensino de português como língua adicional para hispanoafalantes : uma proposta de material didático para ensino de leitura e escrita em níveis iniciais
title_full Ensino de português como língua adicional para hispanoafalantes : uma proposta de material didático para ensino de leitura e escrita em níveis iniciais
title_fullStr Ensino de português como língua adicional para hispanoafalantes : uma proposta de material didático para ensino de leitura e escrita em níveis iniciais
title_full_unstemmed Ensino de português como língua adicional para hispanoafalantes : uma proposta de material didático para ensino de leitura e escrita em níveis iniciais
title_sort Ensino de português como língua adicional para hispanoafalantes : uma proposta de material didático para ensino de leitura e escrita em níveis iniciais
author Rodrigues, Bruno Coelho
author_facet Rodrigues, Bruno Coelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Bruno Coelho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schoffen, Juliana Roquele
contributor_str_mv Schoffen, Juliana Roquele
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Língua espanhola
Língua adicional
Leitura
Ensino
topic Língua portuguesa
Língua espanhola
Língua adicional
Leitura
Ensino
Enseñanza
Aprendizaje
Portugués
Lengua adicional
Español
Hispanohablantes
Lectura
Escritura
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza
Aprendizaje
Portugués
Lengua adicional
Español
Hispanohablantes
Lectura
Escritura
description Esta monografia visa a contribuir para a discussão de critérios para a elaboração de materiais didáticos para ensino de português como língua adicional direcionado a hispanofalantes através da proposta de uma unidade didática para o ensino de leitura e escrita em níveis iniciais. Abordo o trabalho com leitura e escrita partindo do pressuposto de que, diferentemente do que ocorre em outros contextos de ensino, é possível exigir mais dos aprendizes hispanofalantes em níveis iniciais em termos de compreensão e produção em razão da proximidade entre as línguas portuguesa e espanhola. A partir de uma perspectiva teórica que concebe a linguagem como ação social, proponho e analiso a unidade didática Turismo no Brasil, elaborada para compor os recursos pedagógicos do Nível I do curso de português da instituição de ensino colombiana Fundación Universitaria Del Área Andina. Na elaboração e análise do material, considerei o construto teórico, estabelecido de acordo com o uso da linguagem associado à perspectiva bakhtiniana de gêneros do discurso, e as especificidades do ensino de português para falantes de espanhol.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-08T02:03:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95041
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000917343
url http://hdl.handle.net/10183/95041
identifier_str_mv 000917343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95041/1/000917343.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95041/2/000917343.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95041/3/000917343.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a60837f95cc83388413c45fbdcce026
bb0a366c312baccf4e4f8161f41cba0b
c8db8c7ed06ecbd60a97c2bef96c4d92
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224463978594304