Racismo institucional : a psicologia e o exercício ético no cuidado da população negra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193346 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso, realizado através de cenas da minha trajetória acadêmica, abordará questões sobre a interlocução da Psicologia e da Assistência Social em seus acolhimentos relacionados à raça/etnia negra. Nosso objetivo é construir um novo olhar para o cuidado étnico e dar visibilidade aos indivíduos negros e às mulheres negras nos serviços públicos como o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) apontando o racismo institucional nesses espaços e nos acadêmicos. A bibliografia disponível relacionada ao atendimento, cuidado e acolhimento dessas populações, apresenta informações que demandam mais discussões e cuidado com esses indivíduos, pois há uma escassez de materiais e debates apontando o cuidado com a população negra. Nos trabalhos científicos identificados sobre o tema, ainda há pouco embasamento teórico sobre o cuidado com as mulheres negras na política da assistência e carência em material específico que aborde e debata a vulnerabilidade da população negra, pois a maioria das pessoas que procuram esses serviços são negras. Por que não nomear esses indivíduos? Para pontuar e problematizar questões da Psicologia na saúde pública e questões da Assistência Social, vou discutir tópicos sobre raça/etnia e gênero, além de relacionar populações vulneráveis aos tratamentos disponíveis. Além disso, o intuito do meu trabalho é fazer com que os profissionais e estudantes apresentem mais cuidado com a população negra e respeitem sua produção de subjetividade a partir de seu contexto de vida. Portanto, é importante ter o conhecimento da vulnerabilidade destas populações, para que elas recebam o melhor tratamento em diversas instituições que as acompanham. |
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