Trajetórias de alunas e alunos transgêneros nos ensinos básico e superior em Porto Alegre, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Daniel Lapenda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236025
Resumo: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa acerca das trajetórias escolares e acadêmicas de alunas e alunos transgêneros, para a qual foram conduzidas entrevistas em profundidade, semiestruturadas, com seis pessoas transgêneras em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Seguiu-se no trabalho a abordagem de trajetória social, desenvolvida por Bourdieu especialmente em Razões Práticas: Sobre a teoria da ação, tendo sido empregado o conceito de habitus. Os objetivos do trabalho consistiram em abordar as relações interpessoais desses alunos e alunas com os seus professores e seus colegas nas instituições de ensino em que estudaram desde o ensino básico ao ensino superior, assim como as atividades que realizavam e o modo como frequentavam os espaços em suas escolas e universidades. Também foi discutida a Política do Nome Social para Travestis e para Transexuais, e a maneira como essa política afetou a vida acadêmica dos estudantes. A partir da análise dessas entrevistas e do referencial teórico estudado, foi possível elaborar reflexões acerca do que é ser uma pessoa transgênera em espaços escolares e acadêmicos e também sobre os desafios da educação brasileira em incluir a diversidade sexual e de gênero em suas instituições de ensino.
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