Projetos de aprendizagem : desenvolvendo a autonomia em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sueli Teresinha da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39556
Resumo: O presente trabalho de conclusão apresenta algumas considerações sobre a experiência de estágio e a possibilidade de trabalhar com alunos de 5º ano em uma escola pública, pela primeira vez, realizando Projeto de Aprendizagem, tendo como pesquisa o desenvolvimento da autonomia dos alunos em sala de aula, através de Projeto de Aprendizagem, juntamente com o prazer de aprender o que realmente lhe interessa. Buscando questões relevantes, resolvendo conflitos durante as atividades em grupo, decidindo como o trabalho será realizado e modificando-o sempre que necessário, percebi nos ricos momentos de observação, enquanto os alunos desenvolviam a temática, a forma autônoma e criativa de encontrar soluções e possibilidades para os desafios encontrados, bem como a participação e colaboração ativa dos educandos durante todo o processo do Projeto. Dessa forma, objetiva-se refletir sobre as necessidades mais urgentes no sentido de visar uma educação que contemple o ser humano na sua totalidade, considerando, de forma mais intensa, sua autonomia no ambiente escolar, possibilitando o desenvolvimento de seres humanos cooperativos, críticos, solidários e preocupados com a construção de um mundo melhor.
id UFRGS-2_22b304ebd33041db824ef144ece0039d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39556
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Sueli Teresinha daBombassaro, Luiz Carlos2012-04-25T01:23:59Z2010http://hdl.handle.net/10183/39556000825468O presente trabalho de conclusão apresenta algumas considerações sobre a experiência de estágio e a possibilidade de trabalhar com alunos de 5º ano em uma escola pública, pela primeira vez, realizando Projeto de Aprendizagem, tendo como pesquisa o desenvolvimento da autonomia dos alunos em sala de aula, através de Projeto de Aprendizagem, juntamente com o prazer de aprender o que realmente lhe interessa. Buscando questões relevantes, resolvendo conflitos durante as atividades em grupo, decidindo como o trabalho será realizado e modificando-o sempre que necessário, percebi nos ricos momentos de observação, enquanto os alunos desenvolviam a temática, a forma autônoma e criativa de encontrar soluções e possibilidades para os desafios encontrados, bem como a participação e colaboração ativa dos educandos durante todo o processo do Projeto. Dessa forma, objetiva-se refletir sobre as necessidades mais urgentes no sentido de visar uma educação que contemple o ser humano na sua totalidade, considerando, de forma mais intensa, sua autonomia no ambiente escolar, possibilitando o desenvolvimento de seres humanos cooperativos, críticos, solidários e preocupados com a construção de um mundo melhor.The present work presents some considerations about experience in school training and the possibility of working with fifth-grade students of a public school carrying out a Project based-Learning for the first time, and whose research focus the development of the autonomy of these students in class, through the Project based-Learning together the enjoyment of learning which really interest to them. In search of relevant issues, in the resolution of conflicts during the activities in groups, in the decision about how the work will be carry out, and the changes that might be necessary, I realized, in the great moments of the observation while the students were developing the main theme, the autonomous and creative form of finding solutions and possibilities to the faced challenges, as well as the active participation and collaboration of the students throughout the process of the Project. Then, this work aims to reflect about the most urgent necessities in order to have an education that considers the human being in its totality, regarding, in a more intense way, its autonomy in the school environment, where there is the opportunity to develop human beings more cooperative, critical, supportive and worried about the building of a better world.application/pdfporProjeto pedagógicoAutonomiaEnsino fundamentalProject based-learningDevelopment of the autonomyFifth-grade studentsLearningProjetos de aprendizagem : desenvolvendo a autonomia em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000825468.pdf000825468.pdfTexto completoapplication/pdf246332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39556/1/000825468.pdf96523ee0999f390f56eaa4cf74590e22MD51TEXT000825468.pdf.txt000825468.pdf.txtExtracted Texttext/plain74673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39556/2/000825468.pdf.txte8b676a6cab024e43543b42f15502b34MD52THUMBNAIL000825468.pdf.jpg000825468.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39556/3/000825468.pdf.jpgdf76b00196df25532b37f2b270b1f1a5MD5310183/395562018-10-11 08:43:40.385oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39556Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:43:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projetos de aprendizagem : desenvolvendo a autonomia em sala de aula
title Projetos de aprendizagem : desenvolvendo a autonomia em sala de aula
spellingShingle Projetos de aprendizagem : desenvolvendo a autonomia em sala de aula
Silva, Sueli Teresinha da
Projeto pedagógico
Autonomia
Ensino fundamental
Project based-learning
Development of the autonomy
Fifth-grade students
Learning
title_short Projetos de aprendizagem : desenvolvendo a autonomia em sala de aula
title_full Projetos de aprendizagem : desenvolvendo a autonomia em sala de aula
title_fullStr Projetos de aprendizagem : desenvolvendo a autonomia em sala de aula
title_full_unstemmed Projetos de aprendizagem : desenvolvendo a autonomia em sala de aula
title_sort Projetos de aprendizagem : desenvolvendo a autonomia em sala de aula
author Silva, Sueli Teresinha da
author_facet Silva, Sueli Teresinha da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sueli Teresinha da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bombassaro, Luiz Carlos
contributor_str_mv Bombassaro, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto pedagógico
Autonomia
Ensino fundamental
topic Projeto pedagógico
Autonomia
Ensino fundamental
Project based-learning
Development of the autonomy
Fifth-grade students
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Project based-learning
Development of the autonomy
Fifth-grade students
Learning
description O presente trabalho de conclusão apresenta algumas considerações sobre a experiência de estágio e a possibilidade de trabalhar com alunos de 5º ano em uma escola pública, pela primeira vez, realizando Projeto de Aprendizagem, tendo como pesquisa o desenvolvimento da autonomia dos alunos em sala de aula, através de Projeto de Aprendizagem, juntamente com o prazer de aprender o que realmente lhe interessa. Buscando questões relevantes, resolvendo conflitos durante as atividades em grupo, decidindo como o trabalho será realizado e modificando-o sempre que necessário, percebi nos ricos momentos de observação, enquanto os alunos desenvolviam a temática, a forma autônoma e criativa de encontrar soluções e possibilidades para os desafios encontrados, bem como a participação e colaboração ativa dos educandos durante todo o processo do Projeto. Dessa forma, objetiva-se refletir sobre as necessidades mais urgentes no sentido de visar uma educação que contemple o ser humano na sua totalidade, considerando, de forma mais intensa, sua autonomia no ambiente escolar, possibilitando o desenvolvimento de seres humanos cooperativos, críticos, solidários e preocupados com a construção de um mundo melhor.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-25T01:23:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39556
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000825468
url http://hdl.handle.net/10183/39556
identifier_str_mv 000825468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39556/1/000825468.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39556/2/000825468.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39556/3/000825468.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 96523ee0999f390f56eaa4cf74590e22
e8b676a6cab024e43543b42f15502b34
df76b00196df25532b37f2b270b1f1a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224427685281792