Sobrejustaposições : um corpo-sem-órgãos em uma pesquisa entre arte, filosofia e educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180390 |
Resumo: | O texto discute a possibilidade de criar um corpo não orgânico na escrileitura (CORAZZA, 2008) de pesquisas em educação marginais – as quais brotam em meio ao cruzamento entre arte/filosofia – de modo a produzir desvios das/nas formas instauradas pelas investigações em Educação ditas Majoritárias. O artigo deriva da conclusão da tese de doutorado do autor e orientada pela sua coautora. Nela, retoma-se a prática do corpo-sem-órgãos enunciada por Artaud em sua conferência radiofônica Para acabar com o julgamento de deus (1947) e expandida por Deleuze & Guattari em sua produção filosófica conjunta, em especial nos cinco volumes dos Mil Platôs, perseguindo modos de ensaiar uma esquizopesquisa que se faria por sobrejustaposições inventivas, como colagens transcriadoras de imagens e linhas de escrita em tensão constante, as quais afetam o corpo no decorrer do percurso investigativo, coagindo o pensamento a pensar. |
id |
UFRGS-2_22bb89a18207166381156065b902d921 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180390 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mossi, Cristian PolettiOliveira, Marilda Oliveira de2018-07-12T02:25:57Z20182317-2452http://hdl.handle.net/10183/180390001068395O texto discute a possibilidade de criar um corpo não orgânico na escrileitura (CORAZZA, 2008) de pesquisas em educação marginais – as quais brotam em meio ao cruzamento entre arte/filosofia – de modo a produzir desvios das/nas formas instauradas pelas investigações em Educação ditas Majoritárias. O artigo deriva da conclusão da tese de doutorado do autor e orientada pela sua coautora. Nela, retoma-se a prática do corpo-sem-órgãos enunciada por Artaud em sua conferência radiofônica Para acabar com o julgamento de deus (1947) e expandida por Deleuze & Guattari em sua produção filosófica conjunta, em especial nos cinco volumes dos Mil Platôs, perseguindo modos de ensaiar uma esquizopesquisa que se faria por sobrejustaposições inventivas, como colagens transcriadoras de imagens e linhas de escrita em tensão constante, as quais afetam o corpo no decorrer do percurso investigativo, coagindo o pensamento a pensar.El texto discute la posibilidad de crear un cuerpo no orgánico en la escrileitura (CORAZZA, 2008) de investigaciones en educación marginales – las cuales emergen del cruce entre arte/filosofía – para producir desvíos de las formas instauradas por las investigaciones en Educación mayoritarias. El artículo deriva de la conclusión de la tesis de doctorado del autor y orientada por su coautora. En ella, se retoma la práctica del cuerpo sin órganos enunciada por Artaud en su conferencia radiofónica Para acabar con el juicio de Dios (1947) y expandida por Deleuze & Guattari en su producción filosófica conjunta, en especial en los cinco volúmenes de los Mil Mesetas, persiguiendo modos de ensayar una esquizoinvestigación que se haría por sobrejustaposiciones inventivas, como collages transcriptores de imágenes y líneas de escritura en tensión constante, las cuales afectan el cuerpo en el curso del recorrido investigativo, coaccionando el pensamiento a pensar.application/pdfporCriar educação : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESC. Criciúma, SC. Vol. 7, n. 1 (jan./jul. 2018), p. 1-15Pesquisa educacionalArteFilosofiaSobrejustaposicionesArte y filosofíaInvestigación en educaciónSobrejustaposições : um corpo-sem-órgãos em uma pesquisa entre arte, filosofia e educaçãoSobrejustapiciones : de leer y escribir con imágenes, de experimentar: un cuerpo-sem-órganos en una investigación entre arte, filosofía y educacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068395.pdf001068395.pdfTexto completoapplication/pdf437809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180390/1/001068395.pdf9cb02740a0d900b1dfeb9103778712c7MD51TEXT001068395.pdf.txt001068395.pdf.txtExtracted Texttext/plain35166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180390/2/001068395.pdf.txtb5fddf1936749e7c1b8b1104a7822f8eMD5210183/1803902018-07-13 02:23:58.17813oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180390Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-13T05:23:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sobrejustaposições : um corpo-sem-órgãos em uma pesquisa entre arte, filosofia e educação |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Sobrejustapiciones : de leer y escribir con imágenes, de experimentar: un cuerpo-sem-órganos en una investigación entre arte, filosofía y educación |
title |
Sobrejustaposições : um corpo-sem-órgãos em uma pesquisa entre arte, filosofia e educação |
spellingShingle |
Sobrejustaposições : um corpo-sem-órgãos em uma pesquisa entre arte, filosofia e educação Mossi, Cristian Poletti Pesquisa educacional Arte Filosofia Sobrejustaposiciones Arte y filosofía Investigación en educación |
title_short |
Sobrejustaposições : um corpo-sem-órgãos em uma pesquisa entre arte, filosofia e educação |
title_full |
Sobrejustaposições : um corpo-sem-órgãos em uma pesquisa entre arte, filosofia e educação |
title_fullStr |
Sobrejustaposições : um corpo-sem-órgãos em uma pesquisa entre arte, filosofia e educação |
title_full_unstemmed |
Sobrejustaposições : um corpo-sem-órgãos em uma pesquisa entre arte, filosofia e educação |
title_sort |
Sobrejustaposições : um corpo-sem-órgãos em uma pesquisa entre arte, filosofia e educação |
author |
Mossi, Cristian Poletti |
author_facet |
Mossi, Cristian Poletti Oliveira, Marilda Oliveira de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marilda Oliveira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mossi, Cristian Poletti Oliveira, Marilda Oliveira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa educacional Arte Filosofia |
topic |
Pesquisa educacional Arte Filosofia Sobrejustaposiciones Arte y filosofía Investigación en educación |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Sobrejustaposiciones Arte y filosofía Investigación en educación |
description |
O texto discute a possibilidade de criar um corpo não orgânico na escrileitura (CORAZZA, 2008) de pesquisas em educação marginais – as quais brotam em meio ao cruzamento entre arte/filosofia – de modo a produzir desvios das/nas formas instauradas pelas investigações em Educação ditas Majoritárias. O artigo deriva da conclusão da tese de doutorado do autor e orientada pela sua coautora. Nela, retoma-se a prática do corpo-sem-órgãos enunciada por Artaud em sua conferência radiofônica Para acabar com o julgamento de deus (1947) e expandida por Deleuze & Guattari em sua produção filosófica conjunta, em especial nos cinco volumes dos Mil Platôs, perseguindo modos de ensaiar uma esquizopesquisa que se faria por sobrejustaposições inventivas, como colagens transcriadoras de imagens e linhas de escrita em tensão constante, as quais afetam o corpo no decorrer do percurso investigativo, coagindo o pensamento a pensar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-12T02:25:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180390 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2317-2452 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001068395 |
identifier_str_mv |
2317-2452 001068395 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Criar educação : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESC. Criciúma, SC. Vol. 7, n. 1 (jan./jul. 2018), p. 1-15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180390/1/001068395.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180390/2/001068395.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9cb02740a0d900b1dfeb9103778712c7 b5fddf1936749e7c1b8b1104a7822f8e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447664744988672 |