“Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/272194 |
Resumo: | As medidas socioeducativas visam a responsabilização de adolescentes quanto às consequências de atos infracionais cometidos, incluindo sua integração social e privação de liberdade ou restrição de direitos. Os agentes socioeducadores (AS) têm o papel educativo de desenvolver ações que contribuam para ressocialização e manutenção de direitos destes adolescentes e assegurar defesa e proteção social. Objetivou-se avaliar quais são as atividades de socioeducação e segurança desempenhadas por AS e que fatores do seu contexto laboral favorecem ou dificultam a realização do seu trabalho. Foi realizado estudo qualitativo, no qual foram entrevistados 13 AS, de uma instituição na Região Sul do Brasil. Os resultados indicaram que as atividades de socioeducação são feitas de modo mais informal e pontuais, conforme visão de mundo do AS, com foco nos vínculos interpessoais. As de segurança envolvem ações para garantir a salvaguarda das pessoas que circulavam na instituição: contenção física, evitação da violência e vigilância. Conclui-se que os AS necessitam de um programa de educação permanente que permita qualificar as atividades de socioeducação, e que no trabalho seja considerado maior protagonismo deles. |
id |
UFRGS-2_23682055ee988c26eb6aebf2b7d2ed84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272194 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Monteiro, Janine KielingTessaro, Luiz Gustavo SantosGuerin, MarinaMarin, Angela Helena2024-02-27T04:57:53Z20231516-3717http://hdl.handle.net/10183/272194001196445As medidas socioeducativas visam a responsabilização de adolescentes quanto às consequências de atos infracionais cometidos, incluindo sua integração social e privação de liberdade ou restrição de direitos. Os agentes socioeducadores (AS) têm o papel educativo de desenvolver ações que contribuam para ressocialização e manutenção de direitos destes adolescentes e assegurar defesa e proteção social. Objetivou-se avaliar quais são as atividades de socioeducação e segurança desempenhadas por AS e que fatores do seu contexto laboral favorecem ou dificultam a realização do seu trabalho. Foi realizado estudo qualitativo, no qual foram entrevistados 13 AS, de uma instituição na Região Sul do Brasil. Os resultados indicaram que as atividades de socioeducação são feitas de modo mais informal e pontuais, conforme visão de mundo do AS, com foco nos vínculos interpessoais. As de segurança envolvem ações para garantir a salvaguarda das pessoas que circulavam na instituição: contenção física, evitação da violência e vigilância. Conclui-se que os AS necessitam de um programa de educação permanente que permita qualificar as atividades de socioeducação, e que no trabalho seja considerado maior protagonismo deles.The socio-educational measures aim to make teenagers responsible regarding the consequences to the ionfraction act committed, including their social integration and liberty deprivation or rights restriction. The socio-educational agents (SEA) have the educational role of developing actions that contribute to resocialization and teenagers’ rights maintenance and to ensure defense and social protection. The objective was to assess which socio-educational and security activities are developed by SEA and what labor context factors support or hinder the work realization. A qualitative study was carried out, in which 13 SEA from an institution in the Southern region of Brazil were interviewed. The results indicate that socio-educational activities were developed in an informal and one-off way, according to SEA point of view, focused on interpersonal bond. The security activities refer to actions to ensure the safeguard to people that move in the institution: physical restraint, avoidance of violence, and surveillance. In conclusion, the SEA need a permanent educational program that allow qualifying the socio-educational activities and, in work context, that their protagonist role is considered.application/pdfporCadernos de psicologia social do trabalho. São Paulo. Vol. 26 (2023), e-185433, [16 p.]Políticas públicasMedidas socioeducativasAdolescente institucionalizadoEducaçãoTrabalhoSocio-educational agentTeenagers and youthSocio-educational measuresWork“Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador“I want to see a little more” : socio-educational agent activities and work contextinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196445.pdf.txt001196445.pdf.txtExtracted Texttext/plain56738http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272194/2/001196445.pdf.txt2d38e494471482522a24d9596fbebb5aMD52ORIGINAL001196445.pdfTexto completoapplication/pdf206922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272194/1/001196445.pdf19e1b92c335c857be9581e7129fbce0cMD5110183/2721942024-02-28 05:02:49.616651oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272194Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-28T08:02:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
“I want to see a little more” : socio-educational agent activities and work context |
title |
“Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador |
spellingShingle |
“Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador Monteiro, Janine Kieling Políticas públicas Medidas socioeducativas Adolescente institucionalizado Educação Trabalho Socio-educational agent Teenagers and youth Socio-educational measures Work |
title_short |
“Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador |
title_full |
“Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador |
title_fullStr |
“Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador |
title_full_unstemmed |
“Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador |
title_sort |
“Quero enxergar um pouco mais” : atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador |
author |
Monteiro, Janine Kieling |
author_facet |
Monteiro, Janine Kieling Tessaro, Luiz Gustavo Santos Guerin, Marina Marin, Angela Helena |
author_role |
author |
author2 |
Tessaro, Luiz Gustavo Santos Guerin, Marina Marin, Angela Helena |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Janine Kieling Tessaro, Luiz Gustavo Santos Guerin, Marina Marin, Angela Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas Medidas socioeducativas Adolescente institucionalizado Educação Trabalho |
topic |
Políticas públicas Medidas socioeducativas Adolescente institucionalizado Educação Trabalho Socio-educational agent Teenagers and youth Socio-educational measures Work |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Socio-educational agent Teenagers and youth Socio-educational measures Work |
description |
As medidas socioeducativas visam a responsabilização de adolescentes quanto às consequências de atos infracionais cometidos, incluindo sua integração social e privação de liberdade ou restrição de direitos. Os agentes socioeducadores (AS) têm o papel educativo de desenvolver ações que contribuam para ressocialização e manutenção de direitos destes adolescentes e assegurar defesa e proteção social. Objetivou-se avaliar quais são as atividades de socioeducação e segurança desempenhadas por AS e que fatores do seu contexto laboral favorecem ou dificultam a realização do seu trabalho. Foi realizado estudo qualitativo, no qual foram entrevistados 13 AS, de uma instituição na Região Sul do Brasil. Os resultados indicaram que as atividades de socioeducação são feitas de modo mais informal e pontuais, conforme visão de mundo do AS, com foco nos vínculos interpessoais. As de segurança envolvem ações para garantir a salvaguarda das pessoas que circulavam na instituição: contenção física, evitação da violência e vigilância. Conclui-se que os AS necessitam de um programa de educação permanente que permita qualificar as atividades de socioeducação, e que no trabalho seja considerado maior protagonismo deles. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-27T04:57:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/272194 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-3717 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001196445 |
identifier_str_mv |
1516-3717 001196445 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/272194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos de psicologia social do trabalho. São Paulo. Vol. 26 (2023), e-185433, [16 p.] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272194/2/001196445.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272194/1/001196445.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2d38e494471482522a24d9596fbebb5a 19e1b92c335c857be9581e7129fbce0c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225111383048192 |