A tomada de decisão no contexto do Big Data : estudo de caso único.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canary, Vivian Passos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87757
Resumo: A competição entre marcas está cada vez mais acirrada, exigindo que as empresas tomem decisões rápidas para criarem um diferencial competitivo frente aos concorrentes (BARTON e COURT, 2012). A fim de minimizar os riscos resultantes de uma tomada de decisão inadequada, os gestores deverão embasá-la com informações relevantes e seguras. O crescimento exponencial no volume de dados gerados em função dos avanços tecnológicos e da mudança de comportamento dos consumidores garantirá às organizações informações suficientes para isso, de forma rápida. Esse fenômeno é chamado de Big Data. No entanto, os gestores serão responsáveis por coletar, filtrar, tratar e analisar as informações que lhes forem úteis, aproveitando-se para gerar vantagem competitiva para os seus negócios. O objetivo da pesquisa é verificar o efeito dos fatores “5 V’s” (volume, variedade, velocidade, valor e veracidade) do Big Data no processo de tomada de decisão de executivos de diferentes níveis hierárquicos em um Sistema de Crédito Cooperativo. Para atingi-lo, foi utilizado o método de estudo de caso único. Como contribuição desta pesquisa estão: explorar o tema do Big Data de forma teórica e aliá-lo ao processo de tomada de decisão praticado de uma organização.
id UFRGS-2_240e326cc7dac18d3b583433506eab7b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87757
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Canary, Vivian PassosMaçada, Antônio Carlos Gastaud2014-02-26T01:51:42Z2013http://hdl.handle.net/10183/87757000911900A competição entre marcas está cada vez mais acirrada, exigindo que as empresas tomem decisões rápidas para criarem um diferencial competitivo frente aos concorrentes (BARTON e COURT, 2012). A fim de minimizar os riscos resultantes de uma tomada de decisão inadequada, os gestores deverão embasá-la com informações relevantes e seguras. O crescimento exponencial no volume de dados gerados em função dos avanços tecnológicos e da mudança de comportamento dos consumidores garantirá às organizações informações suficientes para isso, de forma rápida. Esse fenômeno é chamado de Big Data. No entanto, os gestores serão responsáveis por coletar, filtrar, tratar e analisar as informações que lhes forem úteis, aproveitando-se para gerar vantagem competitiva para os seus negócios. O objetivo da pesquisa é verificar o efeito dos fatores “5 V’s” (volume, variedade, velocidade, valor e veracidade) do Big Data no processo de tomada de decisão de executivos de diferentes níveis hierárquicos em um Sistema de Crédito Cooperativo. Para atingi-lo, foi utilizado o método de estudo de caso único. Como contribuição desta pesquisa estão: explorar o tema do Big Data de forma teórica e aliá-lo ao processo de tomada de decisão praticado de uma organização.The competition among brands is continuously increasing, demanding that companies take fast decisions to create competitive assets against their competitors (BARTON e COURT, 2012). In order to minimize the risks of an inappropriate decision making, managers must support it with relevant and reliable information. The exponential growth in the volume of data produced by technological breakthroughs and changing in consumers behavior will assure enough information for the companies do it quickly. This trend is called Big Data. However, managers will be responsible for collect, filter, process and analyze the usefull information, generating competitive advantage for their business. The aim of this research is verify the effect of the “5V's” Big Data factors (volume, variety, velocity, value and veracity) in the decision making process of executives from different hierarchical levels in a Cooperative Credit System. The case studying method was used to accomplish this goal. Contributions of this work include: explore the Big Data theme in a theoretical manner and link it with the decision making process performed in an organization.application/pdfporTomada de decisãoDecision-makingDecision-making processBig dataVolumeVarietyVelocityValueVeracityA tomada de decisão no contexto do Big Data : estudo de caso único.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911900.pdf000911900.pdfTexto completoapplication/pdf686415http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87757/1/000911900.pdfb4f2a485e92428aeffe9cb492fd5a4edMD51TEXT000911900.pdf.txt000911900.pdf.txtExtracted Texttext/plain132663http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87757/2/000911900.pdf.txt8d59cb899bb4deebe57ee8d8143ecb89MD52THUMBNAIL000911900.pdf.jpg000911900.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87757/3/000911900.pdf.jpg51d55870f7a7ffe442d63d609e97a830MD5310183/877572019-07-10 02:35:08.555324oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87757Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-10T05:35:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A tomada de decisão no contexto do Big Data : estudo de caso único.
title A tomada de decisão no contexto do Big Data : estudo de caso único.
spellingShingle A tomada de decisão no contexto do Big Data : estudo de caso único.
Canary, Vivian Passos
Tomada de decisão
Decision-making
Decision-making process
Big data
Volume
Variety
Velocity
Value
Veracity
title_short A tomada de decisão no contexto do Big Data : estudo de caso único.
title_full A tomada de decisão no contexto do Big Data : estudo de caso único.
title_fullStr A tomada de decisão no contexto do Big Data : estudo de caso único.
title_full_unstemmed A tomada de decisão no contexto do Big Data : estudo de caso único.
title_sort A tomada de decisão no contexto do Big Data : estudo de caso único.
author Canary, Vivian Passos
author_facet Canary, Vivian Passos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canary, Vivian Passos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maçada, Antônio Carlos Gastaud
contributor_str_mv Maçada, Antônio Carlos Gastaud
dc.subject.por.fl_str_mv Tomada de decisão
topic Tomada de decisão
Decision-making
Decision-making process
Big data
Volume
Variety
Velocity
Value
Veracity
dc.subject.eng.fl_str_mv Decision-making
Decision-making process
Big data
Volume
Variety
Velocity
Value
Veracity
description A competição entre marcas está cada vez mais acirrada, exigindo que as empresas tomem decisões rápidas para criarem um diferencial competitivo frente aos concorrentes (BARTON e COURT, 2012). A fim de minimizar os riscos resultantes de uma tomada de decisão inadequada, os gestores deverão embasá-la com informações relevantes e seguras. O crescimento exponencial no volume de dados gerados em função dos avanços tecnológicos e da mudança de comportamento dos consumidores garantirá às organizações informações suficientes para isso, de forma rápida. Esse fenômeno é chamado de Big Data. No entanto, os gestores serão responsáveis por coletar, filtrar, tratar e analisar as informações que lhes forem úteis, aproveitando-se para gerar vantagem competitiva para os seus negócios. O objetivo da pesquisa é verificar o efeito dos fatores “5 V’s” (volume, variedade, velocidade, valor e veracidade) do Big Data no processo de tomada de decisão de executivos de diferentes níveis hierárquicos em um Sistema de Crédito Cooperativo. Para atingi-lo, foi utilizado o método de estudo de caso único. Como contribuição desta pesquisa estão: explorar o tema do Big Data de forma teórica e aliá-lo ao processo de tomada de decisão praticado de uma organização.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-02-26T01:51:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/87757
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911900
url http://hdl.handle.net/10183/87757
identifier_str_mv 000911900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87757/1/000911900.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87757/2/000911900.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87757/3/000911900.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b4f2a485e92428aeffe9cb492fd5a4ed
8d59cb899bb4deebe57ee8d8143ecb89
51d55870f7a7ffe442d63d609e97a830
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447121059381248