A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frison, Marli Dallagnol
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Del Pino, Jose Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/83657
Resumo: Neste texto abordamos a pesquisa-ação como instrumento de análise e avaliação da prática docente e seu potencial para a produção de conhecimentos. Enfatizamos aspectos norteadores da pesquisa-ação e avaliamos seus efeitos, analisando-os a partir das seguintes dimensões: complexidade da ação docente; práticas do estagiário ante a situações da sala de aula e suas percepções sobre o processo de ensinar e aprender. Alguns princípios indicam que a pesquisa-ação possibilita entender a prática docente e conhecer melhor os contextos e as condições nos quais ela ocorre, permitindo fazer intervenções.
id UFRGS-2_2511c1d105c084352637822ef8de1065
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83657
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Frison, Marli DallagnolDel Pino, Jose Claudio2013-12-13T01:47:41Z20121809-3108http://hdl.handle.net/10183/83657000903525Neste texto abordamos a pesquisa-ação como instrumento de análise e avaliação da prática docente e seu potencial para a produção de conhecimentos. Enfatizamos aspectos norteadores da pesquisa-ação e avaliamos seus efeitos, analisando-os a partir das seguintes dimensões: complexidade da ação docente; práticas do estagiário ante a situações da sala de aula e suas percepções sobre o processo de ensinar e aprender. Alguns princípios indicam que a pesquisa-ação possibilita entender a prática docente e conhecer melhor os contextos e as condições nos quais ela ocorre, permitindo fazer intervenções.In this text is approached the research-action as an instrument of docent practice evaluation, analysis and its potential to the knowledge production. We highlight guiding aspects of this research-action and evaluate its effects, by analyzing them on the following dimensions: complexity of docent action; practices of Student Teachers towards classroom situations and their perceptions about the teaching and learning processes. A few principles point out the research-action guides to a better understanding over the docent practice, its contexts and conditions that allow making interventions.En este texto abordamos la investigación-acción como fuente de análisis y evaluación de la práctica docente y su potencialidad para la producción de conocimientos. Damos énfasis a los aspectos orientadores de la investigación-acción y evaluamos sus efectos, haciendo su análisis a partir de las siguientes dimensiones: complejidad de la acción docente; prácticas del meritorio delante de situaciones del aula y sus percepciones acerca del proceso de enseñar y aprender. Algunos principios apuntan que la investigación-acción posibilita entender la práctica docente y conocer mejor a los contextos y a las condiciones en las cuales ella ocurre, permitiendo hacer intervenciones.application/pdfporRevista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 14, n. 1 (2012), p. 86-98Formação de professoresTeachers formationDocent knowledgesChemistry teachingFormación de profesoresSaberes docentesEnseñanza de químicaA pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentesLa investigación-acción en procesos formativos de profesores de química : contribuciones para la producción de saberes docentesThe research-action in formative processes of chemistry teachers : contributions to the production of docent knowledgesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000903525.pdf000903525.pdfTexto completoapplication/pdf271821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83657/1/000903525.pdf8e8c967bebe8b8deccc3ffa4fad02455MD51TEXT000903525.pdf.txt000903525.pdf.txtExtracted Texttext/plain31785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83657/2/000903525.pdf.txt6cb7d5b5681c27c8f1c3acddc027c8d4MD52THUMBNAIL000903525.pdf.jpg000903525.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83657/3/000903525.pdf.jpg4e3a3ef262822c2c28d01ad75847240dMD5310183/836572018-10-08 08:05:45.657oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83657Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:05:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La investigación-acción en procesos formativos de profesores de química : contribuciones para la producción de saberes docentes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The research-action in formative processes of chemistry teachers : contributions to the production of docent knowledges
title A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes
spellingShingle A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes
Frison, Marli Dallagnol
Formação de professores
Teachers formation
Docent knowledges
Chemistry teaching
Formación de profesores
Saberes docentes
Enseñanza de química
title_short A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes
title_full A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes
title_fullStr A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes
title_full_unstemmed A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes
title_sort A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes
author Frison, Marli Dallagnol
author_facet Frison, Marli Dallagnol
Del Pino, Jose Claudio
author_role author
author2 Del Pino, Jose Claudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frison, Marli Dallagnol
Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
topic Formação de professores
Teachers formation
Docent knowledges
Chemistry teaching
Formación de profesores
Saberes docentes
Enseñanza de química
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachers formation
Docent knowledges
Chemistry teaching
dc.subject.spa.fl_str_mv Formación de profesores
Saberes docentes
Enseñanza de química
description Neste texto abordamos a pesquisa-ação como instrumento de análise e avaliação da prática docente e seu potencial para a produção de conhecimentos. Enfatizamos aspectos norteadores da pesquisa-ação e avaliamos seus efeitos, analisando-os a partir das seguintes dimensões: complexidade da ação docente; práticas do estagiário ante a situações da sala de aula e suas percepções sobre o processo de ensinar e aprender. Alguns princípios indicam que a pesquisa-ação possibilita entender a prática docente e conhecer melhor os contextos e as condições nos quais ela ocorre, permitindo fazer intervenções.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-13T01:47:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/83657
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-3108
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000903525
identifier_str_mv 1809-3108
000903525
url http://hdl.handle.net/10183/83657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 14, n. 1 (2012), p. 86-98
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83657/1/000903525.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83657/2/000903525.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83657/3/000903525.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e8c967bebe8b8deccc3ffa4fad02455
6cb7d5b5681c27c8f1c3acddc027c8d4
4e3a3ef262822c2c28d01ad75847240d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224814540619776