A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/83657 |
Resumo: | Neste texto abordamos a pesquisa-ação como instrumento de análise e avaliação da prática docente e seu potencial para a produção de conhecimentos. Enfatizamos aspectos norteadores da pesquisa-ação e avaliamos seus efeitos, analisando-os a partir das seguintes dimensões: complexidade da ação docente; práticas do estagiário ante a situações da sala de aula e suas percepções sobre o processo de ensinar e aprender. Alguns princípios indicam que a pesquisa-ação possibilita entender a prática docente e conhecer melhor os contextos e as condições nos quais ela ocorre, permitindo fazer intervenções. |
id |
UFRGS-2_2511c1d105c084352637822ef8de1065 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83657 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Frison, Marli DallagnolDel Pino, Jose Claudio2013-12-13T01:47:41Z20121809-3108http://hdl.handle.net/10183/83657000903525Neste texto abordamos a pesquisa-ação como instrumento de análise e avaliação da prática docente e seu potencial para a produção de conhecimentos. Enfatizamos aspectos norteadores da pesquisa-ação e avaliamos seus efeitos, analisando-os a partir das seguintes dimensões: complexidade da ação docente; práticas do estagiário ante a situações da sala de aula e suas percepções sobre o processo de ensinar e aprender. Alguns princípios indicam que a pesquisa-ação possibilita entender a prática docente e conhecer melhor os contextos e as condições nos quais ela ocorre, permitindo fazer intervenções.In this text is approached the research-action as an instrument of docent practice evaluation, analysis and its potential to the knowledge production. We highlight guiding aspects of this research-action and evaluate its effects, by analyzing them on the following dimensions: complexity of docent action; practices of Student Teachers towards classroom situations and their perceptions about the teaching and learning processes. A few principles point out the research-action guides to a better understanding over the docent practice, its contexts and conditions that allow making interventions.En este texto abordamos la investigación-acción como fuente de análisis y evaluación de la práctica docente y su potencialidad para la producción de conocimientos. Damos énfasis a los aspectos orientadores de la investigación-acción y evaluamos sus efectos, haciendo su análisis a partir de las siguientes dimensiones: complejidad de la acción docente; prácticas del meritorio delante de situaciones del aula y sus percepciones acerca del proceso de enseñar y aprender. Algunos principios apuntan que la investigación-acción posibilita entender la práctica docente y conocer mejor a los contextos y a las condiciones en las cuales ella ocurre, permitiendo hacer intervenciones.application/pdfporRevista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 14, n. 1 (2012), p. 86-98Formação de professoresTeachers formationDocent knowledgesChemistry teachingFormación de profesoresSaberes docentesEnseñanza de químicaA pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentesLa investigación-acción en procesos formativos de profesores de química : contribuciones para la producción de saberes docentesThe research-action in formative processes of chemistry teachers : contributions to the production of docent knowledgesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000903525.pdf000903525.pdfTexto completoapplication/pdf271821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83657/1/000903525.pdf8e8c967bebe8b8deccc3ffa4fad02455MD51TEXT000903525.pdf.txt000903525.pdf.txtExtracted Texttext/plain31785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83657/2/000903525.pdf.txt6cb7d5b5681c27c8f1c3acddc027c8d4MD52THUMBNAIL000903525.pdf.jpg000903525.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83657/3/000903525.pdf.jpg4e3a3ef262822c2c28d01ad75847240dMD5310183/836572018-10-08 08:05:45.657oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83657Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:05:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La investigación-acción en procesos formativos de profesores de química : contribuciones para la producción de saberes docentes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The research-action in formative processes of chemistry teachers : contributions to the production of docent knowledges |
title |
A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes |
spellingShingle |
A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes Frison, Marli Dallagnol Formação de professores Teachers formation Docent knowledges Chemistry teaching Formación de profesores Saberes docentes Enseñanza de química |
title_short |
A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes |
title_full |
A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes |
title_fullStr |
A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes |
title_full_unstemmed |
A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes |
title_sort |
A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes |
author |
Frison, Marli Dallagnol |
author_facet |
Frison, Marli Dallagnol Del Pino, Jose Claudio |
author_role |
author |
author2 |
Del Pino, Jose Claudio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frison, Marli Dallagnol Del Pino, Jose Claudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores |
topic |
Formação de professores Teachers formation Docent knowledges Chemistry teaching Formación de profesores Saberes docentes Enseñanza de química |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teachers formation Docent knowledges Chemistry teaching |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Formación de profesores Saberes docentes Enseñanza de química |
description |
Neste texto abordamos a pesquisa-ação como instrumento de análise e avaliação da prática docente e seu potencial para a produção de conhecimentos. Enfatizamos aspectos norteadores da pesquisa-ação e avaliamos seus efeitos, analisando-os a partir das seguintes dimensões: complexidade da ação docente; práticas do estagiário ante a situações da sala de aula e suas percepções sobre o processo de ensinar e aprender. Alguns princípios indicam que a pesquisa-ação possibilita entender a prática docente e conhecer melhor os contextos e as condições nos quais ela ocorre, permitindo fazer intervenções. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-13T01:47:41Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/83657 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1809-3108 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000903525 |
identifier_str_mv |
1809-3108 000903525 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/83657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 14, n. 1 (2012), p. 86-98 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83657/1/000903525.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83657/2/000903525.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83657/3/000903525.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8e8c967bebe8b8deccc3ffa4fad02455 6cb7d5b5681c27c8f1c3acddc027c8d4 4e3a3ef262822c2c28d01ad75847240d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224814540619776 |