A cultura de “indicações” de candidatos no processo de recrutamento e seleção de estagiários em empresas públicas de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215163 |
Resumo: | Diante do aumento da vacância de cargos públicos em todas as esferas da união, principalmente por aposentadoria e por exoneração de servidores públicos, as organizações converteram muitos desses postos de trabalho em vagas para estagiários. Este trabalho aborda o processo decisório de servidores públicos quanto ao recrutamento e seleção desses estudantes. O objetivo central consiste em compreender como ocorre a “indicação” de um candidato e suas implicações para uma oportunidade de estágio dentro de uma empresa pública de Porto Alegre. Para tanto, esta é uma pesquisa qualitativa que contou seis participantes envolvidos, servidores públicos entre federais e municipais, lotados em Porto Alegre, sem restrição de esfera de governo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com perguntas baseadas nos objetivos do estudo. As entrevistas foram transcritas e analisadas a partir do método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin. Foram identificadas duas temáticas principais, com categorias, que se referem ao processo de indicação no R&S: 1) Modos; 2) Efeitos. A primeira temática se desdobra em duas categorias que agrupam conteúdos ditos pelos participantes: Modos Diretos de Indicação e Modos Indiretos de Indicação. A segunda temática engloba três categorias de efeitos do processo de indicação: Assédio, Conflitos e Intersecções de Gênero e Raça. Observou-se um fenômeno a ser destacado: os participantes mesmo reconhecendo que as indicações produzem uma cultura negativa para empresa pública, continuam realizando os processos sem realizar mudanças para coibir ou alterar essas “indicações”. |
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