Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Jorge Nazareno Batista
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Canto Filho, Alberto Bastos do, Lima, Jose Valdeni de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222493
Resumo: No contexto escolar, a avaliação permeia todo o processo ensino-aprendizagem. Entretanto, muitas vezes a avaliação tem simplesmente o caráter comparativo e classificatório, sem atender às necessidades individuais dos alunos e sem oferecer o devido retorno. Assim, o feedback adequado pode ser um retorno que conscientiza os alunos sobre suas habilidades, suas competências, seus conhecimentos e como os mesmos são obtidos. Este trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento pedagógico, realizado no Ensino Médio de uma escola pública, em que é desenvolvido retorno imediato através de vídeo-feedback de atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de matemática, disponibilizado em ambiente informatizado. O objetivo deste vídeo-feedback é promover, de forma personalizada, melhoria do desempenho de cada aluno. Os resultados obtidos através do experimento mostraram, com base em método estatístico, evidências suficientes que indicam uma melhoria no desempenho dos alunos em matemática que utilizaram os vídeos-feedback durante a atividade de avaliação.
id UFRGS-2_2599a130379c56df6094949924eb41bc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222493
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Melo, Jorge Nazareno BatistaCanto Filho, Alberto Bastos doLima, Jose Valdeni de2021-06-21T04:28:21Z20181516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/222493001096692No contexto escolar, a avaliação permeia todo o processo ensino-aprendizagem. Entretanto, muitas vezes a avaliação tem simplesmente o caráter comparativo e classificatório, sem atender às necessidades individuais dos alunos e sem oferecer o devido retorno. Assim, o feedback adequado pode ser um retorno que conscientiza os alunos sobre suas habilidades, suas competências, seus conhecimentos e como os mesmos são obtidos. Este trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento pedagógico, realizado no Ensino Médio de uma escola pública, em que é desenvolvido retorno imediato através de vídeo-feedback de atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de matemática, disponibilizado em ambiente informatizado. O objetivo deste vídeo-feedback é promover, de forma personalizada, melhoria do desempenho de cada aluno. Os resultados obtidos através do experimento mostraram, com base em método estatístico, evidências suficientes que indicam uma melhoria no desempenho dos alunos em matemática que utilizaram os vídeos-feedback durante a atividade de avaliação.In the school context, evaluation permeates the entire teaching-learning process. However, the evaluation is often simply comparative and classificatory, without attending to the individual needs of the students and without offering the necessary return. Thus, appropriate feedback can be a return that provides important information about students' competencies, what they know, what they do, and how they do it. This work discusses and presents the results of a pedagogic experiment, carried out in the High School of a public school, in which an immediate feedback process is developed in the mathematics discipline, made available in a computerized environment, through videos-feedback, whose objective is to promote in a performance of students. The research showed, through statistical test, sufficient evidence that indicated the promotion of student performance in mathematics, after the use of videos-feedback, inserted in evaluation in computerized environment.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (maio/ago. 2018), p. 31-44FeedbackVídeoMatemáticaAvaliaçãoMathEvaluationFeedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemáticaImmediate feedback in computerized environments through videos in mathematics discipline info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096692.pdf.txt001096692.pdf.txtExtracted Texttext/plain48770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222493/2/001096692.pdf.txte35dcbf9b115e36956b3925490240345MD52ORIGINAL001096692.pdfTexto completoapplication/pdf475257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222493/1/001096692.pdfa793c2db6f1bb219a08e31eeee4d87c1MD5110183/2224932022-03-26 05:14:14.036536oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222493Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:14:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Immediate feedback in computerized environments through videos in mathematics discipline
title Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática
spellingShingle Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática
Melo, Jorge Nazareno Batista
Feedback
Vídeo
Matemática
Avaliação
Math
Evaluation
title_short Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática
title_full Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática
title_fullStr Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática
title_full_unstemmed Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática
title_sort Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática
author Melo, Jorge Nazareno Batista
author_facet Melo, Jorge Nazareno Batista
Canto Filho, Alberto Bastos do
Lima, Jose Valdeni de
author_role author
author2 Canto Filho, Alberto Bastos do
Lima, Jose Valdeni de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Jorge Nazareno Batista
Canto Filho, Alberto Bastos do
Lima, Jose Valdeni de
dc.subject.por.fl_str_mv Feedback
Vídeo
Matemática
Avaliação
topic Feedback
Vídeo
Matemática
Avaliação
Math
Evaluation
dc.subject.eng.fl_str_mv Math
Evaluation
description No contexto escolar, a avaliação permeia todo o processo ensino-aprendizagem. Entretanto, muitas vezes a avaliação tem simplesmente o caráter comparativo e classificatório, sem atender às necessidades individuais dos alunos e sem oferecer o devido retorno. Assim, o feedback adequado pode ser um retorno que conscientiza os alunos sobre suas habilidades, suas competências, seus conhecimentos e como os mesmos são obtidos. Este trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento pedagógico, realizado no Ensino Médio de uma escola pública, em que é desenvolvido retorno imediato através de vídeo-feedback de atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de matemática, disponibilizado em ambiente informatizado. O objetivo deste vídeo-feedback é promover, de forma personalizada, melhoria do desempenho de cada aluno. Os resultados obtidos através do experimento mostraram, com base em método estatístico, evidências suficientes que indicam uma melhoria no desempenho dos alunos em matemática que utilizaram os vídeos-feedback durante a atividade de avaliação.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-21T04:28:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222493
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-084X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096692
identifier_str_mv 1516-084X
001096692
url http://hdl.handle.net/10183/222493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (maio/ago. 2018), p. 31-44
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222493/2/001096692.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222493/1/001096692.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e35dcbf9b115e36956b3925490240345
a793c2db6f1bb219a08e31eeee4d87c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225021743431680