A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zucchetti, Dinora Tereza
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Moura, Eliana Perez Goncalves de, Menezes, Magali Mendes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/114977
Resumo: O artigo apresenta resultados de pesquisa em práticas de educação não escolar. Inicialmente delineia uma breve revisão sobre práticas socioeducativas, enquanto conceito e intervenção. Por meio de entrevistas individuais e da formação de grupos de discussão com educadores atuantes em projetos socioeducativos, buscou-se uma reflexão sobre suas práticas, levando em consideração as seguintes categorias de análise: formação, trabalho e sua natureza, conceito de socioeducativo, estratégias pedagógicas. A pesquisa então demonstra alguns resultados preliminares da investigação “Práticas de educação não escolar de sujeitos que atuam em projetos socioeducativos”, entre eles, um traçado do perfil do educador e as principais categorias que advêm das análises das entrevistas. A análise, mesmo que parcial, evidencia quem são esses sujeitos e como eles se produzem, além de oportunizar um conjunto de reflexões sobre práticas de educação que são contextualizadas numa dada realidade e produtoras de novas sensibilidades.
id UFRGS-2_2800822e0f20679fe73fd9b820830f24
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114977
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zucchetti, Dinora TerezaMoura, Eliana Perez Goncalves deMenezes, Magali Mendes de2015-04-07T01:58:33Z20141413-2478http://hdl.handle.net/10183/114977000949026O artigo apresenta resultados de pesquisa em práticas de educação não escolar. Inicialmente delineia uma breve revisão sobre práticas socioeducativas, enquanto conceito e intervenção. Por meio de entrevistas individuais e da formação de grupos de discussão com educadores atuantes em projetos socioeducativos, buscou-se uma reflexão sobre suas práticas, levando em consideração as seguintes categorias de análise: formação, trabalho e sua natureza, conceito de socioeducativo, estratégias pedagógicas. A pesquisa então demonstra alguns resultados preliminares da investigação “Práticas de educação não escolar de sujeitos que atuam em projetos socioeducativos”, entre eles, um traçado do perfil do educador e as principais categorias que advêm das análises das entrevistas. A análise, mesmo que parcial, evidencia quem são esses sujeitos e como eles se produzem, além de oportunizar um conjunto de reflexões sobre práticas de educação que são contextualizadas numa dada realidade e produtoras de novas sensibilidades.The paper presents the results of research into practices in non-school education. It initially outlines a brief review about social-educational practice as a concept and an intervention. Based on individual interviews and discussion groups with educators in social and educational projects, we reflected on their practices considering the following categories of analysis: training, work and its nature, concept of social-education, pedagogical strategies. The research shows some preliminary results in “Practices of non-school education with people that work on social-educational projects”, among them, the educator’s profile and the main categories that arise from the interview analysis. It partially, shows who these people are and how they provide opportunities to reflect on education practices that are contextualized in a reality and new sensibilities.El artículo presenta resultados de investigación de prácticas de educación no escolar. Inicialmente, delinea una breve revisión sobre prácticas socioeducativas, en relación a concepto e intervención. Mediante entrevistas individuales y la formación de grupos de discusión con los educadores que trabajan en proyectos socioeducativos, se buscó una reflexión sobre sus prácticas considerando las siguientes categorías de análisis: formación, trabajo y su naturaleza, concepto de socioeducativo, estrategias pedagógicas. El trabajo revela algunos resultados previos a la investigación “Práticas de educação não escolar de sujeitos que atuam em projetos socioeducativos”, entre los cuales, un rasgo del perfil del educador y las principales categorías que advienen de los análisis de las entrevistas. Dichos análisis, aunque parciales, evidencian quiénes son estos sujetos y cómo ellos se forman, ademásde originar un conjunto de reflexiones sobre prácticas de educación, que son contextualizadas en una determinada realidad y productoras de nuevas sensibilidades.application/pdfporRevista brasileira de educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 19, n. 59 (out./dez. 2014), p. 576-590Educação não-formalSocio-educational practicesEducationEducatorsPrácticas socioeducativasFormaciónEducadoresA artesania de um fazer a prática do trabalho de educadoresThe craft of doing : practices of educatorsLa artesanía de un hacer : la práctica del trabajo de educadoresinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000949026.pdf000949026.pdfTexto completoapplication/pdf163738http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114977/1/000949026.pdf7d728abe19572f82cca2a23470be20acMD51TEXT000949026.pdf.txt000949026.pdf.txtExtracted Texttext/plain59507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114977/2/000949026.pdf.txt3808ea8fb6ef068434b0cead6b71a4a3MD52THUMBNAIL000949026.pdf.jpg000949026.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1327http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114977/3/000949026.pdf.jpga0dcd0214b7206b8abf2aa3e0935f4d8MD5310183/1149772021-12-06 05:42:00.00428oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114977Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The craft of doing : practices of educators
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La artesanía de un hacer : la práctica del trabajo de educadores
title A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores
spellingShingle A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores
Zucchetti, Dinora Tereza
Educação não-formal
Socio-educational practices
Education
Educators
Prácticas socioeducativas
Formación
Educadores
title_short A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores
title_full A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores
title_fullStr A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores
title_full_unstemmed A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores
title_sort A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores
author Zucchetti, Dinora Tereza
author_facet Zucchetti, Dinora Tereza
Moura, Eliana Perez Goncalves de
Menezes, Magali Mendes de
author_role author
author2 Moura, Eliana Perez Goncalves de
Menezes, Magali Mendes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zucchetti, Dinora Tereza
Moura, Eliana Perez Goncalves de
Menezes, Magali Mendes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação não-formal
topic Educação não-formal
Socio-educational practices
Education
Educators
Prácticas socioeducativas
Formación
Educadores
dc.subject.eng.fl_str_mv Socio-educational practices
Education
Educators
dc.subject.spa.fl_str_mv Prácticas socioeducativas
Formación
Educadores
description O artigo apresenta resultados de pesquisa em práticas de educação não escolar. Inicialmente delineia uma breve revisão sobre práticas socioeducativas, enquanto conceito e intervenção. Por meio de entrevistas individuais e da formação de grupos de discussão com educadores atuantes em projetos socioeducativos, buscou-se uma reflexão sobre suas práticas, levando em consideração as seguintes categorias de análise: formação, trabalho e sua natureza, conceito de socioeducativo, estratégias pedagógicas. A pesquisa então demonstra alguns resultados preliminares da investigação “Práticas de educação não escolar de sujeitos que atuam em projetos socioeducativos”, entre eles, um traçado do perfil do educador e as principais categorias que advêm das análises das entrevistas. A análise, mesmo que parcial, evidencia quem são esses sujeitos e como eles se produzem, além de oportunizar um conjunto de reflexões sobre práticas de educação que são contextualizadas numa dada realidade e produtoras de novas sensibilidades.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-07T01:58:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/114977
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-2478
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000949026
identifier_str_mv 1413-2478
000949026
url http://hdl.handle.net/10183/114977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 19, n. 59 (out./dez. 2014), p. 576-590
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114977/1/000949026.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114977/2/000949026.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114977/3/000949026.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7d728abe19572f82cca2a23470be20ac
3808ea8fb6ef068434b0cead6b71a4a3
a0dcd0214b7206b8abf2aa3e0935f4d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224868064133120