A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/114977 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados de pesquisa em práticas de educação não escolar. Inicialmente delineia uma breve revisão sobre práticas socioeducativas, enquanto conceito e intervenção. Por meio de entrevistas individuais e da formação de grupos de discussão com educadores atuantes em projetos socioeducativos, buscou-se uma reflexão sobre suas práticas, levando em consideração as seguintes categorias de análise: formação, trabalho e sua natureza, conceito de socioeducativo, estratégias pedagógicas. A pesquisa então demonstra alguns resultados preliminares da investigação “Práticas de educação não escolar de sujeitos que atuam em projetos socioeducativos”, entre eles, um traçado do perfil do educador e as principais categorias que advêm das análises das entrevistas. A análise, mesmo que parcial, evidencia quem são esses sujeitos e como eles se produzem, além de oportunizar um conjunto de reflexões sobre práticas de educação que são contextualizadas numa dada realidade e produtoras de novas sensibilidades. |
id |
UFRGS-2_2800822e0f20679fe73fd9b820830f24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114977 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zucchetti, Dinora TerezaMoura, Eliana Perez Goncalves deMenezes, Magali Mendes de2015-04-07T01:58:33Z20141413-2478http://hdl.handle.net/10183/114977000949026O artigo apresenta resultados de pesquisa em práticas de educação não escolar. Inicialmente delineia uma breve revisão sobre práticas socioeducativas, enquanto conceito e intervenção. Por meio de entrevistas individuais e da formação de grupos de discussão com educadores atuantes em projetos socioeducativos, buscou-se uma reflexão sobre suas práticas, levando em consideração as seguintes categorias de análise: formação, trabalho e sua natureza, conceito de socioeducativo, estratégias pedagógicas. A pesquisa então demonstra alguns resultados preliminares da investigação “Práticas de educação não escolar de sujeitos que atuam em projetos socioeducativos”, entre eles, um traçado do perfil do educador e as principais categorias que advêm das análises das entrevistas. A análise, mesmo que parcial, evidencia quem são esses sujeitos e como eles se produzem, além de oportunizar um conjunto de reflexões sobre práticas de educação que são contextualizadas numa dada realidade e produtoras de novas sensibilidades.The paper presents the results of research into practices in non-school education. It initially outlines a brief review about social-educational practice as a concept and an intervention. Based on individual interviews and discussion groups with educators in social and educational projects, we reflected on their practices considering the following categories of analysis: training, work and its nature, concept of social-education, pedagogical strategies. The research shows some preliminary results in “Practices of non-school education with people that work on social-educational projects”, among them, the educator’s profile and the main categories that arise from the interview analysis. It partially, shows who these people are and how they provide opportunities to reflect on education practices that are contextualized in a reality and new sensibilities.El artículo presenta resultados de investigación de prácticas de educación no escolar. Inicialmente, delinea una breve revisión sobre prácticas socioeducativas, en relación a concepto e intervención. Mediante entrevistas individuales y la formación de grupos de discusión con los educadores que trabajan en proyectos socioeducativos, se buscó una reflexión sobre sus prácticas considerando las siguientes categorías de análisis: formación, trabajo y su naturaleza, concepto de socioeducativo, estrategias pedagógicas. El trabajo revela algunos resultados previos a la investigación “Práticas de educação não escolar de sujeitos que atuam em projetos socioeducativos”, entre los cuales, un rasgo del perfil del educador y las principales categorías que advienen de los análisis de las entrevistas. Dichos análisis, aunque parciales, evidencian quiénes son estos sujetos y cómo ellos se forman, ademásde originar un conjunto de reflexiones sobre prácticas de educación, que son contextualizadas en una determinada realidad y productoras de nuevas sensibilidades.application/pdfporRevista brasileira de educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 19, n. 59 (out./dez. 2014), p. 576-590Educação não-formalSocio-educational practicesEducationEducatorsPrácticas socioeducativasFormaciónEducadoresA artesania de um fazer a prática do trabalho de educadoresThe craft of doing : practices of educatorsLa artesanía de un hacer : la práctica del trabajo de educadoresinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000949026.pdf000949026.pdfTexto completoapplication/pdf163738http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114977/1/000949026.pdf7d728abe19572f82cca2a23470be20acMD51TEXT000949026.pdf.txt000949026.pdf.txtExtracted Texttext/plain59507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114977/2/000949026.pdf.txt3808ea8fb6ef068434b0cead6b71a4a3MD52THUMBNAIL000949026.pdf.jpg000949026.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1327http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114977/3/000949026.pdf.jpga0dcd0214b7206b8abf2aa3e0935f4d8MD5310183/1149772021-12-06 05:42:00.00428oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114977Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The craft of doing : practices of educators |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La artesanía de un hacer : la práctica del trabajo de educadores |
title |
A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores |
spellingShingle |
A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores Zucchetti, Dinora Tereza Educação não-formal Socio-educational practices Education Educators Prácticas socioeducativas Formación Educadores |
title_short |
A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores |
title_full |
A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores |
title_fullStr |
A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores |
title_full_unstemmed |
A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores |
title_sort |
A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores |
author |
Zucchetti, Dinora Tereza |
author_facet |
Zucchetti, Dinora Tereza Moura, Eliana Perez Goncalves de Menezes, Magali Mendes de |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Eliana Perez Goncalves de Menezes, Magali Mendes de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zucchetti, Dinora Tereza Moura, Eliana Perez Goncalves de Menezes, Magali Mendes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação não-formal |
topic |
Educação não-formal Socio-educational practices Education Educators Prácticas socioeducativas Formación Educadores |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Socio-educational practices Education Educators |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Prácticas socioeducativas Formación Educadores |
description |
O artigo apresenta resultados de pesquisa em práticas de educação não escolar. Inicialmente delineia uma breve revisão sobre práticas socioeducativas, enquanto conceito e intervenção. Por meio de entrevistas individuais e da formação de grupos de discussão com educadores atuantes em projetos socioeducativos, buscou-se uma reflexão sobre suas práticas, levando em consideração as seguintes categorias de análise: formação, trabalho e sua natureza, conceito de socioeducativo, estratégias pedagógicas. A pesquisa então demonstra alguns resultados preliminares da investigação “Práticas de educação não escolar de sujeitos que atuam em projetos socioeducativos”, entre eles, um traçado do perfil do educador e as principais categorias que advêm das análises das entrevistas. A análise, mesmo que parcial, evidencia quem são esses sujeitos e como eles se produzem, além de oportunizar um conjunto de reflexões sobre práticas de educação que são contextualizadas numa dada realidade e produtoras de novas sensibilidades. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-07T01:58:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/114977 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-2478 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000949026 |
identifier_str_mv |
1413-2478 000949026 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/114977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 19, n. 59 (out./dez. 2014), p. 576-590 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114977/1/000949026.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114977/2/000949026.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114977/3/000949026.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7d728abe19572f82cca2a23470be20ac 3808ea8fb6ef068434b0cead6b71a4a3 a0dcd0214b7206b8abf2aa3e0935f4d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224868064133120 |