Laboratório de movimentos negros : uma proposta de interação discente e mediação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luísa Dias Rosa de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/213785
Resumo: Este trabalho tem como motivação a produção de conhecimento afro-referenciado em dança, propondo outras possibilidades de pensar, fazer, criar e ensinar, reconhecendo, valorizando e preservando valores civilizatórios afro-brasileiros e africanos (no viés da concepção da ancestralidade negra), com base numa experiência de interação entre grupos discentes sob a supervisão e mediação docente, ofertando experiência e prática no campo das disciplinas teóricas do curso de Licenciatura em Dança, garantindo a presença dos conteúdos sociais e históricos referentes à Educação para as Relações Étnico-Raciais – ERER, conforme orientação legal e conteúdos presentes no desenvolvimento das disciplinas formativas. Tem seu embasamento no estudo hermenêutico da Lei nº 10.639 / 2003, com pesquisa nos bancos de dados da UFRGS para mapear programas, ações, projetos e atividades implementadas pela universidade, comprometidas com as políticas de educação para as relações étnico-raciais em conformidade com a Lei e com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação para as Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, de 2004. Sua intenção é a de compartilhar a reflexão sobre o currículo de Licenciatura em Dança da UFRGS e sua relação com o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, garantindo formação adequada de professores(as) com habilidades e atitudes que permitam contribuir para a ERER. O trabalho inclui uma experiência prática aberta em dança, “Laboratório de Movimentos Negros”, desenvolvida no interior das disciplinas Estudos Socioculturais em Dança e Estudos Histórico-Culturais em Dança I, de cunho teórico-prático.
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