Princípios de convivência democráticos na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontoura, Márcia Valéria Santos da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151609
Resumo: O presente trabalho de conclusão apresenta as ações e reflexões desenvolvidas no Projeto de Intervenção trabalhado no Curso de Especialização em Gestão Escolar ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS/ Faculdade de Educação – FACED, tendo como foco os Princípios de Convivência Democráticos na Escola Estadual de Ensino Fundamental “Marquês D’Alegrete” na cidade de Alegrete/RS, com o objetivo de promover de forma coletiva e democrática o processo de conhecimento, reflexão, reelaboração e colocação em prática dos mesmos, inspirados na “autonomia e participação efetiva nas decisões que afetam a vida pessoal e social” (PCN, 1997, p.97), e tendo como base de investigação, a pesquisa bibliográfica e documental de autores como Arantes (2000), Freire (1996), Johnson e Johnson (1999), Richardson (2011), Piaget (1978), Maria Celeste da Silva Carvalho (2001), Paro (2000), Oliveira (2000), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), entre outros, que nortearam e fundamentaram teoricamente as práticas aplicadas, onde a partir da realização da pesquisa-ação, foram implementadas ações que promoveram a integração e participação de todos os segmentos da comunidade escolar visando a construção de normas e princípios que sejam coerentes e favoráveis à aprendizagem e a um convívio democrático saudável entre todos.
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