Políticas de ação afirmativa para a educação superior : um "estado da questão" sobre a participação política estudantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Rita de Cássia Soares de Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Batista, Neusa Chaves
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233250
Resumo: Esta pesquisa é de caráter bibliográfico e procura estabelecer o ‘Estado da Questão’ sobre o tema das políticas de ação afirmativa para a educação superior; e da participação política de estudantes cotistas na construção das políticas afirmativas em universidades públicas. Os objetivos se prestam a delimitar e caracterizar as especificidades das produções científicas nesta área do conhecimento. As principais fontes de informação são artigos científicos, livros, teses e dissertações. O corpus de dados foi constituído por bases de dados nacionais e internacionais. Permeia nossa interpretação do objeto de estudo a perspectiva de Nancy Fraser (2010), com o enfoque priorizado nas pessoas de direito, que se justifica pelo entendimento de que estas são o centro da política e, como tal, produzem demandas e justificativas por justiça social que necessitam ser (res)significadas nas instituições deliberativas do Estado. O estudo analisa em torno de mil e quinhentas fontes de informações especializadas, constatando que nas investigações, quantitativas e/ou qualitativas, sobre política afirmativa para a Educação Superior, predominam abordagens sobre raça, racismo e relações raciais no Brasil. Os resultados obtidos apontam que há escassez da abordagem indireta e inexistência de abordagem direta sobre a temática priorizada em nosso estudo. As investigações que tratam de forma indireta da participação de estudantes cotistas no processo de construção das ações afirmativas junto às universidades indicam que, embora tais instituições apresentem progresso nas pautas de participação política, de responsabilização deliberativa e consultiva dos grupos e pessoas de direitos na produção de sentidos para as políticas públicas, ainda possuem um modelo de gestão educacional permeado pelo conservadorismo, que aflora (ainda mais) em períodos de tensão social e econômica, como na atualidade.
id UFRGS-2_2a5431e3306090a1c1d7d363e3d71b62
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233250
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bueno, Rita de Cássia Soares de SouzaBatista, Neusa Chaves2021-12-22T04:27:44Z2021http://hdl.handle.net/10183/233250001135092Esta pesquisa é de caráter bibliográfico e procura estabelecer o ‘Estado da Questão’ sobre o tema das políticas de ação afirmativa para a educação superior; e da participação política de estudantes cotistas na construção das políticas afirmativas em universidades públicas. Os objetivos se prestam a delimitar e caracterizar as especificidades das produções científicas nesta área do conhecimento. As principais fontes de informação são artigos científicos, livros, teses e dissertações. O corpus de dados foi constituído por bases de dados nacionais e internacionais. Permeia nossa interpretação do objeto de estudo a perspectiva de Nancy Fraser (2010), com o enfoque priorizado nas pessoas de direito, que se justifica pelo entendimento de que estas são o centro da política e, como tal, produzem demandas e justificativas por justiça social que necessitam ser (res)significadas nas instituições deliberativas do Estado. O estudo analisa em torno de mil e quinhentas fontes de informações especializadas, constatando que nas investigações, quantitativas e/ou qualitativas, sobre política afirmativa para a Educação Superior, predominam abordagens sobre raça, racismo e relações raciais no Brasil. Os resultados obtidos apontam que há escassez da abordagem indireta e inexistência de abordagem direta sobre a temática priorizada em nosso estudo. As investigações que tratam de forma indireta da participação de estudantes cotistas no processo de construção das ações afirmativas junto às universidades indicam que, embora tais instituições apresentem progresso nas pautas de participação política, de responsabilização deliberativa e consultiva dos grupos e pessoas de direitos na produção de sentidos para as políticas públicas, ainda possuem um modelo de gestão educacional permeado pelo conservadorismo, que aflora (ainda mais) em períodos de tensão social e econômica, como na atualidade.This research is bibliographical in nature and seeks to establish the ‘State of the Question’ on the theme of affirmative action policies for higher education; and the political participation of quota students in the construction of affirmative policies in public universities. The objectives are intended to delimit and characterize the specificities of scientific production in this area of knowledge. The main sources of information are scientific articles, books, theses and dissertations. The data corpus consisted of national and international databases. The perspective of Nancy Fraser (2010) permeates our interpretation of the object of study, with a prioritized focus on people with rights, which is justified by the understanding that they are the center of politics and, as such, produce demands and justifications for social justice that need to be (re)signified in the deliberative institutions of the State. The study analyzes around fifteen hundred sources of specialized information, noting that quantitative and/or qualitative investigations on affirmative policy for Higher Education predominate approaches to race, racism and racial relations in Brazil. The results obtained show that there is a scarcity of an indirect approach and a lack of a direct approach on the theme prioritized in our study. The investigations that indirectly deal with the participation of quota students in the process of building affirmative action with universities indicate that, although such institutions show progress in the agendas of political participation, deliberative and consultative accountability of groups and people with rights in the production of meanings for public policies, they still have an educational management model permeated by conservatism, which emerges (even more) in periods of social and economic tension, such as today.application/pdfporPurificação, Marcelo Máximo ; Teixeira, Maria Filomena Rodrigues ; Rosa, Silvânia Maria (Orgs.). Sociologie: ordem e políticas sociais na atualidade 2. Ponta Grossa, PR: Atena, 2021. p. 61-77Ações afirmativasEnsino superiorPolítica públicaUniversidade públicaHigher educationSocial justiceAffirmative policyStudent participationPolíticas de ação afirmativa para a educação superior : um "estado da questão" sobre a participação política estudantilAffirmative action policies for higher education : a "status of the qustion" about stundent political participationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135092.pdf.txt001135092.pdf.txtExtracted Texttext/plain40344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233250/2/001135092.pdf.txtcf2d4f8b362947c49e7d3cde375281faMD52ORIGINAL001135092.pdfCapítulo 6application/pdf3729571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233250/1/001135092.pdf013c6dc6500e18add13e4215035b5c83MD5110183/2332502022-01-07 05:26:55.719603oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233250Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-01-07T07:26:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Políticas de ação afirmativa para a educação superior : um "estado da questão" sobre a participação política estudantil
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Affirmative action policies for higher education : a "status of the qustion" about stundent political participation
title Políticas de ação afirmativa para a educação superior : um "estado da questão" sobre a participação política estudantil
spellingShingle Políticas de ação afirmativa para a educação superior : um "estado da questão" sobre a participação política estudantil
Bueno, Rita de Cássia Soares de Souza
Ações afirmativas
Ensino superior
Política pública
Universidade pública
Higher education
Social justice
Affirmative policy
Student participation
title_short Políticas de ação afirmativa para a educação superior : um "estado da questão" sobre a participação política estudantil
title_full Políticas de ação afirmativa para a educação superior : um "estado da questão" sobre a participação política estudantil
title_fullStr Políticas de ação afirmativa para a educação superior : um "estado da questão" sobre a participação política estudantil
title_full_unstemmed Políticas de ação afirmativa para a educação superior : um "estado da questão" sobre a participação política estudantil
title_sort Políticas de ação afirmativa para a educação superior : um "estado da questão" sobre a participação política estudantil
author Bueno, Rita de Cássia Soares de Souza
author_facet Bueno, Rita de Cássia Soares de Souza
Batista, Neusa Chaves
author_role author
author2 Batista, Neusa Chaves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Rita de Cássia Soares de Souza
Batista, Neusa Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Ações afirmativas
Ensino superior
Política pública
Universidade pública
topic Ações afirmativas
Ensino superior
Política pública
Universidade pública
Higher education
Social justice
Affirmative policy
Student participation
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education
Social justice
Affirmative policy
Student participation
description Esta pesquisa é de caráter bibliográfico e procura estabelecer o ‘Estado da Questão’ sobre o tema das políticas de ação afirmativa para a educação superior; e da participação política de estudantes cotistas na construção das políticas afirmativas em universidades públicas. Os objetivos se prestam a delimitar e caracterizar as especificidades das produções científicas nesta área do conhecimento. As principais fontes de informação são artigos científicos, livros, teses e dissertações. O corpus de dados foi constituído por bases de dados nacionais e internacionais. Permeia nossa interpretação do objeto de estudo a perspectiva de Nancy Fraser (2010), com o enfoque priorizado nas pessoas de direito, que se justifica pelo entendimento de que estas são o centro da política e, como tal, produzem demandas e justificativas por justiça social que necessitam ser (res)significadas nas instituições deliberativas do Estado. O estudo analisa em torno de mil e quinhentas fontes de informações especializadas, constatando que nas investigações, quantitativas e/ou qualitativas, sobre política afirmativa para a Educação Superior, predominam abordagens sobre raça, racismo e relações raciais no Brasil. Os resultados obtidos apontam que há escassez da abordagem indireta e inexistência de abordagem direta sobre a temática priorizada em nosso estudo. As investigações que tratam de forma indireta da participação de estudantes cotistas no processo de construção das ações afirmativas junto às universidades indicam que, embora tais instituições apresentem progresso nas pautas de participação política, de responsabilização deliberativa e consultiva dos grupos e pessoas de direitos na produção de sentidos para as políticas públicas, ainda possuem um modelo de gestão educacional permeado pelo conservadorismo, que aflora (ainda mais) em períodos de tensão social e econômica, como na atualidade.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-22T04:27:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/233250
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001135092
url http://hdl.handle.net/10183/233250
identifier_str_mv 001135092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Purificação, Marcelo Máximo ; Teixeira, Maria Filomena Rodrigues ; Rosa, Silvânia Maria (Orgs.). Sociologie: ordem e políticas sociais na atualidade 2. Ponta Grossa, PR: Atena, 2021. p. 61-77
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233250/2/001135092.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233250/1/001135092.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cf2d4f8b362947c49e7d3cde375281fa
013c6dc6500e18add13e4215035b5c83
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790467722608640