O ensino do hóquei sobre grama na perspectiva de docentes que trabalham com essa modalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236110 |
Resumo: | O Hóquei sobre Grama é um esporte de invasão com registros históricos datados de muito antes do calendário cristão. Esta prática se apresenta no cenário Olímpico desde 1908 como esporte de exibição, sendo oficializado em 1928 na categoria masculina e em 1980 na feminina. Possuindo um histórico de competições, ao qual se pode perceber que vários países estão em direção a ganhar títulos na modalidade. Contudo no Brasil, o esporte ainda é pouco popular, embora o número de atletas tenda a aumentar, ainda se tem dificuldades sobre como introduzi-lo no ambiente escolar. Este estudo tem como objetivo compreender o que e como o conteúdo Hóquei tem sido ensinado nas aulas de Educação Física por professores experientes na modalidade, com o uso de entrevistas semiestruturadas que foram passadas para estes profissionais que conseguiram inserir o esporte nas escolas. Este trabalho possui uma abordagem qualitativa (pesquisa descritiva) a fim de buscar maneiras de inserir o esporte no contexto educacional, buscando o aprofundamento e a compreensão sobre as escolhas metodológicas e dos conteúdos para o ensino-aprendizagem da modalidade esportiva no contexto escolar, identificando também, os fatores que dificultam e facilitam este processo através das percepções dos professores. |
id |
UFRGS-2_2bbd448ef5cb5b3fb838a76dbdc0d9ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236110 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinto, Guilherme PerellóGinciene, Guy2022-03-23T04:35:51Z2021http://hdl.handle.net/10183/236110001138636O Hóquei sobre Grama é um esporte de invasão com registros históricos datados de muito antes do calendário cristão. Esta prática se apresenta no cenário Olímpico desde 1908 como esporte de exibição, sendo oficializado em 1928 na categoria masculina e em 1980 na feminina. Possuindo um histórico de competições, ao qual se pode perceber que vários países estão em direção a ganhar títulos na modalidade. Contudo no Brasil, o esporte ainda é pouco popular, embora o número de atletas tenda a aumentar, ainda se tem dificuldades sobre como introduzi-lo no ambiente escolar. Este estudo tem como objetivo compreender o que e como o conteúdo Hóquei tem sido ensinado nas aulas de Educação Física por professores experientes na modalidade, com o uso de entrevistas semiestruturadas que foram passadas para estes profissionais que conseguiram inserir o esporte nas escolas. Este trabalho possui uma abordagem qualitativa (pesquisa descritiva) a fim de buscar maneiras de inserir o esporte no contexto educacional, buscando o aprofundamento e a compreensão sobre as escolhas metodológicas e dos conteúdos para o ensino-aprendizagem da modalidade esportiva no contexto escolar, identificando também, os fatores que dificultam e facilitam este processo através das percepções dos professores.Field hockey is a invasion sport that were registered way before Christian calendar. It has been present in the Olympic scenario since 1908, as an exhibition sport. Since 1928 was officialised as Olympic sport in male category, and as a female category since 1980. It has a competition history that can be noticed that many countries are in the way to win expressive titles in that modality. However in the Brazilian scenario this is a not popular sport. Even when the number of athletes tends to grow, there are still trouble to introduce that on the schools. This project search as a goal understand what and how the field hockey has been taught in the classes of physical education by experienced teachers in it. Using semi-structured interviews that were given to teacher of the area that succeed to introduce this sport at the school context. This project has a qualitative approach and a quantitative research, in order to reach ways that it can be introduced on schools. This project seek an understanding and comprehension about the methodology choices and the subjects in order to teach and learn this sport, in a school context, also identifying the factors that make it difficult or easy the process, by the teachers point of view.application/pdfporHóquei na gramaEducação física escolarEnsino e aprendizagemField hockeySport in school contextMethodological choicesO ensino do hóquei sobre grama na perspectiva de docentes que trabalham com essa modalidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2021Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138636.pdf.txt001138636.pdf.txtExtracted Texttext/plain97128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236110/2/001138636.pdf.txt15bc4fb2246c8994780e9c7ef8c31380MD52ORIGINAL001138636.pdfTexto completoapplication/pdf1164552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236110/1/001138636.pdf08d893bf530f69aa2bbfaa512c22a968MD5110183/2361102022-03-26 05:02:14.355966oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236110Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:02:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino do hóquei sobre grama na perspectiva de docentes que trabalham com essa modalidade |
title |
O ensino do hóquei sobre grama na perspectiva de docentes que trabalham com essa modalidade |
spellingShingle |
O ensino do hóquei sobre grama na perspectiva de docentes que trabalham com essa modalidade Pinto, Guilherme Perelló Hóquei na grama Educação física escolar Ensino e aprendizagem Field hockey Sport in school context Methodological choices |
title_short |
O ensino do hóquei sobre grama na perspectiva de docentes que trabalham com essa modalidade |
title_full |
O ensino do hóquei sobre grama na perspectiva de docentes que trabalham com essa modalidade |
title_fullStr |
O ensino do hóquei sobre grama na perspectiva de docentes que trabalham com essa modalidade |
title_full_unstemmed |
O ensino do hóquei sobre grama na perspectiva de docentes que trabalham com essa modalidade |
title_sort |
O ensino do hóquei sobre grama na perspectiva de docentes que trabalham com essa modalidade |
author |
Pinto, Guilherme Perelló |
author_facet |
Pinto, Guilherme Perelló |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Guilherme Perelló |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ginciene, Guy |
contributor_str_mv |
Ginciene, Guy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hóquei na grama Educação física escolar Ensino e aprendizagem |
topic |
Hóquei na grama Educação física escolar Ensino e aprendizagem Field hockey Sport in school context Methodological choices |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Field hockey Sport in school context Methodological choices |
description |
O Hóquei sobre Grama é um esporte de invasão com registros históricos datados de muito antes do calendário cristão. Esta prática se apresenta no cenário Olímpico desde 1908 como esporte de exibição, sendo oficializado em 1928 na categoria masculina e em 1980 na feminina. Possuindo um histórico de competições, ao qual se pode perceber que vários países estão em direção a ganhar títulos na modalidade. Contudo no Brasil, o esporte ainda é pouco popular, embora o número de atletas tenda a aumentar, ainda se tem dificuldades sobre como introduzi-lo no ambiente escolar. Este estudo tem como objetivo compreender o que e como o conteúdo Hóquei tem sido ensinado nas aulas de Educação Física por professores experientes na modalidade, com o uso de entrevistas semiestruturadas que foram passadas para estes profissionais que conseguiram inserir o esporte nas escolas. Este trabalho possui uma abordagem qualitativa (pesquisa descritiva) a fim de buscar maneiras de inserir o esporte no contexto educacional, buscando o aprofundamento e a compreensão sobre as escolhas metodológicas e dos conteúdos para o ensino-aprendizagem da modalidade esportiva no contexto escolar, identificando também, os fatores que dificultam e facilitam este processo através das percepções dos professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-23T04:35:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/236110 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001138636 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/236110 |
identifier_str_mv |
001138636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236110/2/001138636.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236110/1/001138636.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
15bc4fb2246c8994780e9c7ef8c31380 08d893bf530f69aa2bbfaa512c22a968 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224624268115968 |