O ensino do hóquei sobre grama na perspectiva de docentes que trabalham com essa modalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Guilherme Perelló
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236110
Resumo: O Hóquei sobre Grama é um esporte de invasão com registros históricos datados de muito antes do calendário cristão. Esta prática se apresenta no cenário Olímpico desde 1908 como esporte de exibição, sendo oficializado em 1928 na categoria masculina e em 1980 na feminina. Possuindo um histórico de competições, ao qual se pode perceber que vários países estão em direção a ganhar títulos na modalidade. Contudo no Brasil, o esporte ainda é pouco popular, embora o número de atletas tenda a aumentar, ainda se tem dificuldades sobre como introduzi-lo no ambiente escolar. Este estudo tem como objetivo compreender o que e como o conteúdo Hóquei tem sido ensinado nas aulas de Educação Física por professores experientes na modalidade, com o uso de entrevistas semiestruturadas que foram passadas para estes profissionais que conseguiram inserir o esporte nas escolas. Este trabalho possui uma abordagem qualitativa (pesquisa descritiva) a fim de buscar maneiras de inserir o esporte no contexto educacional, buscando o aprofundamento e a compreensão sobre as escolhas metodológicas e dos conteúdos para o ensino-aprendizagem da modalidade esportiva no contexto escolar, identificando também, os fatores que dificultam e facilitam este processo através das percepções dos professores.
id UFRGS-2_2bbd448ef5cb5b3fb838a76dbdc0d9ab
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236110
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinto, Guilherme PerellóGinciene, Guy2022-03-23T04:35:51Z2021http://hdl.handle.net/10183/236110001138636O Hóquei sobre Grama é um esporte de invasão com registros históricos datados de muito antes do calendário cristão. Esta prática se apresenta no cenário Olímpico desde 1908 como esporte de exibição, sendo oficializado em 1928 na categoria masculina e em 1980 na feminina. Possuindo um histórico de competições, ao qual se pode perceber que vários países estão em direção a ganhar títulos na modalidade. Contudo no Brasil, o esporte ainda é pouco popular, embora o número de atletas tenda a aumentar, ainda se tem dificuldades sobre como introduzi-lo no ambiente escolar. Este estudo tem como objetivo compreender o que e como o conteúdo Hóquei tem sido ensinado nas aulas de Educação Física por professores experientes na modalidade, com o uso de entrevistas semiestruturadas que foram passadas para estes profissionais que conseguiram inserir o esporte nas escolas. Este trabalho possui uma abordagem qualitativa (pesquisa descritiva) a fim de buscar maneiras de inserir o esporte no contexto educacional, buscando o aprofundamento e a compreensão sobre as escolhas metodológicas e dos conteúdos para o ensino-aprendizagem da modalidade esportiva no contexto escolar, identificando também, os fatores que dificultam e facilitam este processo através das percepções dos professores.Field hockey is a invasion sport that were registered way before Christian calendar. It has been present in the Olympic scenario since 1908, as an exhibition sport. Since 1928 was officialised as Olympic sport in male category, and as a female category since 1980. It has a competition history that can be noticed that many countries are in the way to win expressive titles in that modality. However in the Brazilian scenario this is a not popular sport. Even when the number of athletes tends to grow, there are still trouble to introduce that on the schools. This project search as a goal understand what and how the field hockey has been taught in the classes of physical education by experienced teachers in it. Using semi-structured interviews that were given to teacher of the area that succeed to introduce this sport at the school context. This project has a qualitative approach and a quantitative research, in order to reach ways that it can be introduced on schools. This project seek an understanding and comprehension about the methodology choices and the subjects in order to teach and learn this sport, in a school context, also identifying the factors that make it difficult or easy the process, by the teachers point of view.application/pdfporHóquei na gramaEducação física escolarEnsino e aprendizagemField hockeySport in school contextMethodological choicesO ensino do hóquei sobre grama na perspectiva de docentes que trabalham com essa modalidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2021Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138636.pdf.txt001138636.pdf.txtExtracted Texttext/plain97128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236110/2/001138636.pdf.txt15bc4fb2246c8994780e9c7ef8c31380MD52ORIGINAL001138636.pdfTexto completoapplication/pdf1164552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236110/1/001138636.pdf08d893bf530f69aa2bbfaa512c22a968MD5110183/2361102022-03-26 05:02:14.355966oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236110Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:02:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino do hóquei sobre grama na perspectiva de docentes que trabalham com essa modalidade
title O ensino do hóquei sobre grama na perspectiva de docentes que trabalham com essa modalidade
spellingShingle O ensino do hóquei sobre grama na perspectiva de docentes que trabalham com essa modalidade
Pinto, Guilherme Perelló
Hóquei na grama
Educação física escolar
Ensino e aprendizagem
Field hockey
Sport in school context
Methodological choices
title_short O ensino do hóquei sobre grama na perspectiva de docentes que trabalham com essa modalidade
title_full O ensino do hóquei sobre grama na perspectiva de docentes que trabalham com essa modalidade
title_fullStr O ensino do hóquei sobre grama na perspectiva de docentes que trabalham com essa modalidade
title_full_unstemmed O ensino do hóquei sobre grama na perspectiva de docentes que trabalham com essa modalidade
title_sort O ensino do hóquei sobre grama na perspectiva de docentes que trabalham com essa modalidade
author Pinto, Guilherme Perelló
author_facet Pinto, Guilherme Perelló
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Guilherme Perelló
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ginciene, Guy
contributor_str_mv Ginciene, Guy
dc.subject.por.fl_str_mv Hóquei na grama
Educação física escolar
Ensino e aprendizagem
topic Hóquei na grama
Educação física escolar
Ensino e aprendizagem
Field hockey
Sport in school context
Methodological choices
dc.subject.eng.fl_str_mv Field hockey
Sport in school context
Methodological choices
description O Hóquei sobre Grama é um esporte de invasão com registros históricos datados de muito antes do calendário cristão. Esta prática se apresenta no cenário Olímpico desde 1908 como esporte de exibição, sendo oficializado em 1928 na categoria masculina e em 1980 na feminina. Possuindo um histórico de competições, ao qual se pode perceber que vários países estão em direção a ganhar títulos na modalidade. Contudo no Brasil, o esporte ainda é pouco popular, embora o número de atletas tenda a aumentar, ainda se tem dificuldades sobre como introduzi-lo no ambiente escolar. Este estudo tem como objetivo compreender o que e como o conteúdo Hóquei tem sido ensinado nas aulas de Educação Física por professores experientes na modalidade, com o uso de entrevistas semiestruturadas que foram passadas para estes profissionais que conseguiram inserir o esporte nas escolas. Este trabalho possui uma abordagem qualitativa (pesquisa descritiva) a fim de buscar maneiras de inserir o esporte no contexto educacional, buscando o aprofundamento e a compreensão sobre as escolhas metodológicas e dos conteúdos para o ensino-aprendizagem da modalidade esportiva no contexto escolar, identificando também, os fatores que dificultam e facilitam este processo através das percepções dos professores.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-23T04:35:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236110
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138636
url http://hdl.handle.net/10183/236110
identifier_str_mv 001138636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236110/2/001138636.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236110/1/001138636.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 15bc4fb2246c8994780e9c7ef8c31380
08d893bf530f69aa2bbfaa512c22a968
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224624268115968