GrafEq no processo de ensino e aprendizagem de funções afins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gauto, Natássia Knecht
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/66865
Resumo: Este trabalho tem por objetivo refletir como o conteúdo de funções afins é ensinado atualmente e investigar como uma proposta de ensino sobre este conteúdo, com o auxílio do software matemático GrafEq, pode contribuir para o aprendizado de alunos do Ensino Básico, na relação existente entre a lei de formação da função com o seu respectivo gráfico. A pesquisa foi realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Porto Alegre. Utilizamos como método de pesquisa a Engenharia Didática que é uma metodologia que relaciona a prática docente com pesquisa, além de proporcionar uma boa organização na estrutura do trabalho. A prática foi realizada no laboratório de matemática da escola e a sequência de atividades da proposta de ensino foi elaborada segundo a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Sobre as conclusões da experimentação da proposta podemos dizer que, mesmo havendo algumas hipóteses que não foram confirmadas durante a experimentação, os resultados foram positivos, mostrando que o uso do software foi válido para amenizar algumas dificuldades que os alunos encontram ao estudarem a representação gráfica de funções afins.
id UFRGS-2_2c06bf0cd89456890cb928ee006fcea7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66865
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gauto, Natássia KnechtFioreze, Leandra Anversa2013-02-22T01:39:14Z2012http://hdl.handle.net/10183/66865000871956Este trabalho tem por objetivo refletir como o conteúdo de funções afins é ensinado atualmente e investigar como uma proposta de ensino sobre este conteúdo, com o auxílio do software matemático GrafEq, pode contribuir para o aprendizado de alunos do Ensino Básico, na relação existente entre a lei de formação da função com o seu respectivo gráfico. A pesquisa foi realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Porto Alegre. Utilizamos como método de pesquisa a Engenharia Didática que é uma metodologia que relaciona a prática docente com pesquisa, além de proporcionar uma boa organização na estrutura do trabalho. A prática foi realizada no laboratório de matemática da escola e a sequência de atividades da proposta de ensino foi elaborada segundo a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Sobre as conclusões da experimentação da proposta podemos dizer que, mesmo havendo algumas hipóteses que não foram confirmadas durante a experimentação, os resultados foram positivos, mostrando que o uso do software foi válido para amenizar algumas dificuldades que os alunos encontram ao estudarem a representação gráfica de funções afins.This work aims to reflect how the affine functions is taught nowadays investigating how a teaching proposal on this content with the aid of mathematical software GrafEq, can contribute to the learning of students of Basic Education, on the relationship between the formation function law with its corresponding graph. The research was conducted with students of the first year of a public high school in Porto Alegre. As a research method, it was used the Didactic Engineering, which is a methodology that relates the practice of teaching with a research, and provides a good organization structure of the work. The practice was conducted in the school math laboratory and the sequence of activities of the teaching proposal was elaborated according to the Theory of Didactic Situations of Guy Brousseau. On the outcome of the proposed experiment we can say that, even with some hypotheses that have not been confirmed, were positive, showing that the use of the software was valid to alleviate some difficulties that students encounter when studying the graphical representation of affine functions.application/pdfporEnsino : Educação Matemática : Pesquisa : Sala de aula : AprendizagemSoftware GrafEqEngenharia didáticaEducation and learningDidactic engineeringTheory of didactic situationsAffine functions in high schoolGrafEqGrafEq no processo de ensino e aprendizagem de funções afinsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871956.pdf000871956.pdfTexto completoapplication/pdf2949567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66865/1/000871956.pdf4ee753b33a3cd7c62593b7db5802f093MD51TEXT000871956.pdf.txt000871956.pdf.txtExtracted Texttext/plain121320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66865/2/000871956.pdf.txt2cd5d4e7d51f53307cecb8ebb273de5aMD52THUMBNAIL000871956.pdf.jpg000871956.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66865/3/000871956.pdf.jpgdc1e7adc403bb529facd14739719a26bMD5310183/668652018-10-17 07:48:10.304oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66865Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:48:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv GrafEq no processo de ensino e aprendizagem de funções afins
title GrafEq no processo de ensino e aprendizagem de funções afins
spellingShingle GrafEq no processo de ensino e aprendizagem de funções afins
Gauto, Natássia Knecht
Ensino : Educação Matemática : Pesquisa : Sala de aula : Aprendizagem
Software GrafEq
Engenharia didática
Education and learning
Didactic engineering
Theory of didactic situations
Affine functions in high school
GrafEq
title_short GrafEq no processo de ensino e aprendizagem de funções afins
title_full GrafEq no processo de ensino e aprendizagem de funções afins
title_fullStr GrafEq no processo de ensino e aprendizagem de funções afins
title_full_unstemmed GrafEq no processo de ensino e aprendizagem de funções afins
title_sort GrafEq no processo de ensino e aprendizagem de funções afins
author Gauto, Natássia Knecht
author_facet Gauto, Natássia Knecht
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gauto, Natássia Knecht
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fioreze, Leandra Anversa
contributor_str_mv Fioreze, Leandra Anversa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino : Educação Matemática : Pesquisa : Sala de aula : Aprendizagem
Software GrafEq
Engenharia didática
topic Ensino : Educação Matemática : Pesquisa : Sala de aula : Aprendizagem
Software GrafEq
Engenharia didática
Education and learning
Didactic engineering
Theory of didactic situations
Affine functions in high school
GrafEq
dc.subject.eng.fl_str_mv Education and learning
Didactic engineering
Theory of didactic situations
Affine functions in high school
GrafEq
description Este trabalho tem por objetivo refletir como o conteúdo de funções afins é ensinado atualmente e investigar como uma proposta de ensino sobre este conteúdo, com o auxílio do software matemático GrafEq, pode contribuir para o aprendizado de alunos do Ensino Básico, na relação existente entre a lei de formação da função com o seu respectivo gráfico. A pesquisa foi realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Porto Alegre. Utilizamos como método de pesquisa a Engenharia Didática que é uma metodologia que relaciona a prática docente com pesquisa, além de proporcionar uma boa organização na estrutura do trabalho. A prática foi realizada no laboratório de matemática da escola e a sequência de atividades da proposta de ensino foi elaborada segundo a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Sobre as conclusões da experimentação da proposta podemos dizer que, mesmo havendo algumas hipóteses que não foram confirmadas durante a experimentação, os resultados foram positivos, mostrando que o uso do software foi válido para amenizar algumas dificuldades que os alunos encontram ao estudarem a representação gráfica de funções afins.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-22T01:39:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/66865
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000871956
url http://hdl.handle.net/10183/66865
identifier_str_mv 000871956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66865/1/000871956.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66865/2/000871956.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66865/3/000871956.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ee753b33a3cd7c62593b7db5802f093
2cd5d4e7d51f53307cecb8ebb273de5a
dc1e7adc403bb529facd14739719a26b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224438153216000