Contribuições do uso do mapa conceitual ao ensino de Ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256878 |
Resumo: | Considerando que as ferramentas pedagógicas facilitam a aprendizagem, o objetivo desta pesquisa foi identificar as formas de utilização de Mapas Conceituais pelos alunos nas aulas de Ciências, através de experiências vivenciadas com duas turmas de Ensino Fundamental, onde esta ferramenta pedagógica oportunizou uma aprendizagem significativa. A prática com os alunos envolveu a Evolução dos Seres Vivos, principalmente por ser um conteúdo que desperta curiosidade entre eles. Com questionários individuais, entrevistas e a observação (participante) durante a construção dos Mapas Conceituais pelos alunos, foi possível verificar o processo de elaboração de argumentos e das conexões estabelecidas por eles. Ao mesmo tempo, por meio de uma abordagem qualitativa, também foi possível identificar a interação entre os conhecimentos prévios dos alunos e os novos conceitos, caracterizados nos Mapas Conceituais produzidos por eles. |
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Eggler, Anaí MinuzzoMotta, Amanda de Souza daRockembach, Caroline Tuchtenhagen2023-04-12T03:24:50Z2021http://hdl.handle.net/10183/256878001154133Considerando que as ferramentas pedagógicas facilitam a aprendizagem, o objetivo desta pesquisa foi identificar as formas de utilização de Mapas Conceituais pelos alunos nas aulas de Ciências, através de experiências vivenciadas com duas turmas de Ensino Fundamental, onde esta ferramenta pedagógica oportunizou uma aprendizagem significativa. A prática com os alunos envolveu a Evolução dos Seres Vivos, principalmente por ser um conteúdo que desperta curiosidade entre eles. Com questionários individuais, entrevistas e a observação (participante) durante a construção dos Mapas Conceituais pelos alunos, foi possível verificar o processo de elaboração de argumentos e das conexões estabelecidas por eles. Ao mesmo tempo, por meio de uma abordagem qualitativa, também foi possível identificar a interação entre os conhecimentos prévios dos alunos e os novos conceitos, caracterizados nos Mapas Conceituais produzidos por eles.Considering that pedagogical tools facilitate learning, the objective of this research was to identify the ways of using Conceptual Maps by students in science classes, through lived experiences with two elementary school classes, where this pedagogical tool provided a meaningful learning. The practice with the students involved the Evolution of Living Beings, mainly because it is a content that arouses curiosity among them. With individual questionnaires, interviews and the observation (participant) of the construction of conceptual maps by the students, it was possible to verify the process of elaboration of arguments and the connections established by them. At the same time, through a qualitative approach, it was also possible to identify the interaction between the students' previous knowledge and the new concepts, characterized in the Conceptual Maps produced by them.application/pdfporMapa conceitualEnsino de ciênciasAprendizagemConceptual mapArgumentsMeaningful learningContribuições do uso do mapa conceitual ao ensino de Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154133.pdf.txt001154133.pdf.txtExtracted Texttext/plain41390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256878/2/001154133.pdf.txt7b8fc79556363a175e5b8958239152ebMD52ORIGINAL001154133.pdfTexto completoapplication/pdf711375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256878/1/001154133.pdf4c404aec996a37773e68ed25f8746f2cMD5110183/2568782023-08-03 03:35:15.976295oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256878Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:35:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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