Docência compartilhada como instrumento de formação inicial de professores através do Programa de Residência Pedagógica da CAPES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Bruna Bauermann de Paula
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237737
Resumo: O Programa Residência Pedagógica da CAPES oportuniza aos estudantes de licenciatura vivenciar a realidade escolar, sendo parte do processo de construção da identidade docente. A docência compartilhada é uma prática peda gógica que tem sido adotada por alguns projetos do programa na UFRGS. Neste caso, os residentes fazem os planejamentos das aulas e realizam as atividades em duplas na sala de aula. Este trabalho tem o objetivo de avaliar a prática de docência compartilhada no Programa de Residência Pedagógica para os bolsistas vinculados ao curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental, modalidade EAD, da UFRGS. Os dados foram obtidos através de questionário online elaborado na plat aforma Google Forms, aplicado em 23 estudantes bolsistas. A análise dos dados foi mista, utilizando dados quali - quantitativos. Na análise das argumentações, observamos que para todos os participantes a docência compartilhada é vista como algo positivo, sendo apontada como uma sistemática que favorece tanto os estudantes quanto os professores. ofessores. Dessa forma, considerando o perfil dos entrevistados, que são professores em formação, apesar de não se sentirem inseguros sozinhos, o apoio de um colega torna a expe riência mais significativa com resultados mais relevantes e que contribuem para a sua formação. A docência compartilhada cria uma rede de colaboração, onde ambos saem beneficiados. Contudo, é um instrumento que exigirá adaptação e concessões daqueles que o praticam.
id UFRGS-2_2dda07d25734e616c837a82cd2fe5904
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237737
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Farias, Bruna Bauermann de PaulaMoço, Maria Cecília de Chiara2022-04-25T17:46:20Z2022http://hdl.handle.net/10183/237737001139121O Programa Residência Pedagógica da CAPES oportuniza aos estudantes de licenciatura vivenciar a realidade escolar, sendo parte do processo de construção da identidade docente. A docência compartilhada é uma prática peda gógica que tem sido adotada por alguns projetos do programa na UFRGS. Neste caso, os residentes fazem os planejamentos das aulas e realizam as atividades em duplas na sala de aula. Este trabalho tem o objetivo de avaliar a prática de docência compartilhada no Programa de Residência Pedagógica para os bolsistas vinculados ao curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental, modalidade EAD, da UFRGS. Os dados foram obtidos através de questionário online elaborado na plat aforma Google Forms, aplicado em 23 estudantes bolsistas. A análise dos dados foi mista, utilizando dados quali - quantitativos. Na análise das argumentações, observamos que para todos os participantes a docência compartilhada é vista como algo positivo, sendo apontada como uma sistemática que favorece tanto os estudantes quanto os professores. ofessores. Dessa forma, considerando o perfil dos entrevistados, que são professores em formação, apesar de não se sentirem inseguros sozinhos, o apoio de um colega torna a expe riência mais significativa com resultados mais relevantes e que contribuem para a sua formação. A docência compartilhada cria uma rede de colaboração, onde ambos saem beneficiados. Contudo, é um instrumento que exigirá adaptação e concessões daqueles que o praticam.The CAPES Pedagogical Residency Program gives undergraduate students the opportunity to experience the school reality, being part of the process of building the teaching identity. Coteaching is a pedagogical practice that has been adopted by some projects of the program at UFRGS. In this case, the residents make lesson planning and carry out the activities in pairs in the classroon. This work aims to evaluate the practice of coteaching for teacher training graduate in natural science in the Pedagogical Resi dency Program at UFRGS. Data were obtained through an online questionnaire prepared on the Google Forms platform, applied to 23 students. Data analysis was mixed, using quali - quantitative data. In the analysis of the arguments, we observed that for all the participants coteaching is seen as something positive, being pointed out as a system that favors both students and teachers. Thus, considering the profile of the interviewees, who are teachers in training, despite not feeling insecure alone, the support o f a colleague makes the experience more meaningful with more relevant results that contribute to their training. Coteaching creates a collaborative network, where both benefit. However, it is an instrument that will require adaptation and concessions from those who practice it.application/pdfporEnsino de ciênciasEnsino fundamentalFormação docenteIdentidade docenteCoTeachingTeacher trainingElementary schoolScience teachingPedagogical residenceDocência compartilhada como instrumento de formação inicial de professores através do Programa de Residência Pedagógica da CAPESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139121.pdf.txt001139121.pdf.txtExtracted Texttext/plain51433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237737/2/001139121.pdf.txt0293631142d95e7a3819637cc46760d7MD52ORIGINAL001139121.pdfTexto completoapplication/pdf485914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237737/1/001139121.pdfccca7ae528e73860fc446c0404875789MD5110183/2377372022-04-26 04:50:30.672oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237737Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-26T07:50:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Docência compartilhada como instrumento de formação inicial de professores através do Programa de Residência Pedagógica da CAPES
title Docência compartilhada como instrumento de formação inicial de professores através do Programa de Residência Pedagógica da CAPES
spellingShingle Docência compartilhada como instrumento de formação inicial de professores através do Programa de Residência Pedagógica da CAPES
Farias, Bruna Bauermann de Paula
Ensino de ciências
Ensino fundamental
Formação docente
Identidade docente
CoTeaching
Teacher training
Elementary school
Science teaching
Pedagogical residence
title_short Docência compartilhada como instrumento de formação inicial de professores através do Programa de Residência Pedagógica da CAPES
title_full Docência compartilhada como instrumento de formação inicial de professores através do Programa de Residência Pedagógica da CAPES
title_fullStr Docência compartilhada como instrumento de formação inicial de professores através do Programa de Residência Pedagógica da CAPES
title_full_unstemmed Docência compartilhada como instrumento de formação inicial de professores através do Programa de Residência Pedagógica da CAPES
title_sort Docência compartilhada como instrumento de formação inicial de professores através do Programa de Residência Pedagógica da CAPES
author Farias, Bruna Bauermann de Paula
author_facet Farias, Bruna Bauermann de Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Bruna Bauermann de Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
contributor_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino fundamental
Formação docente
Identidade docente
topic Ensino de ciências
Ensino fundamental
Formação docente
Identidade docente
CoTeaching
Teacher training
Elementary school
Science teaching
Pedagogical residence
dc.subject.eng.fl_str_mv CoTeaching
Teacher training
Elementary school
Science teaching
Pedagogical residence
description O Programa Residência Pedagógica da CAPES oportuniza aos estudantes de licenciatura vivenciar a realidade escolar, sendo parte do processo de construção da identidade docente. A docência compartilhada é uma prática peda gógica que tem sido adotada por alguns projetos do programa na UFRGS. Neste caso, os residentes fazem os planejamentos das aulas e realizam as atividades em duplas na sala de aula. Este trabalho tem o objetivo de avaliar a prática de docência compartilhada no Programa de Residência Pedagógica para os bolsistas vinculados ao curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os anos finais do ensino fundamental, modalidade EAD, da UFRGS. Os dados foram obtidos através de questionário online elaborado na plat aforma Google Forms, aplicado em 23 estudantes bolsistas. A análise dos dados foi mista, utilizando dados quali - quantitativos. Na análise das argumentações, observamos que para todos os participantes a docência compartilhada é vista como algo positivo, sendo apontada como uma sistemática que favorece tanto os estudantes quanto os professores. ofessores. Dessa forma, considerando o perfil dos entrevistados, que são professores em formação, apesar de não se sentirem inseguros sozinhos, o apoio de um colega torna a expe riência mais significativa com resultados mais relevantes e que contribuem para a sua formação. A docência compartilhada cria uma rede de colaboração, onde ambos saem beneficiados. Contudo, é um instrumento que exigirá adaptação e concessões daqueles que o praticam.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-25T17:46:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237737
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001139121
url http://hdl.handle.net/10183/237737
identifier_str_mv 001139121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237737/2/001139121.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237737/1/001139121.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0293631142d95e7a3819637cc46760d7
ccca7ae528e73860fc446c0404875789
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224628241170432