Participação dos pais na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151675 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa-ação com o objetivo de observar, reunir informações para análise e interpretação dos fatos, implementando e avaliando as ações. A coleta de dados foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maurício Cardoso, em Santana do Livramento, sendo aplicado aos pais um questionário contendo questões relativas à importância da participação ativa da família na escola. Inicialmente fez-se uma discussão com a comunidade escolar e o Conselho Escolar, sobre a participação ativa dos pais, sua compreensão na formação dos filhos, sua participação no processo de escolarização dos mesmos, a compreensão de que a instituição família é muito importante dentro do processo educativo, a busca pela integração família e escola, o comparecimento dos pais às reuniões e autoavaliação dos envolvidos no processo. Faz-se necessário uma parceria entre família e escola para desenvolver estratégias visando uma educação de qualidade, através de uma relação de diálogo e confiança, cabendo à escola fazer uma revisão do seu funcionamento, exigindo alterações de paradigmas, bem como na postura dos professores. O embasamento teórico deste trabalho fundamentou-se em teóricos e educadores que acreditavam na participação como processo de democratização. No questionário aplicado constatou-se a pouca participação dos pais na vida escolar dos seus filhos, ou seja, pais ainda ausentes no que se referem ao acompanhamento dos seus filhos, poucos conhecem as normas da escola e muitos não conhecem o Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP). Foram realizadas reuniões com a comunidade escolar abordando questões como valorização da família na sua diversidade e sua importância no acompanhamento escolar dos filhos, assuntos referentes à organização da escola e a atuação do Conselho Escolar dentro do processo de gestão democrática. Foram usadas mensagens de motivação, vídeos, palestras, diálogos e atividades lúdicas, de esporte e lazer, além de um jantar envolvendo a comunidade escolar. |
id |
UFRGS-2_2f208bc5cd919c5e212a3457de20b16a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151675 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Morrudo, Iara Regina CabralMilone, Julian de Camargo2017-02-14T02:23:44Z2015http://hdl.handle.net/10183/151675001005698Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa-ação com o objetivo de observar, reunir informações para análise e interpretação dos fatos, implementando e avaliando as ações. A coleta de dados foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maurício Cardoso, em Santana do Livramento, sendo aplicado aos pais um questionário contendo questões relativas à importância da participação ativa da família na escola. Inicialmente fez-se uma discussão com a comunidade escolar e o Conselho Escolar, sobre a participação ativa dos pais, sua compreensão na formação dos filhos, sua participação no processo de escolarização dos mesmos, a compreensão de que a instituição família é muito importante dentro do processo educativo, a busca pela integração família e escola, o comparecimento dos pais às reuniões e autoavaliação dos envolvidos no processo. Faz-se necessário uma parceria entre família e escola para desenvolver estratégias visando uma educação de qualidade, através de uma relação de diálogo e confiança, cabendo à escola fazer uma revisão do seu funcionamento, exigindo alterações de paradigmas, bem como na postura dos professores. O embasamento teórico deste trabalho fundamentou-se em teóricos e educadores que acreditavam na participação como processo de democratização. No questionário aplicado constatou-se a pouca participação dos pais na vida escolar dos seus filhos, ou seja, pais ainda ausentes no que se referem ao acompanhamento dos seus filhos, poucos conhecem as normas da escola e muitos não conhecem o Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP). Foram realizadas reuniões com a comunidade escolar abordando questões como valorização da família na sua diversidade e sua importância no acompanhamento escolar dos filhos, assuntos referentes à organização da escola e a atuação do Conselho Escolar dentro do processo de gestão democrática. Foram usadas mensagens de motivação, vídeos, palestras, diálogos e atividades lúdicas, de esporte e lazer, além de um jantar envolvendo a comunidade escolar.application/pdfporParticipaçãoFamíliaComunidadeEscolaAlunoParticipação dos pais na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005698.pdf001005698.pdfTexto completoapplication/pdf1378338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151675/1/001005698.pdf8c9cf1a7f8a26e98c6ca980d94eb3253MD51TEXT001005698.pdf.txt001005698.pdf.txtExtracted Texttext/plain57054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151675/2/001005698.pdf.txt7e2b896adce68d809b2d541413bc7be8MD5210183/1516752017-02-15 02:27:56.833846oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151675Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Participação dos pais na escola |
title |
Participação dos pais na escola |
spellingShingle |
Participação dos pais na escola Morrudo, Iara Regina Cabral Participação Família Comunidade Escola Aluno |
title_short |
Participação dos pais na escola |
title_full |
Participação dos pais na escola |
title_fullStr |
Participação dos pais na escola |
title_full_unstemmed |
Participação dos pais na escola |
title_sort |
Participação dos pais na escola |
author |
Morrudo, Iara Regina Cabral |
author_facet |
Morrudo, Iara Regina Cabral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morrudo, Iara Regina Cabral |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Milone, Julian de Camargo |
contributor_str_mv |
Milone, Julian de Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação Família Comunidade Escola Aluno |
topic |
Participação Família Comunidade Escola Aluno |
description |
Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa-ação com o objetivo de observar, reunir informações para análise e interpretação dos fatos, implementando e avaliando as ações. A coleta de dados foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maurício Cardoso, em Santana do Livramento, sendo aplicado aos pais um questionário contendo questões relativas à importância da participação ativa da família na escola. Inicialmente fez-se uma discussão com a comunidade escolar e o Conselho Escolar, sobre a participação ativa dos pais, sua compreensão na formação dos filhos, sua participação no processo de escolarização dos mesmos, a compreensão de que a instituição família é muito importante dentro do processo educativo, a busca pela integração família e escola, o comparecimento dos pais às reuniões e autoavaliação dos envolvidos no processo. Faz-se necessário uma parceria entre família e escola para desenvolver estratégias visando uma educação de qualidade, através de uma relação de diálogo e confiança, cabendo à escola fazer uma revisão do seu funcionamento, exigindo alterações de paradigmas, bem como na postura dos professores. O embasamento teórico deste trabalho fundamentou-se em teóricos e educadores que acreditavam na participação como processo de democratização. No questionário aplicado constatou-se a pouca participação dos pais na vida escolar dos seus filhos, ou seja, pais ainda ausentes no que se referem ao acompanhamento dos seus filhos, poucos conhecem as normas da escola e muitos não conhecem o Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP). Foram realizadas reuniões com a comunidade escolar abordando questões como valorização da família na sua diversidade e sua importância no acompanhamento escolar dos filhos, assuntos referentes à organização da escola e a atuação do Conselho Escolar dentro do processo de gestão democrática. Foram usadas mensagens de motivação, vídeos, palestras, diálogos e atividades lúdicas, de esporte e lazer, além de um jantar envolvendo a comunidade escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T02:23:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151675 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001005698 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151675 |
identifier_str_mv |
001005698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151675/1/001005698.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151675/2/001005698.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c9cf1a7f8a26e98c6ca980d94eb3253 7e2b896adce68d809b2d541413bc7be8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224523535613952 |