A escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203653 |
Resumo: | Alunos de ensino básico encontram, muitas vezes, dificuldades no entendimento de termos que fazem parte do repertório escolar e que estão presentes nos materiais utilizados em diferentes disciplinas. Percebe-se que, em geral, não há um trabalho específico no sentido de identificar tais dificuldades e de permitir que os alunos acessem, compreendam e utilizem, efetivamente, essa linguagem tão pontual e concisa. Pensando nessa questão e enfocando alguns princípios da Terminologia, o artigo apresenta relatos de projetos escolares que propõem estratégias e recursos que possam servir de apoio a conteúdos especializados trabalhados em sala de aula. Os projetos relatados envolvem, principalmente, a reflexão, a reconstrução de conceitos e a ampliação da competência linguística dos estudantes. |
id |
UFRGS-2_3100f32f3b800d4d3238655e1d62a830 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203653 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barel, Viviane MarquesBevilacqua, Cleci ReginaBocorny, Ana Eliza Pereira2019-12-21T04:03:39Z20192236-6385http://hdl.handle.net/10183/203653001106107Alunos de ensino básico encontram, muitas vezes, dificuldades no entendimento de termos que fazem parte do repertório escolar e que estão presentes nos materiais utilizados em diferentes disciplinas. Percebe-se que, em geral, não há um trabalho específico no sentido de identificar tais dificuldades e de permitir que os alunos acessem, compreendam e utilizem, efetivamente, essa linguagem tão pontual e concisa. Pensando nessa questão e enfocando alguns princípios da Terminologia, o artigo apresenta relatos de projetos escolares que propõem estratégias e recursos que possam servir de apoio a conteúdos especializados trabalhados em sala de aula. Os projetos relatados envolvem, principalmente, a reflexão, a reconstrução de conceitos e a ampliação da competência linguística dos estudantes.Elementary school students often find difficulties in understanding terms that are part of the school repertoire and which are present in the materials used in different school subjects. In general, there is no clear work to identify such difficulties and to allow students to access, understand and use effectively such a specific and concise language. Thinking about this issue and focusing on some principles of Terminology, the article presents reports of school projects that propose strategies and resources which can support specialized content worked in the classroom. The projects reported mainly involve reflection, the reconstruction of concepts and the growth of students' linguistic competence.application/pdfporCadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 59 (out. 2019), p. [30-51]Conhecimento especializadoEstudos lingüísticosTerminologiaCompetência linguísticaBasic educationSchool projectsSpecialized knowledgeTerminologyA escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiênciasThe school, the specialized knowledge and terminology : experiences reportinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106107.pdf.txt001106107.pdf.txtExtracted Texttext/plain54402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203653/2/001106107.pdf.txt4d8678729251f6c7d99a777fff5c73b2MD52ORIGINAL001106107.pdfTexto completoapplication/pdf894317http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203653/1/001106107.pdf0f1d8705c6ff5a549eeef964a6e1d071MD5110183/2036532023-08-30 03:59:58.367432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203653Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-30T06:59:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiências |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The school, the specialized knowledge and terminology : experiences report |
title |
A escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiências |
spellingShingle |
A escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiências Barel, Viviane Marques Conhecimento especializado Estudos lingüísticos Terminologia Competência linguística Basic education School projects Specialized knowledge Terminology |
title_short |
A escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiências |
title_full |
A escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiências |
title_fullStr |
A escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiências |
title_full_unstemmed |
A escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiências |
title_sort |
A escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiências |
author |
Barel, Viviane Marques |
author_facet |
Barel, Viviane Marques Bevilacqua, Cleci Regina Bocorny, Ana Eliza Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Bevilacqua, Cleci Regina Bocorny, Ana Eliza Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barel, Viviane Marques Bevilacqua, Cleci Regina Bocorny, Ana Eliza Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento especializado Estudos lingüísticos Terminologia Competência linguística |
topic |
Conhecimento especializado Estudos lingüísticos Terminologia Competência linguística Basic education School projects Specialized knowledge Terminology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Basic education School projects Specialized knowledge Terminology |
description |
Alunos de ensino básico encontram, muitas vezes, dificuldades no entendimento de termos que fazem parte do repertório escolar e que estão presentes nos materiais utilizados em diferentes disciplinas. Percebe-se que, em geral, não há um trabalho específico no sentido de identificar tais dificuldades e de permitir que os alunos acessem, compreendam e utilizem, efetivamente, essa linguagem tão pontual e concisa. Pensando nessa questão e enfocando alguns princípios da Terminologia, o artigo apresenta relatos de projetos escolares que propõem estratégias e recursos que possam servir de apoio a conteúdos especializados trabalhados em sala de aula. Os projetos relatados envolvem, principalmente, a reflexão, a reconstrução de conceitos e a ampliação da competência linguística dos estudantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-21T04:03:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/203653 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2236-6385 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001106107 |
identifier_str_mv |
2236-6385 001106107 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/203653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 59 (out. 2019), p. [30-51] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203653/2/001106107.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203653/1/001106107.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d8678729251f6c7d99a777fff5c73b2 0f1d8705c6ff5a549eeef964a6e1d071 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447701761818624 |