A escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barel, Viviane Marques
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bevilacqua, Cleci Regina, Bocorny, Ana Eliza Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203653
Resumo: Alunos de ensino básico encontram, muitas vezes, dificuldades no entendimento de termos que fazem parte do repertório escolar e que estão presentes nos materiais utilizados em diferentes disciplinas. Percebe-se que, em geral, não há um trabalho específico no sentido de identificar tais dificuldades e de permitir que os alunos acessem, compreendam e utilizem, efetivamente, essa linguagem tão pontual e concisa. Pensando nessa questão e enfocando alguns princípios da Terminologia, o artigo apresenta relatos de projetos escolares que propõem estratégias e recursos que possam servir de apoio a conteúdos especializados trabalhados em sala de aula. Os projetos relatados envolvem, principalmente, a reflexão, a reconstrução de conceitos e a ampliação da competência linguística dos estudantes.
id UFRGS-2_3100f32f3b800d4d3238655e1d62a830
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203653
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barel, Viviane MarquesBevilacqua, Cleci ReginaBocorny, Ana Eliza Pereira2019-12-21T04:03:39Z20192236-6385http://hdl.handle.net/10183/203653001106107Alunos de ensino básico encontram, muitas vezes, dificuldades no entendimento de termos que fazem parte do repertório escolar e que estão presentes nos materiais utilizados em diferentes disciplinas. Percebe-se que, em geral, não há um trabalho específico no sentido de identificar tais dificuldades e de permitir que os alunos acessem, compreendam e utilizem, efetivamente, essa linguagem tão pontual e concisa. Pensando nessa questão e enfocando alguns princípios da Terminologia, o artigo apresenta relatos de projetos escolares que propõem estratégias e recursos que possam servir de apoio a conteúdos especializados trabalhados em sala de aula. Os projetos relatados envolvem, principalmente, a reflexão, a reconstrução de conceitos e a ampliação da competência linguística dos estudantes.Elementary school students often find difficulties in understanding terms that are part of the school repertoire and which are present in the materials used in different school subjects. In general, there is no clear work to identify such difficulties and to allow students to access, understand and use effectively such a specific and concise language. Thinking about this issue and focusing on some principles of Terminology, the article presents reports of school projects that propose strategies and resources which can support specialized content worked in the classroom. The projects reported mainly involve reflection, the reconstruction of concepts and the growth of students' linguistic competence.application/pdfporCadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 59 (out. 2019), p. [30-51]Conhecimento especializadoEstudos lingüísticosTerminologiaCompetência linguísticaBasic educationSchool projectsSpecialized knowledgeTerminologyA escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiênciasThe school, the specialized knowledge and terminology : experiences reportinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106107.pdf.txt001106107.pdf.txtExtracted Texttext/plain54402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203653/2/001106107.pdf.txt4d8678729251f6c7d99a777fff5c73b2MD52ORIGINAL001106107.pdfTexto completoapplication/pdf894317http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203653/1/001106107.pdf0f1d8705c6ff5a549eeef964a6e1d071MD5110183/2036532023-08-30 03:59:58.367432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203653Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-30T06:59:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiências
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The school, the specialized knowledge and terminology : experiences report
title A escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiências
spellingShingle A escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiências
Barel, Viviane Marques
Conhecimento especializado
Estudos lingüísticos
Terminologia
Competência linguística
Basic education
School projects
Specialized knowledge
Terminology
title_short A escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiências
title_full A escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiências
title_fullStr A escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiências
title_full_unstemmed A escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiências
title_sort A escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiências
author Barel, Viviane Marques
author_facet Barel, Viviane Marques
Bevilacqua, Cleci Regina
Bocorny, Ana Eliza Pereira
author_role author
author2 Bevilacqua, Cleci Regina
Bocorny, Ana Eliza Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barel, Viviane Marques
Bevilacqua, Cleci Regina
Bocorny, Ana Eliza Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento especializado
Estudos lingüísticos
Terminologia
Competência linguística
topic Conhecimento especializado
Estudos lingüísticos
Terminologia
Competência linguística
Basic education
School projects
Specialized knowledge
Terminology
dc.subject.eng.fl_str_mv Basic education
School projects
Specialized knowledge
Terminology
description Alunos de ensino básico encontram, muitas vezes, dificuldades no entendimento de termos que fazem parte do repertório escolar e que estão presentes nos materiais utilizados em diferentes disciplinas. Percebe-se que, em geral, não há um trabalho específico no sentido de identificar tais dificuldades e de permitir que os alunos acessem, compreendam e utilizem, efetivamente, essa linguagem tão pontual e concisa. Pensando nessa questão e enfocando alguns princípios da Terminologia, o artigo apresenta relatos de projetos escolares que propõem estratégias e recursos que possam servir de apoio a conteúdos especializados trabalhados em sala de aula. Os projetos relatados envolvem, principalmente, a reflexão, a reconstrução de conceitos e a ampliação da competência linguística dos estudantes.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-21T04:03:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203653
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2236-6385
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001106107
identifier_str_mv 2236-6385
001106107
url http://hdl.handle.net/10183/203653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 59 (out. 2019), p. [30-51]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203653/2/001106107.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203653/1/001106107.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d8678729251f6c7d99a777fff5c73b2
0f1d8705c6ff5a549eeef964a6e1d071
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447701761818624