Plano de negócios para abertura de grife de roupas de moda LGBTQ+
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203739 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é realizar uma análise de viabilidade para a abertura de uma grife de moda chamada “Satã”. A empresa tem como objetivo produzir moda conceito para um público alvo LGBTQ+. Além disso, a empresa tem um objetivo realizar todos os seus processos de criação, produção e administração por pessoas LGBTQ+, sobretudo às pessoas em situação de vulnerabilidade social, como transexuais ou homossexuais com maior dificuldade de encontrar colocação profissional em função de discriminação. Para isso foi necessário definir os conceitos de empreendedorismo social, questões de gênero, mercado consumidor e os conceitos da administração. Na sequência foi realizada uma análise de mercado buscando identificar o contexto social e econômico das pessoas LGBTQ+, da indústria da moda e então foi realizada uma pesquisa exploratória quantitativa buscando compreender as diferenças no consumo de moda e na percepção de responsabilidade social entre pessoas LGBTQ+ e não-LGBTQ+. Foi então elaborado um plano de negócios, englobando pontos como estratégia, marketing, gestão de pessoas e planejamento financeiro, confirmando a viabilidade do projeto. |
id |
UFRGS-2_3227bc7a782327114868b39d59dd407d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203739 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Yuri de OliveiraLopes, Fernando Dias2019-12-27T04:01:50Z2019http://hdl.handle.net/10183/203739001108360O objetivo deste trabalho é realizar uma análise de viabilidade para a abertura de uma grife de moda chamada “Satã”. A empresa tem como objetivo produzir moda conceito para um público alvo LGBTQ+. Além disso, a empresa tem um objetivo realizar todos os seus processos de criação, produção e administração por pessoas LGBTQ+, sobretudo às pessoas em situação de vulnerabilidade social, como transexuais ou homossexuais com maior dificuldade de encontrar colocação profissional em função de discriminação. Para isso foi necessário definir os conceitos de empreendedorismo social, questões de gênero, mercado consumidor e os conceitos da administração. Na sequência foi realizada uma análise de mercado buscando identificar o contexto social e econômico das pessoas LGBTQ+, da indústria da moda e então foi realizada uma pesquisa exploratória quantitativa buscando compreender as diferenças no consumo de moda e na percepção de responsabilidade social entre pessoas LGBTQ+ e não-LGBTQ+. Foi então elaborado um plano de negócios, englobando pontos como estratégia, marketing, gestão de pessoas e planejamento financeiro, confirmando a viabilidade do projeto.The objective of this paper is realize a feasibility analysis for the opening of a fashion brand called “Satã”. The company has the objective of producing high fashion for the LGBTQ+ target. Besides, the company has also as an objective to realize every creation, production and business administration processes by LGBTQ+ people, especially for those people who are in a social vulnerability situation, such as transgender people and homosexuals, who has more difficult in finding professional placement due to prejudice. For this, it was necessary define the concepts of social entrepreneurship, gender, consumption market and concepts of business administration. Later it was realized an market analysis seeking to identify the social and economic context of the LGBTQ+ people, of the fashion industry and then it was realized an exploratory research with quantitative data, seeking to understand the differences in the consumption of fashion and in the perception of social responsibility among LGBTQ+ people and non-LGBTQ+ people. Then it was elaborated a business plan, reaching points such as strategy, marketing, people management and finances, confirming the viability of the project.application/pdfporAdministração de empresasPlano de negóciosEmpreendedorismo socialVestuárioSocial entrepreneurshipSocial responsibilityGender economicsConscious consumptionBusiness planDiversityPlano de negócios para abertura de grife de roupas de moda LGBTQ+info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108360.pdf.txt001108360.pdf.txtExtracted Texttext/plain199065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203739/2/001108360.pdf.txt36ede498dca059952505e98ac184347aMD52ORIGINAL001108360.pdfTexto completoapplication/pdf1574508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203739/1/001108360.pdfe2a559910e0c9f0e253a77df6a4e4552MD5110183/2037392023-05-06 03:24:32.202986oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203739Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-06T06:24:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Plano de negócios para abertura de grife de roupas de moda LGBTQ+ |
title |
Plano de negócios para abertura de grife de roupas de moda LGBTQ+ |
spellingShingle |
Plano de negócios para abertura de grife de roupas de moda LGBTQ+ Silva, Yuri de Oliveira Administração de empresas Plano de negócios Empreendedorismo social Vestuário Social entrepreneurship Social responsibility Gender economics Conscious consumption Business plan Diversity |
title_short |
Plano de negócios para abertura de grife de roupas de moda LGBTQ+ |
title_full |
Plano de negócios para abertura de grife de roupas de moda LGBTQ+ |
title_fullStr |
Plano de negócios para abertura de grife de roupas de moda LGBTQ+ |
title_full_unstemmed |
Plano de negócios para abertura de grife de roupas de moda LGBTQ+ |
title_sort |
Plano de negócios para abertura de grife de roupas de moda LGBTQ+ |
author |
Silva, Yuri de Oliveira |
author_facet |
Silva, Yuri de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Yuri de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Fernando Dias |
contributor_str_mv |
Lopes, Fernando Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de empresas Plano de negócios Empreendedorismo social Vestuário |
topic |
Administração de empresas Plano de negócios Empreendedorismo social Vestuário Social entrepreneurship Social responsibility Gender economics Conscious consumption Business plan Diversity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social entrepreneurship Social responsibility Gender economics Conscious consumption Business plan Diversity |
description |
O objetivo deste trabalho é realizar uma análise de viabilidade para a abertura de uma grife de moda chamada “Satã”. A empresa tem como objetivo produzir moda conceito para um público alvo LGBTQ+. Além disso, a empresa tem um objetivo realizar todos os seus processos de criação, produção e administração por pessoas LGBTQ+, sobretudo às pessoas em situação de vulnerabilidade social, como transexuais ou homossexuais com maior dificuldade de encontrar colocação profissional em função de discriminação. Para isso foi necessário definir os conceitos de empreendedorismo social, questões de gênero, mercado consumidor e os conceitos da administração. Na sequência foi realizada uma análise de mercado buscando identificar o contexto social e econômico das pessoas LGBTQ+, da indústria da moda e então foi realizada uma pesquisa exploratória quantitativa buscando compreender as diferenças no consumo de moda e na percepção de responsabilidade social entre pessoas LGBTQ+ e não-LGBTQ+. Foi então elaborado um plano de negócios, englobando pontos como estratégia, marketing, gestão de pessoas e planejamento financeiro, confirmando a viabilidade do projeto. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-27T04:01:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/203739 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001108360 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/203739 |
identifier_str_mv |
001108360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203739/2/001108360.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203739/1/001108360.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
36ede498dca059952505e98ac184347a e2a559910e0c9f0e253a77df6a4e4552 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224589434421248 |