Plano de negócios para abertura de grife de roupas de moda LGBTQ+

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Yuri de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203739
Resumo: O objetivo deste trabalho é realizar uma análise de viabilidade para a abertura de uma grife de moda chamada “Satã”. A empresa tem como objetivo produzir moda conceito para um público alvo LGBTQ+. Além disso, a empresa tem um objetivo realizar todos os seus processos de criação, produção e administração por pessoas LGBTQ+, sobretudo às pessoas em situação de vulnerabilidade social, como transexuais ou homossexuais com maior dificuldade de encontrar colocação profissional em função de discriminação. Para isso foi necessário definir os conceitos de empreendedorismo social, questões de gênero, mercado consumidor e os conceitos da administração. Na sequência foi realizada uma análise de mercado buscando identificar o contexto social e econômico das pessoas LGBTQ+, da indústria da moda e então foi realizada uma pesquisa exploratória quantitativa buscando compreender as diferenças no consumo de moda e na percepção de responsabilidade social entre pessoas LGBTQ+ e não-LGBTQ+. Foi então elaborado um plano de negócios, englobando pontos como estratégia, marketing, gestão de pessoas e planejamento financeiro, confirmando a viabilidade do projeto.
id UFRGS-2_3227bc7a782327114868b39d59dd407d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203739
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Yuri de OliveiraLopes, Fernando Dias2019-12-27T04:01:50Z2019http://hdl.handle.net/10183/203739001108360O objetivo deste trabalho é realizar uma análise de viabilidade para a abertura de uma grife de moda chamada “Satã”. A empresa tem como objetivo produzir moda conceito para um público alvo LGBTQ+. Além disso, a empresa tem um objetivo realizar todos os seus processos de criação, produção e administração por pessoas LGBTQ+, sobretudo às pessoas em situação de vulnerabilidade social, como transexuais ou homossexuais com maior dificuldade de encontrar colocação profissional em função de discriminação. Para isso foi necessário definir os conceitos de empreendedorismo social, questões de gênero, mercado consumidor e os conceitos da administração. Na sequência foi realizada uma análise de mercado buscando identificar o contexto social e econômico das pessoas LGBTQ+, da indústria da moda e então foi realizada uma pesquisa exploratória quantitativa buscando compreender as diferenças no consumo de moda e na percepção de responsabilidade social entre pessoas LGBTQ+ e não-LGBTQ+. Foi então elaborado um plano de negócios, englobando pontos como estratégia, marketing, gestão de pessoas e planejamento financeiro, confirmando a viabilidade do projeto.The objective of this paper is realize a feasibility analysis for the opening of a fashion brand called “Satã”. The company has the objective of producing high fashion for the LGBTQ+ target. Besides, the company has also as an objective to realize every creation, production and business administration processes by LGBTQ+ people, especially for those people who are in a social vulnerability situation, such as transgender people and homosexuals, who has more difficult in finding professional placement due to prejudice. For this, it was necessary define the concepts of social entrepreneurship, gender, consumption market and concepts of business administration. Later it was realized an market analysis seeking to identify the social and economic context of the LGBTQ+ people, of the fashion industry and then it was realized an exploratory research with quantitative data, seeking to understand the differences in the consumption of fashion and in the perception of social responsibility among LGBTQ+ people and non-LGBTQ+ people. Then it was elaborated a business plan, reaching points such as strategy, marketing, people management and finances, confirming the viability of the project.application/pdfporAdministração de empresasPlano de negóciosEmpreendedorismo socialVestuárioSocial entrepreneurshipSocial responsibilityGender economicsConscious consumptionBusiness planDiversityPlano de negócios para abertura de grife de roupas de moda LGBTQ+info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108360.pdf.txt001108360.pdf.txtExtracted Texttext/plain199065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203739/2/001108360.pdf.txt36ede498dca059952505e98ac184347aMD52ORIGINAL001108360.pdfTexto completoapplication/pdf1574508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203739/1/001108360.pdfe2a559910e0c9f0e253a77df6a4e4552MD5110183/2037392023-05-06 03:24:32.202986oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203739Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-06T06:24:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plano de negócios para abertura de grife de roupas de moda LGBTQ+
title Plano de negócios para abertura de grife de roupas de moda LGBTQ+
spellingShingle Plano de negócios para abertura de grife de roupas de moda LGBTQ+
Silva, Yuri de Oliveira
Administração de empresas
Plano de negócios
Empreendedorismo social
Vestuário
Social entrepreneurship
Social responsibility
Gender economics
Conscious consumption
Business plan
Diversity
title_short Plano de negócios para abertura de grife de roupas de moda LGBTQ+
title_full Plano de negócios para abertura de grife de roupas de moda LGBTQ+
title_fullStr Plano de negócios para abertura de grife de roupas de moda LGBTQ+
title_full_unstemmed Plano de negócios para abertura de grife de roupas de moda LGBTQ+
title_sort Plano de negócios para abertura de grife de roupas de moda LGBTQ+
author Silva, Yuri de Oliveira
author_facet Silva, Yuri de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Yuri de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Fernando Dias
contributor_str_mv Lopes, Fernando Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Plano de negócios
Empreendedorismo social
Vestuário
topic Administração de empresas
Plano de negócios
Empreendedorismo social
Vestuário
Social entrepreneurship
Social responsibility
Gender economics
Conscious consumption
Business plan
Diversity
dc.subject.eng.fl_str_mv Social entrepreneurship
Social responsibility
Gender economics
Conscious consumption
Business plan
Diversity
description O objetivo deste trabalho é realizar uma análise de viabilidade para a abertura de uma grife de moda chamada “Satã”. A empresa tem como objetivo produzir moda conceito para um público alvo LGBTQ+. Além disso, a empresa tem um objetivo realizar todos os seus processos de criação, produção e administração por pessoas LGBTQ+, sobretudo às pessoas em situação de vulnerabilidade social, como transexuais ou homossexuais com maior dificuldade de encontrar colocação profissional em função de discriminação. Para isso foi necessário definir os conceitos de empreendedorismo social, questões de gênero, mercado consumidor e os conceitos da administração. Na sequência foi realizada uma análise de mercado buscando identificar o contexto social e econômico das pessoas LGBTQ+, da indústria da moda e então foi realizada uma pesquisa exploratória quantitativa buscando compreender as diferenças no consumo de moda e na percepção de responsabilidade social entre pessoas LGBTQ+ e não-LGBTQ+. Foi então elaborado um plano de negócios, englobando pontos como estratégia, marketing, gestão de pessoas e planejamento financeiro, confirmando a viabilidade do projeto.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-27T04:01:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203739
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001108360
url http://hdl.handle.net/10183/203739
identifier_str_mv 001108360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203739/2/001108360.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203739/1/001108360.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 36ede498dca059952505e98ac184347a
e2a559910e0c9f0e253a77df6a4e4552
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224589434421248