Histórias em quadrinhos como material didático alternativo para o trabalho de educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148364 |
Resumo: | Concebe-se que problemáticas ambientais podem chegar ao conhecimento de grande parte da população, e atingir pessoas de todas as idades e níveis de (in)formação, através dos meios de comunicação. As histórias em quadrinhos, no caso deste estudo, são consideradas um veículo muito importante para a informação, produção de signifi cados e tentativa de sensibilização das crianças, jovens e adultos. No presente estudo, buscou-se analisar os conteúdos relacionados à temática ambiental que fazem parte do enredo das histórias em quadrinhos de Maurício de Souza, e sua importância como difusores de concepções, saberes e conceitos do campo das ciências ambientais. Tais conceitos podem estar explícitos e/ou implícitos no conteúdo das histórias que buscam tratar de temáticas ambientais, portanto buscou-se também mostrar quais são os principais artefatos (imagens, palavras e signos) utilizados nesse espaço, visando à sensibilização do leitor. |
id |
UFRGS-2_327f87be5d6d30363d71adc5168ec5bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148364 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lisbôa, Lívia LüdkeJunqueira, HeloisaDel Pino, Jose Claudio2016-09-23T02:14:16Z20081981-1268http://hdl.handle.net/10183/148364000638103Concebe-se que problemáticas ambientais podem chegar ao conhecimento de grande parte da população, e atingir pessoas de todas as idades e níveis de (in)formação, através dos meios de comunicação. As histórias em quadrinhos, no caso deste estudo, são consideradas um veículo muito importante para a informação, produção de signifi cados e tentativa de sensibilização das crianças, jovens e adultos. No presente estudo, buscou-se analisar os conteúdos relacionados à temática ambiental que fazem parte do enredo das histórias em quadrinhos de Maurício de Souza, e sua importância como difusores de concepções, saberes e conceitos do campo das ciências ambientais. Tais conceitos podem estar explícitos e/ou implícitos no conteúdo das histórias que buscam tratar de temáticas ambientais, portanto buscou-se também mostrar quais são os principais artefatos (imagens, palavras e signos) utilizados nesse espaço, visando à sensibilização do leitor.We accept that environmental problematic can be known by most of the society, and reach people of all ages and (in) formation levels, trough the media. Comic strips, in the case of this study, are considered a very important medium for the information, meaning production and sensitizing children, young and old people. In the present study, we attempted to analyze the contents related to the environmental thematic that are part of the plot of Mauricio de Souza’s comic strips, and its importance as a diffuser of opinions, knowledge, representations and concepts on the fi eld of environmental science. These concepts can be explicit or implicit in the content of the comic strips with environmental thematic, so we attempted as well to show which are the main means of communication (images, words and signs) used in this space, that aim sensitizing the reader.application/pdfporGaia scientia. João Pessoa. Vol. 2, n. 1 (mar. 2008), p. 29-39Ensino de quimicaEducação ambientalMetodologia do ensinoComic stripsEnvironmental thematicSensitizingHistórias em quadrinhos como material didático alternativo para o trabalho de educação ambientalComic strips as an alternative teaching material for enviromental education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000638103.pdf000638103.pdfTexto completoapplication/pdf151482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148364/1/000638103.pdfb6ef9f011bb7de97045bf3810198236aMD51TEXT000638103.pdf.txt000638103.pdf.txtExtracted Texttext/plain52813http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148364/2/000638103.pdf.txt0815b393bd91593362e6ea9c2eba22efMD52THUMBNAIL000638103.pdf.jpg000638103.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148364/3/000638103.pdf.jpg8ed04d26adb82f29304061048574d82fMD5310183/1483642018-10-29 08:55:41.247oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148364Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:55:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos como material didático alternativo para o trabalho de educação ambiental |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Comic strips as an alternative teaching material for enviromental education |
title |
Histórias em quadrinhos como material didático alternativo para o trabalho de educação ambiental |
spellingShingle |
Histórias em quadrinhos como material didático alternativo para o trabalho de educação ambiental Lisbôa, Lívia Lüdke Ensino de quimica Educação ambiental Metodologia do ensino Comic strips Environmental thematic Sensitizing |
title_short |
Histórias em quadrinhos como material didático alternativo para o trabalho de educação ambiental |
title_full |
Histórias em quadrinhos como material didático alternativo para o trabalho de educação ambiental |
title_fullStr |
Histórias em quadrinhos como material didático alternativo para o trabalho de educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Histórias em quadrinhos como material didático alternativo para o trabalho de educação ambiental |
title_sort |
Histórias em quadrinhos como material didático alternativo para o trabalho de educação ambiental |
author |
Lisbôa, Lívia Lüdke |
author_facet |
Lisbôa, Lívia Lüdke Junqueira, Heloisa Del Pino, Jose Claudio |
author_role |
author |
author2 |
Junqueira, Heloisa Del Pino, Jose Claudio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lisbôa, Lívia Lüdke Junqueira, Heloisa Del Pino, Jose Claudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de quimica Educação ambiental Metodologia do ensino |
topic |
Ensino de quimica Educação ambiental Metodologia do ensino Comic strips Environmental thematic Sensitizing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Comic strips Environmental thematic Sensitizing |
description |
Concebe-se que problemáticas ambientais podem chegar ao conhecimento de grande parte da população, e atingir pessoas de todas as idades e níveis de (in)formação, através dos meios de comunicação. As histórias em quadrinhos, no caso deste estudo, são consideradas um veículo muito importante para a informação, produção de signifi cados e tentativa de sensibilização das crianças, jovens e adultos. No presente estudo, buscou-se analisar os conteúdos relacionados à temática ambiental que fazem parte do enredo das histórias em quadrinhos de Maurício de Souza, e sua importância como difusores de concepções, saberes e conceitos do campo das ciências ambientais. Tais conceitos podem estar explícitos e/ou implícitos no conteúdo das histórias que buscam tratar de temáticas ambientais, portanto buscou-se também mostrar quais são os principais artefatos (imagens, palavras e signos) utilizados nesse espaço, visando à sensibilização do leitor. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-23T02:14:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148364 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1981-1268 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000638103 |
identifier_str_mv |
1981-1268 000638103 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Gaia scientia. João Pessoa. Vol. 2, n. 1 (mar. 2008), p. 29-39 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148364/1/000638103.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148364/2/000638103.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148364/3/000638103.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b6ef9f011bb7de97045bf3810198236a 0815b393bd91593362e6ea9c2eba22ef 8ed04d26adb82f29304061048574d82f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224907904778240 |