Participação na gestão democrática : um sonho possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Lisiane Bestani Pereira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151668
Resumo: O presente Trabalho de conclusão do curso de especialização em Gestão Escolar na Faculdade de Educação da Universidade Federal do RS, onde procuramos aproximar nossos estudos sobre a Gestão Democrática da Educação e a participação da comunidade escolar da Escola pesquisada; tendo como objetivo principal a participação na Gestão Democrática da Escola; Objetivos Específicos - Estimular a gestão democrática da escola através do fortalecimento da participação da comunidade escolar; - Construir o Projeto Pedagógico, através do fortalecimento o seu envolvimento, implementado na Escola pesquisada - Introdução, Participação da comunidade escolar com o propósito de reconstruir o Projeto Político Pedagógico da Escola de maneira coletiva e verdadeiramente participativa. Partes: Gestão democrática onde procuramos realizar o que é e como vem sendo desenvolvida na escola pesquisada, Projeto político pedagógico como o caminho a ser percorrido com a participação do coletivo e como está hoje nesta escola, participação na escola sua importância e como vem sendo desenvolvido, possibilidades de mudança. Participação e gestão democrática da educação, refletindo entre teoria e prática, onde ocorre o paralelo sobre o que foi estudado e a realidade dessa comunidade procurando identificar avanços e dificuldades e as considerações finais onde colocamos as percepções e objetivos alcançados através desse trabalho. O referencial teórico utilizado foram Carlos Jamil Cury, Demerval Saviani, Vitor Henrique Paro, Carmem Moreira de Castro Neves A pesquisa utilizada foi pesquisa- ação que possibilitou a intervenção dentro de uma problemática social, analisando-a e anunciando seu objetivo de forma a mobilizar os participantes, construindo novos saberes.
id UFRGS-2_335d3067caf3cc4e6b972f19c01cc180
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151668
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fonseca, Lisiane Bestani Pereira daComerlatto, Luciani Paz2017-02-14T02:23:40Z2015http://hdl.handle.net/10183/151668001004995O presente Trabalho de conclusão do curso de especialização em Gestão Escolar na Faculdade de Educação da Universidade Federal do RS, onde procuramos aproximar nossos estudos sobre a Gestão Democrática da Educação e a participação da comunidade escolar da Escola pesquisada; tendo como objetivo principal a participação na Gestão Democrática da Escola; Objetivos Específicos - Estimular a gestão democrática da escola através do fortalecimento da participação da comunidade escolar; - Construir o Projeto Pedagógico, através do fortalecimento o seu envolvimento, implementado na Escola pesquisada - Introdução, Participação da comunidade escolar com o propósito de reconstruir o Projeto Político Pedagógico da Escola de maneira coletiva e verdadeiramente participativa. Partes: Gestão democrática onde procuramos realizar o que é e como vem sendo desenvolvida na escola pesquisada, Projeto político pedagógico como o caminho a ser percorrido com a participação do coletivo e como está hoje nesta escola, participação na escola sua importância e como vem sendo desenvolvido, possibilidades de mudança. Participação e gestão democrática da educação, refletindo entre teoria e prática, onde ocorre o paralelo sobre o que foi estudado e a realidade dessa comunidade procurando identificar avanços e dificuldades e as considerações finais onde colocamos as percepções e objetivos alcançados através desse trabalho. O referencial teórico utilizado foram Carlos Jamil Cury, Demerval Saviani, Vitor Henrique Paro, Carmem Moreira de Castro Neves A pesquisa utilizada foi pesquisa- ação que possibilitou a intervenção dentro de uma problemática social, analisando-a e anunciando seu objetivo de forma a mobilizar os participantes, construindo novos saberes.This Working completion of the specialization course in School Management at the Faculty of Education of the Federal University of Rio Grande do Sul, where we try to approach our study of the relationship of Education of the Democratic Management and the participation of the school community searched School; Its main objective participation in School Democratic Management; Specific Objectives - To stimulate the democratic management of the school by strengthening the school community participation; - Building Education Programme, by strengthening their involvement, implemented in the surveyed School - Introduction, the school community participation in order to rebuild the Pedagogical Political Project of the School of collectively and truly participatory. Parties: Democratic management where we try to accomplish what is and how it is being developed in the research school, political pedagogical project as the way to go with the participation of the team and how it is today in this school, participation in school their importance and how is being developed , possibilities of change. Participation and democratic management of education, reflecting between theory and practice, where parallel on what has been studied and the reality of this community seeking to identify achievements and difficulties and closing remarks where we put the perceptions and goals achieved through this work occurs. The theoretical framework was Carlos Jamil Cury, Demerval Saviani, Vitor Henrique Paro, Carmen Moreira de Castro Neves The research used was action research that led to the intervention within a social problem, analyzing it and announcing its goal to mobilize participants, building new knowledge.application/pdfporGestão democráticaProjeto pedagógicoParticipaçãoComunidade escolarParticipationDemocratic managementSchool communityParticipação na gestão democrática : um sonho possívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004995.pdf001004995.pdfTexto completoapplication/pdf739400http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151668/1/001004995.pdf9ad7bf2506bb3daae58118ea509fee42MD51TEXT001004995.pdf.txt001004995.pdf.txtExtracted Texttext/plain96228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151668/2/001004995.pdf.txt2f93e0147d4a58b6e25da0d34ffa5887MD5210183/1516682017-02-15 02:27:50.813838oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151668Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Participação na gestão democrática : um sonho possível
title Participação na gestão democrática : um sonho possível
spellingShingle Participação na gestão democrática : um sonho possível
Fonseca, Lisiane Bestani Pereira da
Gestão democrática
Projeto pedagógico
Participação
Comunidade escolar
Participation
Democratic management
School community
title_short Participação na gestão democrática : um sonho possível
title_full Participação na gestão democrática : um sonho possível
title_fullStr Participação na gestão democrática : um sonho possível
title_full_unstemmed Participação na gestão democrática : um sonho possível
title_sort Participação na gestão democrática : um sonho possível
author Fonseca, Lisiane Bestani Pereira da
author_facet Fonseca, Lisiane Bestani Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Lisiane Bestani Pereira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Comerlatto, Luciani Paz
contributor_str_mv Comerlatto, Luciani Paz
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Projeto pedagógico
Participação
Comunidade escolar
topic Gestão democrática
Projeto pedagógico
Participação
Comunidade escolar
Participation
Democratic management
School community
dc.subject.eng.fl_str_mv Participation
Democratic management
School community
description O presente Trabalho de conclusão do curso de especialização em Gestão Escolar na Faculdade de Educação da Universidade Federal do RS, onde procuramos aproximar nossos estudos sobre a Gestão Democrática da Educação e a participação da comunidade escolar da Escola pesquisada; tendo como objetivo principal a participação na Gestão Democrática da Escola; Objetivos Específicos - Estimular a gestão democrática da escola através do fortalecimento da participação da comunidade escolar; - Construir o Projeto Pedagógico, através do fortalecimento o seu envolvimento, implementado na Escola pesquisada - Introdução, Participação da comunidade escolar com o propósito de reconstruir o Projeto Político Pedagógico da Escola de maneira coletiva e verdadeiramente participativa. Partes: Gestão democrática onde procuramos realizar o que é e como vem sendo desenvolvida na escola pesquisada, Projeto político pedagógico como o caminho a ser percorrido com a participação do coletivo e como está hoje nesta escola, participação na escola sua importância e como vem sendo desenvolvido, possibilidades de mudança. Participação e gestão democrática da educação, refletindo entre teoria e prática, onde ocorre o paralelo sobre o que foi estudado e a realidade dessa comunidade procurando identificar avanços e dificuldades e as considerações finais onde colocamos as percepções e objetivos alcançados através desse trabalho. O referencial teórico utilizado foram Carlos Jamil Cury, Demerval Saviani, Vitor Henrique Paro, Carmem Moreira de Castro Neves A pesquisa utilizada foi pesquisa- ação que possibilitou a intervenção dentro de uma problemática social, analisando-a e anunciando seu objetivo de forma a mobilizar os participantes, construindo novos saberes.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151668
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001004995
url http://hdl.handle.net/10183/151668
identifier_str_mv 001004995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151668/1/001004995.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151668/2/001004995.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ad7bf2506bb3daae58118ea509fee42
2f93e0147d4a58b6e25da0d34ffa5887
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224523523031040