Análise de material didático de língua estrangeira voltado a contextos tecnológicos e produzido por professores em formação
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172848 |
Resumo: | Este trabalho analisa materiais didáticos voltados a contextos de tecnologia digital produzidos por professores em pré-serviço. Tais materiais didáticos foram produzidos em uma disciplina semipresencial voltada a reflexões sobre o ensino de língua estrangeira mediado por tecnologia. Os alunos foram instigados, ao final do curso, a produzirem as suas próprias unidades didáticas. Dessa maneira, seguimos duas metodologias distintas de análise dessas unidades. Primeiramente, foi realizada uma análise das unidades considerando suas características tecnológicas, seguindo parâmetros de objetos de aprendizagem (ARAÚJO, 2013). Após esse primeiro estudo, foi realizada uma segunda análise considerando as diferentes estratégias de aprendizagem de linguagem (OXFORD, 2003) que as tarefas ali presentes poderiam suscitar em uma aula de língua estrangeira. Espera-se que com essa pesquisa os professores em formação possam tornar-se produtores autônomos de produtos pedagógicos digitais. |
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Barcellos, Patrícia da Silva Campelo CostaNunes, Mariana Backes2018-02-24T02:26:11Z20171679-1916http://hdl.handle.net/10183/172848001059426Este trabalho analisa materiais didáticos voltados a contextos de tecnologia digital produzidos por professores em pré-serviço. Tais materiais didáticos foram produzidos em uma disciplina semipresencial voltada a reflexões sobre o ensino de língua estrangeira mediado por tecnologia. Os alunos foram instigados, ao final do curso, a produzirem as suas próprias unidades didáticas. Dessa maneira, seguimos duas metodologias distintas de análise dessas unidades. Primeiramente, foi realizada uma análise das unidades considerando suas características tecnológicas, seguindo parâmetros de objetos de aprendizagem (ARAÚJO, 2013). Após esse primeiro estudo, foi realizada uma segunda análise considerando as diferentes estratégias de aprendizagem de linguagem (OXFORD, 2003) que as tarefas ali presentes poderiam suscitar em uma aula de língua estrangeira. Espera-se que com essa pesquisa os professores em formação possam tornar-se produtores autônomos de produtos pedagógicos digitais.This paper analyzes didactic materials geared to contexts of digital technology produced by pre-service teachers. These didactic materials were produced in a semipresential course focused on reflections on technology-mediated foreign language teaching. Students were encouraged, at the end of the course, to produce their own didactic units. This way, we followed two different methodologies of analysis for these units. First, an analysis of the units was conducted considering their technological characteristics and the concept of learning objects (ARAÚJO, 2013). After this first study, a second analysis was performed considering the different strategies of language learning (OXFORD, 2003) that the tasks of the didactic units could raise in a foreign language classroom. It is hoped that with this research training teachers can become autonomous producers of digital pedagogical products.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 15, n. 2 (dez. 2017), p. [1-10]Material didático digitalObjetos de aprendizagemAprendizagem de língua estrangeiraLíngua estrangeira : AprendizagemDigital didactic materialsLearning objectsLanguage learning strategiesAnálise de material didático de língua estrangeira voltado a contextos tecnológicos e produzido por professores em formaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059426.pdf001059426.pdfTexto completoapplication/pdf1562084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172848/1/001059426.pdf47e3335cb5f91fa018c9e2f7d676dcb3MD51TEXT001059426.pdf.txt001059426.pdf.txtExtracted Texttext/plain30781http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172848/2/001059426.pdf.txt0cdbc58a5ad1a4802be586d45be61581MD52THUMBNAIL001059426.pdf.jpg001059426.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172848/3/001059426.pdf.jpg463dad359ce736a3ea195c71274cddd4MD5310183/1728482023-09-24 03:38:56.495243oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172848Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-24T06:38:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este trabalho analisa materiais didáticos voltados a contextos de tecnologia digital produzidos por professores em pré-serviço. Tais materiais didáticos foram produzidos em uma disciplina semipresencial voltada a reflexões sobre o ensino de língua estrangeira mediado por tecnologia. Os alunos foram instigados, ao final do curso, a produzirem as suas próprias unidades didáticas. Dessa maneira, seguimos duas metodologias distintas de análise dessas unidades. Primeiramente, foi realizada uma análise das unidades considerando suas características tecnológicas, seguindo parâmetros de objetos de aprendizagem (ARAÚJO, 2013). Após esse primeiro estudo, foi realizada uma segunda análise considerando as diferentes estratégias de aprendizagem de linguagem (OXFORD, 2003) que as tarefas ali presentes poderiam suscitar em uma aula de língua estrangeira. Espera-se que com essa pesquisa os professores em formação possam tornar-se produtores autônomos de produtos pedagógicos digitais. |
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