Análise de material didático de língua estrangeira voltado a contextos tecnológicos e produzido por professores em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nunes, Mariana Backes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172848
Resumo: Este trabalho analisa materiais didáticos voltados a contextos de tecnologia digital produzidos por professores em pré-serviço. Tais materiais didáticos foram produzidos em uma disciplina semipresencial voltada a reflexões sobre o ensino de língua estrangeira mediado por tecnologia. Os alunos foram instigados, ao final do curso, a produzirem as suas próprias unidades didáticas. Dessa maneira, seguimos duas metodologias distintas de análise dessas unidades. Primeiramente, foi realizada uma análise das unidades considerando suas características tecnológicas, seguindo parâmetros de objetos de aprendizagem (ARAÚJO, 2013). Após esse primeiro estudo, foi realizada uma segunda análise considerando as diferentes estratégias de aprendizagem de linguagem (OXFORD, 2003) que as tarefas ali presentes poderiam suscitar em uma aula de língua estrangeira. Espera-se que com essa pesquisa os professores em formação possam tornar-se produtores autônomos de produtos pedagógicos digitais.
id UFRGS-2_338547a42ea014a562738d605b4fc8d2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172848
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barcellos, Patrícia da Silva Campelo CostaNunes, Mariana Backes2018-02-24T02:26:11Z20171679-1916http://hdl.handle.net/10183/172848001059426Este trabalho analisa materiais didáticos voltados a contextos de tecnologia digital produzidos por professores em pré-serviço. Tais materiais didáticos foram produzidos em uma disciplina semipresencial voltada a reflexões sobre o ensino de língua estrangeira mediado por tecnologia. Os alunos foram instigados, ao final do curso, a produzirem as suas próprias unidades didáticas. Dessa maneira, seguimos duas metodologias distintas de análise dessas unidades. Primeiramente, foi realizada uma análise das unidades considerando suas características tecnológicas, seguindo parâmetros de objetos de aprendizagem (ARAÚJO, 2013). Após esse primeiro estudo, foi realizada uma segunda análise considerando as diferentes estratégias de aprendizagem de linguagem (OXFORD, 2003) que as tarefas ali presentes poderiam suscitar em uma aula de língua estrangeira. Espera-se que com essa pesquisa os professores em formação possam tornar-se produtores autônomos de produtos pedagógicos digitais.This paper analyzes didactic materials geared to contexts of digital technology produced by pre-service teachers. These didactic materials were produced in a semipresential course focused on reflections on technology-mediated foreign language teaching. Students were encouraged, at the end of the course, to produce their own didactic units. This way, we followed two different methodologies of analysis for these units. First, an analysis of the units was conducted considering their technological characteristics and the concept of learning objects (ARAÚJO, 2013). After this first study, a second analysis was performed considering the different strategies of language learning (OXFORD, 2003) that the tasks of the didactic units could raise in a foreign language classroom. It is hoped that with this research training teachers can become autonomous producers of digital pedagogical products.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 15, n. 2 (dez. 2017), p. [1-10]Material didático digitalObjetos de aprendizagemAprendizagem de língua estrangeiraLíngua estrangeira : AprendizagemDigital didactic materialsLearning objectsLanguage learning strategiesAnálise de material didático de língua estrangeira voltado a contextos tecnológicos e produzido por professores em formaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059426.pdf001059426.pdfTexto completoapplication/pdf1562084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172848/1/001059426.pdf47e3335cb5f91fa018c9e2f7d676dcb3MD51TEXT001059426.pdf.txt001059426.pdf.txtExtracted Texttext/plain30781http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172848/2/001059426.pdf.txt0cdbc58a5ad1a4802be586d45be61581MD52THUMBNAIL001059426.pdf.jpg001059426.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172848/3/001059426.pdf.jpg463dad359ce736a3ea195c71274cddd4MD5310183/1728482023-09-24 03:38:56.495243oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172848Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-24T06:38:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de material didático de língua estrangeira voltado a contextos tecnológicos e produzido por professores em formação
title Análise de material didático de língua estrangeira voltado a contextos tecnológicos e produzido por professores em formação
spellingShingle Análise de material didático de língua estrangeira voltado a contextos tecnológicos e produzido por professores em formação
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Material didático digital
Objetos de aprendizagem
Aprendizagem de língua estrangeira
Língua estrangeira : Aprendizagem
Digital didactic materials
Learning objects
Language learning strategies
title_short Análise de material didático de língua estrangeira voltado a contextos tecnológicos e produzido por professores em formação
title_full Análise de material didático de língua estrangeira voltado a contextos tecnológicos e produzido por professores em formação
title_fullStr Análise de material didático de língua estrangeira voltado a contextos tecnológicos e produzido por professores em formação
title_full_unstemmed Análise de material didático de língua estrangeira voltado a contextos tecnológicos e produzido por professores em formação
title_sort Análise de material didático de língua estrangeira voltado a contextos tecnológicos e produzido por professores em formação
author Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author_facet Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Nunes, Mariana Backes
author_role author
author2 Nunes, Mariana Backes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Nunes, Mariana Backes
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático digital
Objetos de aprendizagem
Aprendizagem de língua estrangeira
Língua estrangeira : Aprendizagem
topic Material didático digital
Objetos de aprendizagem
Aprendizagem de língua estrangeira
Língua estrangeira : Aprendizagem
Digital didactic materials
Learning objects
Language learning strategies
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital didactic materials
Learning objects
Language learning strategies
description Este trabalho analisa materiais didáticos voltados a contextos de tecnologia digital produzidos por professores em pré-serviço. Tais materiais didáticos foram produzidos em uma disciplina semipresencial voltada a reflexões sobre o ensino de língua estrangeira mediado por tecnologia. Os alunos foram instigados, ao final do curso, a produzirem as suas próprias unidades didáticas. Dessa maneira, seguimos duas metodologias distintas de análise dessas unidades. Primeiramente, foi realizada uma análise das unidades considerando suas características tecnológicas, seguindo parâmetros de objetos de aprendizagem (ARAÚJO, 2013). Após esse primeiro estudo, foi realizada uma segunda análise considerando as diferentes estratégias de aprendizagem de linguagem (OXFORD, 2003) que as tarefas ali presentes poderiam suscitar em uma aula de língua estrangeira. Espera-se que com essa pesquisa os professores em formação possam tornar-se produtores autônomos de produtos pedagógicos digitais.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-24T02:26:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172848
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001059426
identifier_str_mv 1679-1916
001059426
url http://hdl.handle.net/10183/172848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 15, n. 2 (dez. 2017), p. [1-10]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172848/1/001059426.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172848/2/001059426.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172848/3/001059426.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 47e3335cb5f91fa018c9e2f7d676dcb3
0cdbc58a5ad1a4802be586d45be61581
463dad359ce736a3ea195c71274cddd4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224937339355136