Avaliação na ESEFID/UFRGS: relato da construção coletiva de uma cultura institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Cíntia Bueno
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Griebler, Ana Cristina de Freitas, Gavioli, Izabela Lucchese, Deon, Keila Cristiane, Zancan, Rubiane Falkenberg, Lagranha, Daniela Meirelles, Voser, Rogerio da Cunha, Cardoso, Marcelo Francisco da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236707
Resumo: O texto relata a experiência do NAU/ESEFID em avaliar sistematicamente todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, recursos físicose humanos, bem como procedimentos administrativos e pedagógicos. Paralelamente à avaliação para o SINAES esteNAU desenvolveu metodologia para avaliar a cada três anos os currículos da graduação, o gerenciamento administrativo e pedagógico bem comoas atividades/projetos de extensãoatravés de questionários e grupos focais gerando uma análise quanti e qualitativa. Em sua atuação o NAU/ESEFID já gerou três relatórios com dados consistentes para cada tema contribuindo para o planejamento de ações estratégicas na Unidade. Como resultados verifica-se a participação efetiva da comunidade acadêmica em todas as etapas propostas, o aprimoramento dos processos administrativos e pedagógicos, bem como resultado o conceito obtido no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) que tem crescido em todos os cursos da Unidade e na última avaliação alcançou nota máxima em dois, dos três cursos ofertados. A partir da experiência, acredita-se que a leitura atenta dos resultados da avaliação e posteriores discussões em diferentes instâncias e segmentos da comunidade acadêmica, pode contribuir na qualificação dos processos de trabalho minimizando dificuldades e possibilitando avanços em relação aos objetivos esperados.
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