O estágio da licenciatura em educação física no ensino médio na Esefid da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172889 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo compreender as possíveis relações entre as expectativas anteriores ao estágio do Ensino Médio e as percepções ocorridas durante o mesmo, de acadêmicos de licenciatura em Educação Física. É um estudo de natureza qualitativa e a coleta de informações foi realizada através de observações e entrevistas do tipo semiestruturadas. Os fatos que motivaram este estudo relacionam-se com a frequente apreensão dos estudantes de Licenciatura em Educação Física em realizar o estágio no Ensino Médio. O referencial teórico compreende o Estágio Curricular da Educação Física e os alunos do Ensino Médio. A discussão foi organizada em duas categorias de análises denominadas Expectativas e Percepções. Essa discussão trouxe à tona a relevância da desconstrução do estereótipo criado acerca dos jovens bem como a necessidade de o currículo da graduação colocar em prática a transversalidade entre as ciências duras/biológicas e as sociais/humanas. |
id |
UFRGS-2_36e6d0e63255577efe02a1e7fc8002fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172889 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
May, LucenaFonseca, Denise Grosso da2018-02-27T02:23:51Z2017http://hdl.handle.net/10183/172889001060278O presente estudo tem por objetivo compreender as possíveis relações entre as expectativas anteriores ao estágio do Ensino Médio e as percepções ocorridas durante o mesmo, de acadêmicos de licenciatura em Educação Física. É um estudo de natureza qualitativa e a coleta de informações foi realizada através de observações e entrevistas do tipo semiestruturadas. Os fatos que motivaram este estudo relacionam-se com a frequente apreensão dos estudantes de Licenciatura em Educação Física em realizar o estágio no Ensino Médio. O referencial teórico compreende o Estágio Curricular da Educação Física e os alunos do Ensino Médio. A discussão foi organizada em duas categorias de análises denominadas Expectativas e Percepções. Essa discussão trouxe à tona a relevância da desconstrução do estereótipo criado acerca dos jovens bem como a necessidade de o currículo da graduação colocar em prática a transversalidade entre as ciências duras/biológicas e as sociais/humanas.The present study aims to understand the possible relationships between expectations prior to the High School stage and the perceptions that occurred during the same, of undergraduate students in Physical Education. It is a qualitative study and the information collection was carried out through observations and semi-structured interviews. The facts that motivated this study are related to the frequent apprehension of the students of Degree in Physical Education in accomplishing the stage in High School. The theoretical framework includes the Physical Education Curriculum and High School students. The discussion was organized into two categories of analyzes called Expectations and Perceptions. This discussion brought to light the relevance of the deconstruction of the stereotype created about young people as well as the need for the undergraduate curriculum to put into practice the transversality between the hard/biological and social/human sciences.application/pdfporEnsino médioEducação física escolarAdolescentesInternship in High SchoolYouth (s)School physical educationO estágio da licenciatura em educação física no ensino médio na Esefid da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001060278.pdf001060278.pdfTexto completoapplication/pdf139610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172889/1/001060278.pdf05693dfdc6b5a380b135ebc972196616MD51TEXT001060278.pdf.txt001060278.pdf.txtExtracted Texttext/plain78081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172889/2/001060278.pdf.txtf347f4b551c16be3df77e6d4232f3695MD52THUMBNAIL001060278.pdf.jpg001060278.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172889/3/001060278.pdf.jpg1c8f40e12e05c011c501c3db66d626f3MD5310183/1728892019-04-20 02:35:16.561198oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172889Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-20T05:35:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O estágio da licenciatura em educação física no ensino médio na Esefid da UFRGS |
title |
O estágio da licenciatura em educação física no ensino médio na Esefid da UFRGS |
spellingShingle |
O estágio da licenciatura em educação física no ensino médio na Esefid da UFRGS May, Lucena Ensino médio Educação física escolar Adolescentes Internship in High School Youth (s) School physical education |
title_short |
O estágio da licenciatura em educação física no ensino médio na Esefid da UFRGS |
title_full |
O estágio da licenciatura em educação física no ensino médio na Esefid da UFRGS |
title_fullStr |
O estágio da licenciatura em educação física no ensino médio na Esefid da UFRGS |
title_full_unstemmed |
O estágio da licenciatura em educação física no ensino médio na Esefid da UFRGS |
title_sort |
O estágio da licenciatura em educação física no ensino médio na Esefid da UFRGS |
author |
May, Lucena |
author_facet |
May, Lucena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
May, Lucena |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Denise Grosso da |
contributor_str_mv |
Fonseca, Denise Grosso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Educação física escolar Adolescentes |
topic |
Ensino médio Educação física escolar Adolescentes Internship in High School Youth (s) School physical education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Internship in High School Youth (s) School physical education |
description |
O presente estudo tem por objetivo compreender as possíveis relações entre as expectativas anteriores ao estágio do Ensino Médio e as percepções ocorridas durante o mesmo, de acadêmicos de licenciatura em Educação Física. É um estudo de natureza qualitativa e a coleta de informações foi realizada através de observações e entrevistas do tipo semiestruturadas. Os fatos que motivaram este estudo relacionam-se com a frequente apreensão dos estudantes de Licenciatura em Educação Física em realizar o estágio no Ensino Médio. O referencial teórico compreende o Estágio Curricular da Educação Física e os alunos do Ensino Médio. A discussão foi organizada em duas categorias de análises denominadas Expectativas e Percepções. Essa discussão trouxe à tona a relevância da desconstrução do estereótipo criado acerca dos jovens bem como a necessidade de o currículo da graduação colocar em prática a transversalidade entre as ciências duras/biológicas e as sociais/humanas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-27T02:23:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/172889 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001060278 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/172889 |
identifier_str_mv |
001060278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172889/1/001060278.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172889/2/001060278.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172889/3/001060278.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
05693dfdc6b5a380b135ebc972196616 f347f4b551c16be3df77e6d4232f3695 1c8f40e12e05c011c501c3db66d626f3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447210339336192 |