O estágio da licenciatura em educação física no ensino médio na Esefid da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: May, Lucena
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172889
Resumo: O presente estudo tem por objetivo compreender as possíveis relações entre as expectativas anteriores ao estágio do Ensino Médio e as percepções ocorridas durante o mesmo, de acadêmicos de licenciatura em Educação Física. É um estudo de natureza qualitativa e a coleta de informações foi realizada através de observações e entrevistas do tipo semiestruturadas. Os fatos que motivaram este estudo relacionam-se com a frequente apreensão dos estudantes de Licenciatura em Educação Física em realizar o estágio no Ensino Médio. O referencial teórico compreende o Estágio Curricular da Educação Física e os alunos do Ensino Médio. A discussão foi organizada em duas categorias de análises denominadas Expectativas e Percepções. Essa discussão trouxe à tona a relevância da desconstrução do estereótipo criado acerca dos jovens bem como a necessidade de o currículo da graduação colocar em prática a transversalidade entre as ciências duras/biológicas e as sociais/humanas.
id UFRGS-2_36e6d0e63255577efe02a1e7fc8002fc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172889
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling May, LucenaFonseca, Denise Grosso da2018-02-27T02:23:51Z2017http://hdl.handle.net/10183/172889001060278O presente estudo tem por objetivo compreender as possíveis relações entre as expectativas anteriores ao estágio do Ensino Médio e as percepções ocorridas durante o mesmo, de acadêmicos de licenciatura em Educação Física. É um estudo de natureza qualitativa e a coleta de informações foi realizada através de observações e entrevistas do tipo semiestruturadas. Os fatos que motivaram este estudo relacionam-se com a frequente apreensão dos estudantes de Licenciatura em Educação Física em realizar o estágio no Ensino Médio. O referencial teórico compreende o Estágio Curricular da Educação Física e os alunos do Ensino Médio. A discussão foi organizada em duas categorias de análises denominadas Expectativas e Percepções. Essa discussão trouxe à tona a relevância da desconstrução do estereótipo criado acerca dos jovens bem como a necessidade de o currículo da graduação colocar em prática a transversalidade entre as ciências duras/biológicas e as sociais/humanas.The present study aims to understand the possible relationships between expectations prior to the High School stage and the perceptions that occurred during the same, of undergraduate students in Physical Education. It is a qualitative study and the information collection was carried out through observations and semi-structured interviews. The facts that motivated this study are related to the frequent apprehension of the students of Degree in Physical Education in accomplishing the stage in High School. The theoretical framework includes the Physical Education Curriculum and High School students. The discussion was organized into two categories of analyzes called Expectations and Perceptions. This discussion brought to light the relevance of the deconstruction of the stereotype created about young people as well as the need for the undergraduate curriculum to put into practice the transversality between the hard/biological and social/human sciences.application/pdfporEnsino médioEducação física escolarAdolescentesInternship in High SchoolYouth (s)School physical educationO estágio da licenciatura em educação física no ensino médio na Esefid da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001060278.pdf001060278.pdfTexto completoapplication/pdf139610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172889/1/001060278.pdf05693dfdc6b5a380b135ebc972196616MD51TEXT001060278.pdf.txt001060278.pdf.txtExtracted Texttext/plain78081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172889/2/001060278.pdf.txtf347f4b551c16be3df77e6d4232f3695MD52THUMBNAIL001060278.pdf.jpg001060278.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172889/3/001060278.pdf.jpg1c8f40e12e05c011c501c3db66d626f3MD5310183/1728892019-04-20 02:35:16.561198oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172889Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-20T05:35:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estágio da licenciatura em educação física no ensino médio na Esefid da UFRGS
title O estágio da licenciatura em educação física no ensino médio na Esefid da UFRGS
spellingShingle O estágio da licenciatura em educação física no ensino médio na Esefid da UFRGS
May, Lucena
Ensino médio
Educação física escolar
Adolescentes
Internship in High School
Youth (s)
School physical education
title_short O estágio da licenciatura em educação física no ensino médio na Esefid da UFRGS
title_full O estágio da licenciatura em educação física no ensino médio na Esefid da UFRGS
title_fullStr O estágio da licenciatura em educação física no ensino médio na Esefid da UFRGS
title_full_unstemmed O estágio da licenciatura em educação física no ensino médio na Esefid da UFRGS
title_sort O estágio da licenciatura em educação física no ensino médio na Esefid da UFRGS
author May, Lucena
author_facet May, Lucena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv May, Lucena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
contributor_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Educação física escolar
Adolescentes
topic Ensino médio
Educação física escolar
Adolescentes
Internship in High School
Youth (s)
School physical education
dc.subject.eng.fl_str_mv Internship in High School
Youth (s)
School physical education
description O presente estudo tem por objetivo compreender as possíveis relações entre as expectativas anteriores ao estágio do Ensino Médio e as percepções ocorridas durante o mesmo, de acadêmicos de licenciatura em Educação Física. É um estudo de natureza qualitativa e a coleta de informações foi realizada através de observações e entrevistas do tipo semiestruturadas. Os fatos que motivaram este estudo relacionam-se com a frequente apreensão dos estudantes de Licenciatura em Educação Física em realizar o estágio no Ensino Médio. O referencial teórico compreende o Estágio Curricular da Educação Física e os alunos do Ensino Médio. A discussão foi organizada em duas categorias de análises denominadas Expectativas e Percepções. Essa discussão trouxe à tona a relevância da desconstrução do estereótipo criado acerca dos jovens bem como a necessidade de o currículo da graduação colocar em prática a transversalidade entre as ciências duras/biológicas e as sociais/humanas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-27T02:23:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172889
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001060278
url http://hdl.handle.net/10183/172889
identifier_str_mv 001060278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172889/1/001060278.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172889/2/001060278.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172889/3/001060278.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 05693dfdc6b5a380b135ebc972196616
f347f4b551c16be3df77e6d4232f3695
1c8f40e12e05c011c501c3db66d626f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447210339336192