Cinco anos de ações afirmativas na UFRGS : avaliação do desempenho da 1ª turma de ingressos na ESEF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Karen Morais dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87751
Resumo: Nesse trabalho propomo-nos à discussão acerca da necessidade de termos políticas de Ações Afirmativas em nosso país. Pontuamos a trajetória de exclusão da população mais pobre de direitos básicos, como à educação pública de qualidade. Expropriação de direito que tem início na educação básica e continuidade, se olharmos para quantos conseguem ingressar no ensino superior público. E resgatamos também para essa discussão a necessidade desse tipo de política para reverter o processo de marginalização do negro enquanto grupo étnico, em uma sociedade que foi fundada através da exploração da mão de obra escrava e alicerçada em uma ideologia racista. O Programa de Ações Afirmativas foi implementado na UFRGS no ano de 2007 e passa a ter validade já no vestibular de 2008 com a previsão de ter sua primeira avaliação após cinco anos da política. Durante a avaliação dessa política foram constatadas diversas debilidades do Programa, como a dificuldade de garantir ações de permanência que atinjam mais estudantes cotistas, e até mesmo uma crítica ao método de avaliação do desempenho através da TIM (Taxa de Integralização Média do curso). Após cinco anos o Programa ainda está se adaptando, enquanto isso, os cotistas estão entrando. Na Escola de Educação Física da UFRGS no ano de 2008 nos cursos de educação física – bacharel e licenciatura – ingressaram 158 estudantes, desses 108 pelo acesso universal e 48 egressos de escola pública e negros, respeitando os 30% previstos na decisão da política. Desses 158 estudantes que ingressaram 38 evadiram, 64 ainda se encontram matriculados e 54 são egressos, desses apenas dois licenciados. Averiguamos também em nosso trabalho que os estudantes cotistas de escola pública e autodeclarados têm mais dificuldade de seguir a seriação proposta pelo Portal do Aluno e também maior índice de reprovações nas disciplinas.
id UFRGS-2_37ba68c6721303024f488c37779760d5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87751
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Karen Morais dosGil, Juca2014-02-26T01:51:39Z2013http://hdl.handle.net/10183/87751000911877Nesse trabalho propomo-nos à discussão acerca da necessidade de termos políticas de Ações Afirmativas em nosso país. Pontuamos a trajetória de exclusão da população mais pobre de direitos básicos, como à educação pública de qualidade. Expropriação de direito que tem início na educação básica e continuidade, se olharmos para quantos conseguem ingressar no ensino superior público. E resgatamos também para essa discussão a necessidade desse tipo de política para reverter o processo de marginalização do negro enquanto grupo étnico, em uma sociedade que foi fundada através da exploração da mão de obra escrava e alicerçada em uma ideologia racista. O Programa de Ações Afirmativas foi implementado na UFRGS no ano de 2007 e passa a ter validade já no vestibular de 2008 com a previsão de ter sua primeira avaliação após cinco anos da política. Durante a avaliação dessa política foram constatadas diversas debilidades do Programa, como a dificuldade de garantir ações de permanência que atinjam mais estudantes cotistas, e até mesmo uma crítica ao método de avaliação do desempenho através da TIM (Taxa de Integralização Média do curso). Após cinco anos o Programa ainda está se adaptando, enquanto isso, os cotistas estão entrando. Na Escola de Educação Física da UFRGS no ano de 2008 nos cursos de educação física – bacharel e licenciatura – ingressaram 158 estudantes, desses 108 pelo acesso universal e 48 egressos de escola pública e negros, respeitando os 30% previstos na decisão da política. Desses 158 estudantes que ingressaram 38 evadiram, 64 ainda se encontram matriculados e 54 são egressos, desses apenas dois licenciados. Averiguamos também em nosso trabalho que os estudantes cotistas de escola pública e autodeclarados têm mais dificuldade de seguir a seriação proposta pelo Portal do Aluno e também maior índice de reprovações nas disciplinas.application/pdfporAvaliação de desempenhoCotasAções afirmativasCinco anos de ações afirmativas na UFRGS : avaliação do desempenho da 1ª turma de ingressos na ESEFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911877.pdf000911877.pdfTexto completoapplication/pdf1205846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87751/1/000911877.pdfef7952eb0c1c0cb4181cc2b81b98d3f9MD51TEXT000911877.pdf.txt000911877.pdf.txtExtracted Texttext/plain127426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87751/2/000911877.pdf.txt108ddd85812aaf297cc8dd85807f5ff2MD52THUMBNAIL000911877.pdf.jpg000911877.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87751/3/000911877.pdf.jpg49860721dbf0683f458c3a493d5470adMD5310183/877512018-10-18 08:08:24.529oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87751Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:08:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cinco anos de ações afirmativas na UFRGS : avaliação do desempenho da 1ª turma de ingressos na ESEF
title Cinco anos de ações afirmativas na UFRGS : avaliação do desempenho da 1ª turma de ingressos na ESEF
spellingShingle Cinco anos de ações afirmativas na UFRGS : avaliação do desempenho da 1ª turma de ingressos na ESEF
Santos, Karen Morais dos
Avaliação de desempenho
Cotas
Ações afirmativas
title_short Cinco anos de ações afirmativas na UFRGS : avaliação do desempenho da 1ª turma de ingressos na ESEF
title_full Cinco anos de ações afirmativas na UFRGS : avaliação do desempenho da 1ª turma de ingressos na ESEF
title_fullStr Cinco anos de ações afirmativas na UFRGS : avaliação do desempenho da 1ª turma de ingressos na ESEF
title_full_unstemmed Cinco anos de ações afirmativas na UFRGS : avaliação do desempenho da 1ª turma de ingressos na ESEF
title_sort Cinco anos de ações afirmativas na UFRGS : avaliação do desempenho da 1ª turma de ingressos na ESEF
author Santos, Karen Morais dos
author_facet Santos, Karen Morais dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Karen Morais dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gil, Juca
contributor_str_mv Gil, Juca
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de desempenho
Cotas
Ações afirmativas
topic Avaliação de desempenho
Cotas
Ações afirmativas
description Nesse trabalho propomo-nos à discussão acerca da necessidade de termos políticas de Ações Afirmativas em nosso país. Pontuamos a trajetória de exclusão da população mais pobre de direitos básicos, como à educação pública de qualidade. Expropriação de direito que tem início na educação básica e continuidade, se olharmos para quantos conseguem ingressar no ensino superior público. E resgatamos também para essa discussão a necessidade desse tipo de política para reverter o processo de marginalização do negro enquanto grupo étnico, em uma sociedade que foi fundada através da exploração da mão de obra escrava e alicerçada em uma ideologia racista. O Programa de Ações Afirmativas foi implementado na UFRGS no ano de 2007 e passa a ter validade já no vestibular de 2008 com a previsão de ter sua primeira avaliação após cinco anos da política. Durante a avaliação dessa política foram constatadas diversas debilidades do Programa, como a dificuldade de garantir ações de permanência que atinjam mais estudantes cotistas, e até mesmo uma crítica ao método de avaliação do desempenho através da TIM (Taxa de Integralização Média do curso). Após cinco anos o Programa ainda está se adaptando, enquanto isso, os cotistas estão entrando. Na Escola de Educação Física da UFRGS no ano de 2008 nos cursos de educação física – bacharel e licenciatura – ingressaram 158 estudantes, desses 108 pelo acesso universal e 48 egressos de escola pública e negros, respeitando os 30% previstos na decisão da política. Desses 158 estudantes que ingressaram 38 evadiram, 64 ainda se encontram matriculados e 54 são egressos, desses apenas dois licenciados. Averiguamos também em nosso trabalho que os estudantes cotistas de escola pública e autodeclarados têm mais dificuldade de seguir a seriação proposta pelo Portal do Aluno e também maior índice de reprovações nas disciplinas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-02-26T01:51:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/87751
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911877
url http://hdl.handle.net/10183/87751
identifier_str_mv 000911877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87751/1/000911877.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87751/2/000911877.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87751/3/000911877.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ef7952eb0c1c0cb4181cc2b81b98d3f9
108ddd85812aaf297cc8dd85807f5ff2
49860721dbf0683f458c3a493d5470ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447121044701184