A formação docente e o uso do computador na ação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102851 |
Resumo: | A necessidade da formação docente para o uso do computador na aprendizagem vem tornando-se indispensável diante do avanço das tecnologias. Este trabalho busca analisar a formação inicial e continuada, para o uso do computador, dos docentes de escola pública estadual e verificou aspectos relacionados à apropriação das tecnologias pelos professores vinculados aos cursos de formação. Realizou-se uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo através do estudo de autores como Almeida (2000), Fernandes (2004), Ramos (2009) e Rosalen (2001) e aplicação de questionário para 14 professores das séries iniciais e finais do ensino fundamental em uma escola de Porto Alegre. Verificou-se que 53,3% dos entrevistados têm curso de especialização, mas nenhum professor possui titulação na área das tecnologias. Segundo a pesquisa, os docentes reconhecem que o uso do computador favorece a aprendizagem dos alunos e é uma tecnologia que está modificando a prática de ensino. Relatam que se sentem despreparados para utilizar o computador e embora justifiquem falta de tempo devido à carga horária de trabalho excessiva, reconhecem a importância da participação docente nos cursos de formação e a necessidade de transformar suas práticas educativas. |
id |
UFRGS-2_38b579164201eb346372337054e901c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102851 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Raquel PompeoNunes, Cintia2014-09-11T02:10:10Z2012http://hdl.handle.net/10183/102851000919967A necessidade da formação docente para o uso do computador na aprendizagem vem tornando-se indispensável diante do avanço das tecnologias. Este trabalho busca analisar a formação inicial e continuada, para o uso do computador, dos docentes de escola pública estadual e verificou aspectos relacionados à apropriação das tecnologias pelos professores vinculados aos cursos de formação. Realizou-se uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo através do estudo de autores como Almeida (2000), Fernandes (2004), Ramos (2009) e Rosalen (2001) e aplicação de questionário para 14 professores das séries iniciais e finais do ensino fundamental em uma escola de Porto Alegre. Verificou-se que 53,3% dos entrevistados têm curso de especialização, mas nenhum professor possui titulação na área das tecnologias. Segundo a pesquisa, os docentes reconhecem que o uso do computador favorece a aprendizagem dos alunos e é uma tecnologia que está modificando a prática de ensino. Relatam que se sentem despreparados para utilizar o computador e embora justifiquem falta de tempo devido à carga horária de trabalho excessiva, reconhecem a importância da participação docente nos cursos de formação e a necessidade de transformar suas práticas educativas.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)ProfessorFormaçãoEnsino públicoA formação docente e o uso do computador na ação pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919967.pdf000919967.pdfTexto completoapplication/pdf454153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102851/1/000919967.pdffec24b0e6edeb139d351dbc50b7c47d4MD51TEXT000919967.pdf.txt000919967.pdf.txtExtracted Texttext/plain78863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102851/2/000919967.pdf.txt3012399cf8e27b5d6d8325292ac551efMD52THUMBNAIL000919967.pdf.jpg000919967.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102851/3/000919967.pdf.jpgafb6fe1bbcdcf51f7f07095809bd5a5dMD5310183/1028512018-10-25 09:02:02.487oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102851Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:02:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação docente e o uso do computador na ação pedagógica |
title |
A formação docente e o uso do computador na ação pedagógica |
spellingShingle |
A formação docente e o uso do computador na ação pedagógica Rodrigues, Raquel Pompeo Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Professor Formação Ensino público |
title_short |
A formação docente e o uso do computador na ação pedagógica |
title_full |
A formação docente e o uso do computador na ação pedagógica |
title_fullStr |
A formação docente e o uso do computador na ação pedagógica |
title_full_unstemmed |
A formação docente e o uso do computador na ação pedagógica |
title_sort |
A formação docente e o uso do computador na ação pedagógica |
author |
Rodrigues, Raquel Pompeo |
author_facet |
Rodrigues, Raquel Pompeo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Raquel Pompeo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Cintia |
contributor_str_mv |
Nunes, Cintia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Professor Formação Ensino público |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Professor Formação Ensino público |
description |
A necessidade da formação docente para o uso do computador na aprendizagem vem tornando-se indispensável diante do avanço das tecnologias. Este trabalho busca analisar a formação inicial e continuada, para o uso do computador, dos docentes de escola pública estadual e verificou aspectos relacionados à apropriação das tecnologias pelos professores vinculados aos cursos de formação. Realizou-se uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo através do estudo de autores como Almeida (2000), Fernandes (2004), Ramos (2009) e Rosalen (2001) e aplicação de questionário para 14 professores das séries iniciais e finais do ensino fundamental em uma escola de Porto Alegre. Verificou-se que 53,3% dos entrevistados têm curso de especialização, mas nenhum professor possui titulação na área das tecnologias. Segundo a pesquisa, os docentes reconhecem que o uso do computador favorece a aprendizagem dos alunos e é uma tecnologia que está modificando a prática de ensino. Relatam que se sentem despreparados para utilizar o computador e embora justifiquem falta de tempo devido à carga horária de trabalho excessiva, reconhecem a importância da participação docente nos cursos de formação e a necessidade de transformar suas práticas educativas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:10:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102851 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000919967 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102851 |
identifier_str_mv |
000919967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102851/1/000919967.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102851/2/000919967.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102851/3/000919967.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fec24b0e6edeb139d351dbc50b7c47d4 3012399cf8e27b5d6d8325292ac551ef afb6fe1bbcdcf51f7f07095809bd5a5d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224471393075200 |