A formação docente e o uso do computador na ação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Raquel Pompeo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102851
Resumo: A necessidade da formação docente para o uso do computador na aprendizagem vem tornando-se indispensável diante do avanço das tecnologias. Este trabalho busca analisar a formação inicial e continuada, para o uso do computador, dos docentes de escola pública estadual e verificou aspectos relacionados à apropriação das tecnologias pelos professores vinculados aos cursos de formação. Realizou-se uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo através do estudo de autores como Almeida (2000), Fernandes (2004), Ramos (2009) e Rosalen (2001) e aplicação de questionário para 14 professores das séries iniciais e finais do ensino fundamental em uma escola de Porto Alegre. Verificou-se que 53,3% dos entrevistados têm curso de especialização, mas nenhum professor possui titulação na área das tecnologias. Segundo a pesquisa, os docentes reconhecem que o uso do computador favorece a aprendizagem dos alunos e é uma tecnologia que está modificando a prática de ensino. Relatam que se sentem despreparados para utilizar o computador e embora justifiquem falta de tempo devido à carga horária de trabalho excessiva, reconhecem a importância da participação docente nos cursos de formação e a necessidade de transformar suas práticas educativas.
id UFRGS-2_38b579164201eb346372337054e901c1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102851
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Raquel PompeoNunes, Cintia2014-09-11T02:10:10Z2012http://hdl.handle.net/10183/102851000919967A necessidade da formação docente para o uso do computador na aprendizagem vem tornando-se indispensável diante do avanço das tecnologias. Este trabalho busca analisar a formação inicial e continuada, para o uso do computador, dos docentes de escola pública estadual e verificou aspectos relacionados à apropriação das tecnologias pelos professores vinculados aos cursos de formação. Realizou-se uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo através do estudo de autores como Almeida (2000), Fernandes (2004), Ramos (2009) e Rosalen (2001) e aplicação de questionário para 14 professores das séries iniciais e finais do ensino fundamental em uma escola de Porto Alegre. Verificou-se que 53,3% dos entrevistados têm curso de especialização, mas nenhum professor possui titulação na área das tecnologias. Segundo a pesquisa, os docentes reconhecem que o uso do computador favorece a aprendizagem dos alunos e é uma tecnologia que está modificando a prática de ensino. Relatam que se sentem despreparados para utilizar o computador e embora justifiquem falta de tempo devido à carga horária de trabalho excessiva, reconhecem a importância da participação docente nos cursos de formação e a necessidade de transformar suas práticas educativas.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)ProfessorFormaçãoEnsino públicoA formação docente e o uso do computador na ação pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919967.pdf000919967.pdfTexto completoapplication/pdf454153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102851/1/000919967.pdffec24b0e6edeb139d351dbc50b7c47d4MD51TEXT000919967.pdf.txt000919967.pdf.txtExtracted Texttext/plain78863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102851/2/000919967.pdf.txt3012399cf8e27b5d6d8325292ac551efMD52THUMBNAIL000919967.pdf.jpg000919967.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102851/3/000919967.pdf.jpgafb6fe1bbcdcf51f7f07095809bd5a5dMD5310183/1028512018-10-25 09:02:02.487oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102851Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:02:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação docente e o uso do computador na ação pedagógica
title A formação docente e o uso do computador na ação pedagógica
spellingShingle A formação docente e o uso do computador na ação pedagógica
Rodrigues, Raquel Pompeo
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Formação
Ensino público
title_short A formação docente e o uso do computador na ação pedagógica
title_full A formação docente e o uso do computador na ação pedagógica
title_fullStr A formação docente e o uso do computador na ação pedagógica
title_full_unstemmed A formação docente e o uso do computador na ação pedagógica
title_sort A formação docente e o uso do computador na ação pedagógica
author Rodrigues, Raquel Pompeo
author_facet Rodrigues, Raquel Pompeo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Raquel Pompeo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Cintia
contributor_str_mv Nunes, Cintia
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Formação
Ensino público
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Formação
Ensino público
description A necessidade da formação docente para o uso do computador na aprendizagem vem tornando-se indispensável diante do avanço das tecnologias. Este trabalho busca analisar a formação inicial e continuada, para o uso do computador, dos docentes de escola pública estadual e verificou aspectos relacionados à apropriação das tecnologias pelos professores vinculados aos cursos de formação. Realizou-se uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo através do estudo de autores como Almeida (2000), Fernandes (2004), Ramos (2009) e Rosalen (2001) e aplicação de questionário para 14 professores das séries iniciais e finais do ensino fundamental em uma escola de Porto Alegre. Verificou-se que 53,3% dos entrevistados têm curso de especialização, mas nenhum professor possui titulação na área das tecnologias. Segundo a pesquisa, os docentes reconhecem que o uso do computador favorece a aprendizagem dos alunos e é uma tecnologia que está modificando a prática de ensino. Relatam que se sentem despreparados para utilizar o computador e embora justifiquem falta de tempo devido à carga horária de trabalho excessiva, reconhecem a importância da participação docente nos cursos de formação e a necessidade de transformar suas práticas educativas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T02:10:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102851
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000919967
url http://hdl.handle.net/10183/102851
identifier_str_mv 000919967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102851/1/000919967.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102851/2/000919967.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102851/3/000919967.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fec24b0e6edeb139d351dbc50b7c47d4
3012399cf8e27b5d6d8325292ac551ef
afb6fe1bbcdcf51f7f07095809bd5a5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471393075200