A utilização das tecnologias de informação e comunicação no apoio ao trabalho com a língua portuguesa no 5º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Francine
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203918
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender se o uso de novas tecnologias de informação e comunicação por professores pode contribuir para o trabalho com a Língua Portuguesa no 5º ano do Ensino Fundamental. Repensar o papel do professor enquanto pesquisador das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ao mesmo tempo em que assume também a função de autor de material didático adequado ao seu público alvo é motivo de reflexão. Repensar a educação, que passa por transformações importantes, com o desafio de trazer as TIC para a sala de aula, é um ato necessário em tempos de escassez de recursos físicos, estruturais e humanos nas instituições de ensino. Os alunos que estão nesse nível de ensino merecem atenção maior, pois encontram-se em fase de transição das séries iniciais para as séries finais do Ensino Fundamental. Nossa língua materna é motivo de preocupação aos educadores que precisam buscar alternativas para que a escrita, leitura e produção textual dos alunos se realize de forma eficaz. A metodologia adota foi qualitativa. O trabalho teve como público-alvo professores de 5º ano do Ensino Fundamental. Assim, procurou-se compreender, através de questionário aplicado aos educadores, qual sua relação com as TIC – dentro e fora do ambiente escolar e de que forma poderiam trazê-las como apoio no trabalho com a Língua Portuguesa. Os educadores que aceitaram participar da pesquisa afirmam ser necessário procurar qualificação quanto ao uso de novas tecnologias educacionais, ainda que essa não seja uma prática recorrente nas escolas da rede pública de ensino de Porto Alegre. Mesmo que em nenhuma das escolas participantes da pesquisa não há internet disponível aos alunos, talvez seja este o início de uma reflexão quanto a um novo modelo de aprendizagem, oportunizando construções interativas e colaborativas no trabalho com a Língua Portuguesa.
id UFRGS-2_39294d4f6c963950d20bc2ad64220b9e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203918
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Müller, FrancineMachado, Letícia Sophia Rocha2019-12-27T04:05:24Z2018http://hdl.handle.net/10183/203918001109443O objetivo desta pesquisa foi compreender se o uso de novas tecnologias de informação e comunicação por professores pode contribuir para o trabalho com a Língua Portuguesa no 5º ano do Ensino Fundamental. Repensar o papel do professor enquanto pesquisador das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ao mesmo tempo em que assume também a função de autor de material didático adequado ao seu público alvo é motivo de reflexão. Repensar a educação, que passa por transformações importantes, com o desafio de trazer as TIC para a sala de aula, é um ato necessário em tempos de escassez de recursos físicos, estruturais e humanos nas instituições de ensino. Os alunos que estão nesse nível de ensino merecem atenção maior, pois encontram-se em fase de transição das séries iniciais para as séries finais do Ensino Fundamental. Nossa língua materna é motivo de preocupação aos educadores que precisam buscar alternativas para que a escrita, leitura e produção textual dos alunos se realize de forma eficaz. A metodologia adota foi qualitativa. O trabalho teve como público-alvo professores de 5º ano do Ensino Fundamental. Assim, procurou-se compreender, através de questionário aplicado aos educadores, qual sua relação com as TIC – dentro e fora do ambiente escolar e de que forma poderiam trazê-las como apoio no trabalho com a Língua Portuguesa. Os educadores que aceitaram participar da pesquisa afirmam ser necessário procurar qualificação quanto ao uso de novas tecnologias educacionais, ainda que essa não seja uma prática recorrente nas escolas da rede pública de ensino de Porto Alegre. Mesmo que em nenhuma das escolas participantes da pesquisa não há internet disponível aos alunos, talvez seja este o início de uma reflexão quanto a um novo modelo de aprendizagem, oportunizando construções interativas e colaborativas no trabalho com a Língua Portuguesa.The objective of this research was to understand if the use of new information and communication technologies by teachers can contribute to the work with the Portuguese Language in the 5th year of Primary Education. Rethinking the role of the teacher as a researcher of Information and Communication Technologies (ICT) while also assuming the role of author of didactic material appropriate to its target audience is a reason for reflection. Rethinking education, which undergoes major transformations, with the challenge of bringing ICT into the classroom, is a necessary act in times of scarce physical, structural and human resources in educational institutions. Students at this level of education deserve greater attention, as they are in the transition phase from the initial grades to the final grades of Elementary School. Our mother language is a matter of concern to educators who need to look for alternatives so that students' writing, reading and textual production can be effectively carried out. The methodology adopted was qualitative. The work was aimed at teachers of 5th year of elementary school. Thus, it was sought to understand, through a questionnaire applied to educators, what their relationship with ICT - inside and outside the school environment and how they could bring them as support in working with the Portuguese Language. The educators who accepted to participate in the research affirm that it is necessary to seek qualification regarding the use of new educational technologies, even though this is not a recurring practice in the public schools of Porto Alegre. Even though in none of the participating schools there is no internet available to the students, perhaps this is the beginning of a reflection on a new learning model, providing interactive and collaborative constructions in the work with the Portuguese Language.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Information and communication technologiesEducationNew technologiesA utilização das tecnologias de informação e comunicação no apoio ao trabalho com a língua portuguesa no 5º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109443.pdf.txt001109443.pdf.txtExtracted Texttext/plain120745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203918/2/001109443.pdf.txt4714df21f85b56eca0849b89c0012bf0MD52ORIGINAL001109443.pdfTexto completoapplication/pdf872865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203918/1/001109443.pdf9845d0172ace3956a77f94fbd71a3c64MD5110183/2039182024-01-27 06:02:22.268359oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203918Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:02:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização das tecnologias de informação e comunicação no apoio ao trabalho com a língua portuguesa no 5º ano do ensino fundamental
title A utilização das tecnologias de informação e comunicação no apoio ao trabalho com a língua portuguesa no 5º ano do ensino fundamental
spellingShingle A utilização das tecnologias de informação e comunicação no apoio ao trabalho com a língua portuguesa no 5º ano do ensino fundamental
Müller, Francine
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Information and communication technologies
Education
New technologies
title_short A utilização das tecnologias de informação e comunicação no apoio ao trabalho com a língua portuguesa no 5º ano do ensino fundamental
title_full A utilização das tecnologias de informação e comunicação no apoio ao trabalho com a língua portuguesa no 5º ano do ensino fundamental
title_fullStr A utilização das tecnologias de informação e comunicação no apoio ao trabalho com a língua portuguesa no 5º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A utilização das tecnologias de informação e comunicação no apoio ao trabalho com a língua portuguesa no 5º ano do ensino fundamental
title_sort A utilização das tecnologias de informação e comunicação no apoio ao trabalho com a língua portuguesa no 5º ano do ensino fundamental
author Müller, Francine
author_facet Müller, Francine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Francine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Letícia Sophia Rocha
contributor_str_mv Machado, Letícia Sophia Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Information and communication technologies
Education
New technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Information and communication technologies
Education
New technologies
description O objetivo desta pesquisa foi compreender se o uso de novas tecnologias de informação e comunicação por professores pode contribuir para o trabalho com a Língua Portuguesa no 5º ano do Ensino Fundamental. Repensar o papel do professor enquanto pesquisador das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ao mesmo tempo em que assume também a função de autor de material didático adequado ao seu público alvo é motivo de reflexão. Repensar a educação, que passa por transformações importantes, com o desafio de trazer as TIC para a sala de aula, é um ato necessário em tempos de escassez de recursos físicos, estruturais e humanos nas instituições de ensino. Os alunos que estão nesse nível de ensino merecem atenção maior, pois encontram-se em fase de transição das séries iniciais para as séries finais do Ensino Fundamental. Nossa língua materna é motivo de preocupação aos educadores que precisam buscar alternativas para que a escrita, leitura e produção textual dos alunos se realize de forma eficaz. A metodologia adota foi qualitativa. O trabalho teve como público-alvo professores de 5º ano do Ensino Fundamental. Assim, procurou-se compreender, através de questionário aplicado aos educadores, qual sua relação com as TIC – dentro e fora do ambiente escolar e de que forma poderiam trazê-las como apoio no trabalho com a Língua Portuguesa. Os educadores que aceitaram participar da pesquisa afirmam ser necessário procurar qualificação quanto ao uso de novas tecnologias educacionais, ainda que essa não seja uma prática recorrente nas escolas da rede pública de ensino de Porto Alegre. Mesmo que em nenhuma das escolas participantes da pesquisa não há internet disponível aos alunos, talvez seja este o início de uma reflexão quanto a um novo modelo de aprendizagem, oportunizando construções interativas e colaborativas no trabalho com a Língua Portuguesa.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-27T04:05:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203918
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109443
url http://hdl.handle.net/10183/203918
identifier_str_mv 001109443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203918/2/001109443.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203918/1/001109443.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4714df21f85b56eca0849b89c0012bf0
9845d0172ace3956a77f94fbd71a3c64
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224589595901952