A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tusset, Cristiane
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fenner, Roniere dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253614
Resumo: Este estudo de caso teve o objetivo de analisar os impactos da formação docente interdisciplinar, na prática docente dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)4. A proposta do curso prevê a formação por área de conhecimento, no caso do curso do Campus Litoral Norte, na área de ciências da natureza. Esta é uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e, no que se refere à análise dos dados, utilizou-se o método de análise de conteúdo. As evidências apontam que a formação docente interdisciplinar, vivenciada no curso de Licenciatura em Educação do Campo, reflete-se na prática docente de seus egressos e a perspectiva do trabalho interdisciplinar provoca alterações na prática docente, na postura e na atitude do educador. Mesmo enfrentando obstáculos como a formação docente tradicional e a estrutura dos currículos escolares, os egressos do curso buscam, continuamente, desenvolver um trabalho interdisciplinar.
id UFRGS-2_3a2e92ba4a2f034f0df9f89bb0db109c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253614
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tusset, CristianeFenner, Roniere dos Santos2023-01-12T04:56:44Z20222238-8079http://hdl.handle.net/10183/253614001157544Este estudo de caso teve o objetivo de analisar os impactos da formação docente interdisciplinar, na prática docente dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)4. A proposta do curso prevê a formação por área de conhecimento, no caso do curso do Campus Litoral Norte, na área de ciências da natureza. Esta é uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e, no que se refere à análise dos dados, utilizou-se o método de análise de conteúdo. As evidências apontam que a formação docente interdisciplinar, vivenciada no curso de Licenciatura em Educação do Campo, reflete-se na prática docente de seus egressos e a perspectiva do trabalho interdisciplinar provoca alterações na prática docente, na postura e na atitude do educador. Mesmo enfrentando obstáculos como a formação docente tradicional e a estrutura dos currículos escolares, os egressos do curso buscam, continuamente, desenvolver um trabalho interdisciplinar.This study had as objective to analyze the impacts of interdisciplinary teaching education in teaching practices of the egresses of licentiate course in Rural Education in Litoral Norte Campus of Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). The proposal of the course predicts the formation by knowledge area, in case of Litoral Norte Campus, in Science of Nature area. This is a qualitative search, descriptive, and, regarding the data analysis, it was used the method of content analyses. The evidence points that the interdisciplinary teaching education lived in the licentiate course in Rural Education reflects in teaching practice of their egresses, the perspective of an interdisciplinary work provokes alterations in the teaching practice, in the posture and in attitude of the teacher. Even facing obstacles as the traditional teacher education and the structure of school curricula, the egresses continually seek to develop an interdisciplinary work.application/pdfpor# Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia [recurso eletrônico]. Canoas, RS. Vol. 11, n. 2 (2022), 20 p.Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral NorteEducação do campoCiências da naturezaInterdisciplinaridadeFormação de professoresPrática de ensinoA formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157544.pdf.txt001157544.pdf.txtExtracted Texttext/plain68602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253614/2/001157544.pdf.txt73e5d3b05fc8c608812b8e3300175bacMD52ORIGINAL001157544.pdfTexto completoapplication/pdf370757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253614/1/001157544.pdf7d7c462f09a8c26266633d6c9f95a3ccMD5110183/2536142023-01-13 06:03:58.796301oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253614Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-13T08:03:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGS
title A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGS
spellingShingle A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGS
Tusset, Cristiane
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte
Educação do campo
Ciências da natureza
Interdisciplinaridade
Formação de professores
Prática de ensino
title_short A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGS
title_full A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGS
title_fullStr A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGS
title_full_unstemmed A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGS
title_sort A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGS
author Tusset, Cristiane
author_facet Tusset, Cristiane
Fenner, Roniere dos Santos
author_role author
author2 Fenner, Roniere dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tusset, Cristiane
Fenner, Roniere dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte
Educação do campo
Ciências da natureza
Interdisciplinaridade
Formação de professores
Prática de ensino
topic Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte
Educação do campo
Ciências da natureza
Interdisciplinaridade
Formação de professores
Prática de ensino
description Este estudo de caso teve o objetivo de analisar os impactos da formação docente interdisciplinar, na prática docente dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)4. A proposta do curso prevê a formação por área de conhecimento, no caso do curso do Campus Litoral Norte, na área de ciências da natureza. Esta é uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e, no que se refere à análise dos dados, utilizou-se o método de análise de conteúdo. As evidências apontam que a formação docente interdisciplinar, vivenciada no curso de Licenciatura em Educação do Campo, reflete-se na prática docente de seus egressos e a perspectiva do trabalho interdisciplinar provoca alterações na prática docente, na postura e na atitude do educador. Mesmo enfrentando obstáculos como a formação docente tradicional e a estrutura dos currículos escolares, os egressos do curso buscam, continuamente, desenvolver um trabalho interdisciplinar.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-12T04:56:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253614
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-8079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001157544
identifier_str_mv 2238-8079
001157544
url http://hdl.handle.net/10183/253614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv # Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia [recurso eletrônico]. Canoas, RS. Vol. 11, n. 2 (2022), 20 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253614/2/001157544.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253614/1/001157544.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 73e5d3b05fc8c608812b8e3300175bac
7d7c462f09a8c26266633d6c9f95a3cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225078673768448