A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253614 |
Resumo: | Este estudo de caso teve o objetivo de analisar os impactos da formação docente interdisciplinar, na prática docente dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)4. A proposta do curso prevê a formação por área de conhecimento, no caso do curso do Campus Litoral Norte, na área de ciências da natureza. Esta é uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e, no que se refere à análise dos dados, utilizou-se o método de análise de conteúdo. As evidências apontam que a formação docente interdisciplinar, vivenciada no curso de Licenciatura em Educação do Campo, reflete-se na prática docente de seus egressos e a perspectiva do trabalho interdisciplinar provoca alterações na prática docente, na postura e na atitude do educador. Mesmo enfrentando obstáculos como a formação docente tradicional e a estrutura dos currículos escolares, os egressos do curso buscam, continuamente, desenvolver um trabalho interdisciplinar. |
id |
UFRGS-2_3a2e92ba4a2f034f0df9f89bb0db109c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253614 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tusset, CristianeFenner, Roniere dos Santos2023-01-12T04:56:44Z20222238-8079http://hdl.handle.net/10183/253614001157544Este estudo de caso teve o objetivo de analisar os impactos da formação docente interdisciplinar, na prática docente dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)4. A proposta do curso prevê a formação por área de conhecimento, no caso do curso do Campus Litoral Norte, na área de ciências da natureza. Esta é uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e, no que se refere à análise dos dados, utilizou-se o método de análise de conteúdo. As evidências apontam que a formação docente interdisciplinar, vivenciada no curso de Licenciatura em Educação do Campo, reflete-se na prática docente de seus egressos e a perspectiva do trabalho interdisciplinar provoca alterações na prática docente, na postura e na atitude do educador. Mesmo enfrentando obstáculos como a formação docente tradicional e a estrutura dos currículos escolares, os egressos do curso buscam, continuamente, desenvolver um trabalho interdisciplinar.This study had as objective to analyze the impacts of interdisciplinary teaching education in teaching practices of the egresses of licentiate course in Rural Education in Litoral Norte Campus of Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). The proposal of the course predicts the formation by knowledge area, in case of Litoral Norte Campus, in Science of Nature area. This is a qualitative search, descriptive, and, regarding the data analysis, it was used the method of content analyses. The evidence points that the interdisciplinary teaching education lived in the licentiate course in Rural Education reflects in teaching practice of their egresses, the perspective of an interdisciplinary work provokes alterations in the teaching practice, in the posture and in attitude of the teacher. Even facing obstacles as the traditional teacher education and the structure of school curricula, the egresses continually seek to develop an interdisciplinary work.application/pdfpor# Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia [recurso eletrônico]. Canoas, RS. Vol. 11, n. 2 (2022), 20 p.Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral NorteEducação do campoCiências da naturezaInterdisciplinaridadeFormação de professoresPrática de ensinoA formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157544.pdf.txt001157544.pdf.txtExtracted Texttext/plain68602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253614/2/001157544.pdf.txt73e5d3b05fc8c608812b8e3300175bacMD52ORIGINAL001157544.pdfTexto completoapplication/pdf370757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253614/1/001157544.pdf7d7c462f09a8c26266633d6c9f95a3ccMD5110183/2536142023-01-13 06:03:58.796301oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253614Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-13T08:03:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGS |
title |
A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGS |
spellingShingle |
A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGS Tusset, Cristiane Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte Educação do campo Ciências da natureza Interdisciplinaridade Formação de professores Prática de ensino |
title_short |
A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGS |
title_full |
A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGS |
title_fullStr |
A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGS |
title_full_unstemmed |
A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGS |
title_sort |
A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGS |
author |
Tusset, Cristiane |
author_facet |
Tusset, Cristiane Fenner, Roniere dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Fenner, Roniere dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tusset, Cristiane Fenner, Roniere dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte Educação do campo Ciências da natureza Interdisciplinaridade Formação de professores Prática de ensino |
topic |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte Educação do campo Ciências da natureza Interdisciplinaridade Formação de professores Prática de ensino |
description |
Este estudo de caso teve o objetivo de analisar os impactos da formação docente interdisciplinar, na prática docente dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)4. A proposta do curso prevê a formação por área de conhecimento, no caso do curso do Campus Litoral Norte, na área de ciências da natureza. Esta é uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e, no que se refere à análise dos dados, utilizou-se o método de análise de conteúdo. As evidências apontam que a formação docente interdisciplinar, vivenciada no curso de Licenciatura em Educação do Campo, reflete-se na prática docente de seus egressos e a perspectiva do trabalho interdisciplinar provoca alterações na prática docente, na postura e na atitude do educador. Mesmo enfrentando obstáculos como a formação docente tradicional e a estrutura dos currículos escolares, os egressos do curso buscam, continuamente, desenvolver um trabalho interdisciplinar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-12T04:56:44Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253614 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-8079 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001157544 |
identifier_str_mv |
2238-8079 001157544 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
# Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia [recurso eletrônico]. Canoas, RS. Vol. 11, n. 2 (2022), 20 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253614/2/001157544.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253614/1/001157544.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
73e5d3b05fc8c608812b8e3300175bac 7d7c462f09a8c26266633d6c9f95a3cc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225078673768448 |