Pontos de conexão : pontos cantados de Umbanda em registros e reflexões
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273737 |
Resumo: | No presente Projeto de Graduação em Música Popular, realizei registros audiovisuais de cantos tradicionais utilizados dentro do contexto ritualístico da religião de Umbanda, os quais chamamos de pontos cantados, e que são parte essencial do trabalho de Umbanda, mas que também existem para muito além desse contexto. A escolha por cantar e tocar, gravar e escrever sobre pontos de umbanda perpassa por dois âmbitos: o pessoal e o coletivo, o último sendo o das pessoas que trabalham diretamente com esses cantos, no qual me insiro. Enquanto tamboreira (ou ogã) de Umbanda e graduanda do curso de Música, com habilitação em música popular da UFRGS, sinto que essas duas vivências se entrelaçam e contribuem igualmente na minha formação e no processo de reconhecer-me musicista. Por isso, desejo que este trabalho seja um reflexo e um aprimoramento de tal processo. Ao mesmo tempo, desejo que o registro proposto seja uma contribuição para a esfera coletiva mencionada, onde observo crescente demanda por áudios e vídeos de pontos, devido também à vontade de estudo e aprimoramento do trabalho. Assim, juntamente com os demais integrantes da curimba do Templo Escola de Umbanda Filhos do Vento, de Porto Alegre, RS, selecionei e gravei em vídeo pontos de Umbanda significativos ao grupo e ao propósito do trabalho. A plataforma através da qual estes registros serão divulgados também foi decidida coletivamente, pois o objetivo é que este trabalho facilite o acesso ao conhecimento dos pontos cantados ao maior número de pessoas possível e que essas, por sua vez, se inspirem a manterem vivos esses cantos tradicionais em suas práticas únicas. |
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