O olhar da criança e o enxergar do adulto : a participação das crianças na construção de um projeto político pedagógico em uma escola de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Roselaine
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151626
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise teórica e reflexiva de um Projeto de Intervenção(PI) em uma Escola Municipal de Educação Infantil(EMEI) do município de Porto Alegre, sobre a maneira inédita naquela realidade, que as crianças de uma turma de Jardim B, não só participaram mas atuaram como protagonistas, assim como todos os outros sujeitos da comunidade escolar, da construção do Projeto Político Pedagógico da Escola no ano de 2015. Este Projeto de Intervenção foi proposto como culminância do Curso de Especialização em Gestão Escolar da UFRGS. O processo de implementação deste PI, foi conduzido de forma a valorizar os saberes e desejos de todos nas construções de singularidades e tomadas de decisões, garantindo ao processo legitimidade e respeitando os princípios de transparência, participação coletiva e responsabilidade política e social. O referencial teórico foi estabelecido a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, das Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil, da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e de autores como Maria Carmem Barbosa, Zilma Moraes e Victor Paro entre outros. A fundamentação metodológica deu- se através da pesquisa- ação, de entrevistas além de outros registros feitos com as crianças e membros da Comunidade Escolar.
id UFRGS-2_3c8bc795f7b581aed8f00a5e79c37af0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151626
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Maia, RoselaineCaetano, Maria Raquel2017-02-14T02:23:21Z2015http://hdl.handle.net/10183/151626001003709Este trabalho apresenta uma análise teórica e reflexiva de um Projeto de Intervenção(PI) em uma Escola Municipal de Educação Infantil(EMEI) do município de Porto Alegre, sobre a maneira inédita naquela realidade, que as crianças de uma turma de Jardim B, não só participaram mas atuaram como protagonistas, assim como todos os outros sujeitos da comunidade escolar, da construção do Projeto Político Pedagógico da Escola no ano de 2015. Este Projeto de Intervenção foi proposto como culminância do Curso de Especialização em Gestão Escolar da UFRGS. O processo de implementação deste PI, foi conduzido de forma a valorizar os saberes e desejos de todos nas construções de singularidades e tomadas de decisões, garantindo ao processo legitimidade e respeitando os princípios de transparência, participação coletiva e responsabilidade política e social. O referencial teórico foi estabelecido a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, das Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil, da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e de autores como Maria Carmem Barbosa, Zilma Moraes e Victor Paro entre outros. A fundamentação metodológica deu- se através da pesquisa- ação, de entrevistas além de outros registros feitos com as crianças e membros da Comunidade Escolar.application/pdfporEducação infantilProjeto pedagógicoGestão democráticaProtagonismo infantilO olhar da criança e o enxergar do adulto : a participação das crianças na construção de um projeto político pedagógico em uma escola de educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003709.pdf001003709.pdfTexto completoapplication/pdf1174906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151626/1/001003709.pdfb1e53ba295438f494a0b861e64fb839eMD51TEXT001003709.pdf.txt001003709.pdf.txtExtracted Texttext/plain54687http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151626/2/001003709.pdf.txt1bc9914195a11ace4646488c71e457d6MD5210183/1516262017-02-15 02:27:20.862489oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O olhar da criança e o enxergar do adulto : a participação das crianças na construção de um projeto político pedagógico em uma escola de educação infantil
title O olhar da criança e o enxergar do adulto : a participação das crianças na construção de um projeto político pedagógico em uma escola de educação infantil
spellingShingle O olhar da criança e o enxergar do adulto : a participação das crianças na construção de um projeto político pedagógico em uma escola de educação infantil
Maia, Roselaine
Educação infantil
Projeto pedagógico
Gestão democrática
Protagonismo infantil
title_short O olhar da criança e o enxergar do adulto : a participação das crianças na construção de um projeto político pedagógico em uma escola de educação infantil
title_full O olhar da criança e o enxergar do adulto : a participação das crianças na construção de um projeto político pedagógico em uma escola de educação infantil
title_fullStr O olhar da criança e o enxergar do adulto : a participação das crianças na construção de um projeto político pedagógico em uma escola de educação infantil
title_full_unstemmed O olhar da criança e o enxergar do adulto : a participação das crianças na construção de um projeto político pedagógico em uma escola de educação infantil
title_sort O olhar da criança e o enxergar do adulto : a participação das crianças na construção de um projeto político pedagógico em uma escola de educação infantil
author Maia, Roselaine
author_facet Maia, Roselaine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Roselaine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caetano, Maria Raquel
contributor_str_mv Caetano, Maria Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Projeto pedagógico
Gestão democrática
Protagonismo infantil
topic Educação infantil
Projeto pedagógico
Gestão democrática
Protagonismo infantil
description Este trabalho apresenta uma análise teórica e reflexiva de um Projeto de Intervenção(PI) em uma Escola Municipal de Educação Infantil(EMEI) do município de Porto Alegre, sobre a maneira inédita naquela realidade, que as crianças de uma turma de Jardim B, não só participaram mas atuaram como protagonistas, assim como todos os outros sujeitos da comunidade escolar, da construção do Projeto Político Pedagógico da Escola no ano de 2015. Este Projeto de Intervenção foi proposto como culminância do Curso de Especialização em Gestão Escolar da UFRGS. O processo de implementação deste PI, foi conduzido de forma a valorizar os saberes e desejos de todos nas construções de singularidades e tomadas de decisões, garantindo ao processo legitimidade e respeitando os princípios de transparência, participação coletiva e responsabilidade política e social. O referencial teórico foi estabelecido a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, das Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil, da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e de autores como Maria Carmem Barbosa, Zilma Moraes e Victor Paro entre outros. A fundamentação metodológica deu- se através da pesquisa- ação, de entrevistas além de outros registros feitos com as crianças e membros da Comunidade Escolar.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151626
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001003709
url http://hdl.handle.net/10183/151626
identifier_str_mv 001003709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151626/1/001003709.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151626/2/001003709.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b1e53ba295438f494a0b861e64fb839e
1bc9914195a11ace4646488c71e457d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224523442290688