CLASSROOM ou MOODLE : verificação e comparação da efetividade de ambas as ferramentas no apoio ao ensino presencial para cursos técnicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferri, Josiane Troleiz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197596
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é a verificação e comparação da efetividade de duas ferramentas que por suas características são consideradas Ambientes Virtuais de Aprendizagem, os AVAs Moodle e Google Sala de Aula – Classroom no apoio ao Ensino Técnico Presencial. Ambos foram escolhidos por já serem utilizados na Instituição de Ensino onde a pesquisa foi aplicada. A sociedade atual busca e necessita pessoas dinâmicas que construam seu conhecimento de forma proativa. Sabe-se também que os jovens possuem muita familiaridade com a tecnologia, mas que essa proximidade nem sempre equivale a um bom uso ou representa um uso eficiente da mesma. Assim como, muito se afirma que a motivação dos jovens, para sua aprendizagem dentro da escola, está diretamente ligada a necessidade do uso de tecnologias educacionais. Tendo em vista esta necessidade como um requisito muito importante na formação destes jovens, e acreditando-se que, o uso destes recursos são capazes de permitir um maior apoio ao aluno na busca por conteúdo, assim como possibilidades diversas para construção de seu aprendizado, procurou-se responder o seguinte questionamento: É possível através de uma comparação, incluindo objetivos e requisitos, avaliar as ferramentas e serviços desses dois AVAs, a fim de definir qual, e se algum, é mais eficaz, no apoio ao Ensino Técnico Presencial? Definiu-se assim, um objetivo geral juntamente com outros três específicos. Foram aplicados questionários com professores e alunos da instituição escolhida e através da análise destes, foi possível verificar essa eficácia, bem como se ambos cumprem ou não, com os objetivos definidos para o uso de AVAs como suporte ao apoio ao ensino presencial. Nesta pesquisa, foram poucos os subsídios encontrados, para que se possa chegar a uma conclusão de qual é mais eficaz, mas pode-se definir qual o de mais fácil uso segundo professores e alunos. Concluiu-se assim, que a comparação da eficácia deste tipo de ferramenta não depende só de suas características técnicas, mas também da instituição de ensino, dos recursos desta e dos professores e alunos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, percebeu-se ainda, que a escolha do AVA utilizado por parte do professor, está muito atrelada ao perfil e conhecimento de cada um.
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Tendo em vista esta necessidade como um requisito muito importante na formação destes jovens, e acreditando-se que, o uso destes recursos são capazes de permitir um maior apoio ao aluno na busca por conteúdo, assim como possibilidades diversas para construção de seu aprendizado, procurou-se responder o seguinte questionamento: É possível através de uma comparação, incluindo objetivos e requisitos, avaliar as ferramentas e serviços desses dois AVAs, a fim de definir qual, e se algum, é mais eficaz, no apoio ao Ensino Técnico Presencial? Definiu-se assim, um objetivo geral juntamente com outros três específicos. Foram aplicados questionários com professores e alunos da instituição escolhida e através da análise destes, foi possível verificar essa eficácia, bem como se ambos cumprem ou não, com os objetivos definidos para o uso de AVAs como suporte ao apoio ao ensino presencial. Nesta pesquisa, foram poucos os subsídios encontrados, para que se possa chegar a uma conclusão de qual é mais eficaz, mas pode-se definir qual o de mais fácil uso segundo professores e alunos. Concluiu-se assim, que a comparação da eficácia deste tipo de ferramenta não depende só de suas características técnicas, mas também da instituição de ensino, dos recursos desta e dos professores e alunos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, percebeu-se ainda, que a escolha do AVA utilizado por parte do professor, está muito atrelada ao perfil e conhecimento de cada um.The main objective of this work is the verification and comparison of the effectiveness of two tools that due to their characteristics are considered LMS - Learning Management System: Moodle and Google Classroom at the support in technical presential teaching. Both were chosen because they were already used in the Teaching Institution where the research was applied. Today's society seeks and needs dynamic people who search their knowledge and upgrading proactively. Moreover, it is also known that young people are very familiar with technology, however, not always using it in a productive way, or efficiently. Thus, much is said that, the motivation of our young people in relation to the school learning is directly linked to the need of using educational technologies. Considering this need as a very important requirement in the training of these young people, and believing that, the use of these resources are able to allow greater support to the student in searching for content, as well as diverse and different resources for their learning. It was considered necessary to verify and compare the effectiveness of these two tools: Moodle and Google Classroom. Hence, it was possible to answer the following question: Is it possible, through a comparison, including objectives and requirements, to evaluate the tools and services of these two LMS, in order to define which, and if any, is more effective, at the support of On-site Technical Teaching? An overall goal was defined together with three other specific ones. For this, questionnaires were applied with teachers and students in the selected institution. Through the analysis of these questionnaires, it was possible to verify this efficacy at the support of On-site Technical Teaching, likewise verify if both meet the defined objectives or not. In this research, few subsidies were found, so that one can reach a conclusion of which is more effective, but one can define which is easier to use by teachers and students. It was concluded that the verification of the effectiveness of this type of tool depends not only on its technical characteristics, but also on the teaching institution, its resources and the teachers and students involved in the teaching and learning process. Finally, it was also noticed that the choice of LMS used by the teacher is very much linked to the profile and knowledge of each one.application/pdfporAmbiente virtualEnsino a distânciaEnsino e aprendizagemClassroomMoodleCLASSROOM ou MOODLE : verificação e comparação da efetividade de ambas as ferramentas no apoio ao ensino presencial para cursos técnicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098662.pdf.txt001098662.pdf.txtExtracted Texttext/plain66568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197596/2/001098662.pdf.txtdb0ff42325aeeb1ca9d57a22c6be1f2cMD52ORIGINAL001098662.pdfTexto completoapplication/pdf3099649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197596/1/001098662.pdfa392303fa963c2f97adb48ae8c29fcddMD5110183/1975962021-12-06 05:36:33.219396oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197596Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:36:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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