Projeção Ortogonal: uma abordagem com Geometria Dinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sibemberg, Lucas Siviero
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Notare, Márcia Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249639
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar como o software dinâmico GeoGebra 3D pode potencializar a compreensão de projeção ortogonal no Ensino Médio por meio de atividades inspiradas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os dados coletados foram analisados à luz dos estudos de Gutiérrez (1996) envolvendo visualização espacial, habilidades espaciais e geometria dinâmica. Os resultados da investigação apontam que o GeoGebra contribuiu para o desenvolvimento de habilidades espaciais de alguns alunos e, principalmente, para a construção de situações nas quais a projeção ortogonal é solicitada. Os estudos revelaram, também, a importância de os alunos explorarem construções dinâmicas com projeção ortogonal antes de se aventurarem em construí-las. A Geometria Dinâmica foi importante para que os alunos verificassem situações não triviais que aparentam ser.
id UFRGS-2_3f8df60f245e85e11dc169dc71d54bb1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249639
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sibemberg, Lucas SivieroNotare, Márcia Rodrigues2022-10-03T04:49:10Z20222447-2689http://hdl.handle.net/10183/249639001149852O presente trabalho tem como objetivo analisar como o software dinâmico GeoGebra 3D pode potencializar a compreensão de projeção ortogonal no Ensino Médio por meio de atividades inspiradas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os dados coletados foram analisados à luz dos estudos de Gutiérrez (1996) envolvendo visualização espacial, habilidades espaciais e geometria dinâmica. Os resultados da investigação apontam que o GeoGebra contribuiu para o desenvolvimento de habilidades espaciais de alguns alunos e, principalmente, para a construção de situações nas quais a projeção ortogonal é solicitada. Os estudos revelaram, também, a importância de os alunos explorarem construções dinâmicas com projeção ortogonal antes de se aventurarem em construí-las. A Geometria Dinâmica foi importante para que os alunos verificassem situações não triviais que aparentam ser.The present work aims to analyze how the dynamic software GeoGebra 3D can enhance the understanding of orthogonal projection in High School through activities inspired by National High School Exam (ENEM).The collected data were analyzed under the studies of Gutiérrez (1996) involving spatial visualization, spatial skills and dynamic geometry. The results show that GeoGebra contributed to the development of spatial skills of some students and, mainly, to the construction of situations in which orthogonal projection is requested. Studies have also revealed the importance of students exploring dynamic constructions with orthogonal projection before venturing to build them. Dynamic Geometry was important for students to verify the non-trivial hypotheses they appear to be.El presente trabajo tiene como objetivo analizar cómo El software dinâmico GeoGebra 3D puede mejorar La comprensión de La proyección ortogonal em Bachillerato através de actividades inspiradas em El Examen Nacional de de Enseñanza Media (ENEM). Los datos recolectados fueron analizados a la luz de lós estúdios de Gutiérrez (1996) que involucran visualización espacial, habilidades espaciales y geometria dinámica. Los resultados de La investigación indican que GeoGebra contribuyó AL desarrollo de habilidades espaciales de algunos Estudiantes y, principalmente, a La construcción de situaciones em lãs que se solicita La proyección ortogonal. Los estúdios también revelaron La importância de que los Estudiantes exploren construcciones dinâmicas com proyección ortogonal antes de aventurarse a construirlas. La Geometría Dinámica fue importante para que lós Estudiantes verificasen situaciones no triviales que lós parecen ser.application/pdfporREMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Vol. 8 (2022), n. 1, 20 p., e2005Matemática : EducaçãoVisualização espacialGeometria espacialGeometria dinâmicaSpatial VisualizationSpace SkillsVisión EspacialHabilidades EspacialesProjeção Ortogonal: uma abordagem com Geometria DinâmicaOrthogonal Projection: a Dynamic Geometry approachProyección Ortogonal: un enfoque de Geometría Dinámicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149852.pdf.txt001149852.pdf.txtExtracted Texttext/plain54577http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249639/2/001149852.pdf.txt619be2bc224ef43866d691806cd54d26MD52ORIGINAL001149852.pdfTexto completoapplication/pdf1460177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249639/1/001149852.pdfa8f86804cddb3068c1d016b4cbaf0afdMD5110183/2496392022-10-05 04:53:11.936177oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249639Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-05T07:53:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeção Ortogonal: uma abordagem com Geometria Dinâmica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Orthogonal Projection: a Dynamic Geometry approach
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Proyección Ortogonal: un enfoque de Geometría Dinámica
title Projeção Ortogonal: uma abordagem com Geometria Dinâmica
spellingShingle Projeção Ortogonal: uma abordagem com Geometria Dinâmica
Sibemberg, Lucas Siviero
Matemática : Educação
Visualização espacial
Geometria espacial
Geometria dinâmica
Spatial Visualization
Space Skills
Visión Espacial
Habilidades Espaciales
title_short Projeção Ortogonal: uma abordagem com Geometria Dinâmica
title_full Projeção Ortogonal: uma abordagem com Geometria Dinâmica
title_fullStr Projeção Ortogonal: uma abordagem com Geometria Dinâmica
title_full_unstemmed Projeção Ortogonal: uma abordagem com Geometria Dinâmica
title_sort Projeção Ortogonal: uma abordagem com Geometria Dinâmica
author Sibemberg, Lucas Siviero
author_facet Sibemberg, Lucas Siviero
Notare, Márcia Rodrigues
author_role author
author2 Notare, Márcia Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sibemberg, Lucas Siviero
Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática : Educação
Visualização espacial
Geometria espacial
Geometria dinâmica
topic Matemática : Educação
Visualização espacial
Geometria espacial
Geometria dinâmica
Spatial Visualization
Space Skills
Visión Espacial
Habilidades Espaciales
dc.subject.eng.fl_str_mv Spatial Visualization
Space Skills
Visión Espacial
Habilidades Espaciales
description O presente trabalho tem como objetivo analisar como o software dinâmico GeoGebra 3D pode potencializar a compreensão de projeção ortogonal no Ensino Médio por meio de atividades inspiradas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os dados coletados foram analisados à luz dos estudos de Gutiérrez (1996) envolvendo visualização espacial, habilidades espaciais e geometria dinâmica. Os resultados da investigação apontam que o GeoGebra contribuiu para o desenvolvimento de habilidades espaciais de alguns alunos e, principalmente, para a construção de situações nas quais a projeção ortogonal é solicitada. Os estudos revelaram, também, a importância de os alunos explorarem construções dinâmicas com projeção ortogonal antes de se aventurarem em construí-las. A Geometria Dinâmica foi importante para que os alunos verificassem situações não triviais que aparentam ser.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-03T04:49:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249639
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2447-2689
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001149852
identifier_str_mv 2447-2689
001149852
url http://hdl.handle.net/10183/249639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Vol. 8 (2022), n. 1, 20 p., e2005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249639/2/001149852.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249639/1/001149852.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 619be2bc224ef43866d691806cd54d26
a8f86804cddb3068c1d016b4cbaf0afd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225070661599232