Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Clarissa Tochetto de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Teixeira, Marco Antonio Pereira, Dias, Ana Cristina Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216154
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de uma cartilha on-line sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) desenvolvida para estudantes universitários como uma forma de psicoeducação. Participaram deste estudo 241 pessoas com escolaridade superior incompleta ou completa. O nível de conhecimento sobre TDAH da amostra foi avaliado antes e depois da leitura da cartilha. Tanto os instrumentos de avaliação quanto a cartilha foram disponibilizados on-line. Os dados foram analisados por meio do teste de Wilcoxon. Os resultados mostraram que a cartilha on-line foi efetiva para aumentar o conhecimento sobre o TDAH dos participantes. Além disso, identificaram-se os conteúdos de maior e menor conhecimento da amostra, bem como aqueles nos quais a cartilha foi mais informativa. Conclui-se que a elaboração de materiais sobre o TDAH pode ser uma forma de informar sobre o transtorno e, também, uma fonte de informação complementar ao tratamento.
id UFRGS-2_417fa2179c0ddf372c1b517cfaec0396
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216154
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Clarissa Tochetto deTeixeira, Marco Antonio PereiraDias, Ana Cristina Garcia2020-12-05T04:27:52Z20181516-3687http://hdl.handle.net/10183/216154001118987O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de uma cartilha on-line sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) desenvolvida para estudantes universitários como uma forma de psicoeducação. Participaram deste estudo 241 pessoas com escolaridade superior incompleta ou completa. O nível de conhecimento sobre TDAH da amostra foi avaliado antes e depois da leitura da cartilha. Tanto os instrumentos de avaliação quanto a cartilha foram disponibilizados on-line. Os dados foram analisados por meio do teste de Wilcoxon. Os resultados mostraram que a cartilha on-line foi efetiva para aumentar o conhecimento sobre o TDAH dos participantes. Além disso, identificaram-se os conteúdos de maior e menor conhecimento da amostra, bem como aqueles nos quais a cartilha foi mais informativa. Conclui-se que a elaboração de materiais sobre o TDAH pode ser uma forma de informar sobre o transtorno e, também, uma fonte de informação complementar ao tratamento.This study aims to evaluate the effectiveness of an online booklet on Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) in college students as a form of psychoeducation. Two hundred and forty-one participants with either incomplete or complete higher education took part in the study as the sample group. The level of knowledge about ADHD in the sample was assessed before and after reading a psychoeducational booklet on ADHD. Both the evaluation instruments and the booklet were available online. Data were analyzed using Wilcoxon test. Results showed that the online booklet was effective in increasing participants’ ADHD knowledge. In addition, it was possible to identify the contents of greater and lesser knowledge of the sample, as well as those that the booklet was more informative. The study concluded contents about which the development of materials on ADHD can be a way to inform about the disorder and also a source of information complementary to treatment.El objetivo de este estudio fue evaluar la efectividad de una cartilla online sobre el Trastorno del Déficit de Atención/Hiperactividad (TDAH) en estudiantes universitarios como psicoeducación. Participaron de ese estudio 241 personas con escolaridad superior incompleta o completa. El nivel de conocimiento sobre TDAH de la muestra fue evaluado antes y después de la lectura de una cartilla psicoeducativa sobre el TDAH. Tanto los instrumentos de evaluación como la cartilla se pusieron online. Los datos se analizaron mediante la prueba de Wilcoxon. Los resultados mostraron que la cartilla fue efectiva para aumentar el conocimiento sobre el TDAH de los participantes. Fue posible identificar los contenidos de mayor y menor conocimiento de la muestra, así como aquellos que la cartilla fue más informativa. Se concluye que la elaboración de materiales sobre el TDAH puede ser una forma de informar sobre el trastorno y también una fuente de información complementaria al tratamiento.application/pdfporPsicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 20, n.2 (maio/ago. 2018), p. 268-280.Estudantes universitáriosPsicoeducaçãoTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeUso da internetAttention Deficit Disorder with HyperactivityPsychoeducationCollege studentsInformationPreventionTrastorno por Déficit de Atención con HiperactividadPsicoeducaciónEstudiantes universitariosInformaciónPrevenciónEfetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitáriosEffectiveness of a psychoeducational booklet on ADHD in college students Eficacia de una cartilla psicoeducativa sobre el TDAH en estudiantes info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118987.pdf.txt001118987.pdf.txtExtracted Texttext/plain38470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216154/2/001118987.pdf.txtf91126feda19a749ce0118b4a52e589cMD52ORIGINAL001118987.pdfTexto completoapplication/pdf104526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216154/1/001118987.pdfebf09e1cc6548edc06e465f16c6278fcMD5110183/2161542023-03-11 03:31:03.210891oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216154Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-11T06:31:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitários
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Effectiveness of a psychoeducational booklet on ADHD in college students
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Eficacia de una cartilla psicoeducativa sobre el TDAH en estudiantes
title Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitários
spellingShingle Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitários
Oliveira, Clarissa Tochetto de
Estudantes universitários
Psicoeducação
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Uso da internet
Attention Deficit Disorder with Hyperactivity
Psychoeducation
College students
Information
Prevention
Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad
Psicoeducación
Estudiantes universitarios
Información
Prevención
title_short Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitários
title_full Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitários
title_fullStr Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitários
title_full_unstemmed Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitários
title_sort Efetividade de uma cartilha psicoeducativa sobre o TDAH em estudantes universitários
author Oliveira, Clarissa Tochetto de
author_facet Oliveira, Clarissa Tochetto de
Teixeira, Marco Antonio Pereira
Dias, Ana Cristina Garcia
author_role author
author2 Teixeira, Marco Antonio Pereira
Dias, Ana Cristina Garcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Clarissa Tochetto de
Teixeira, Marco Antonio Pereira
Dias, Ana Cristina Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes universitários
Psicoeducação
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Uso da internet
topic Estudantes universitários
Psicoeducação
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Uso da internet
Attention Deficit Disorder with Hyperactivity
Psychoeducation
College students
Information
Prevention
Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad
Psicoeducación
Estudiantes universitarios
Información
Prevención
dc.subject.eng.fl_str_mv Attention Deficit Disorder with Hyperactivity
Psychoeducation
College students
Information
Prevention
dc.subject.spa.fl_str_mv Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad
Psicoeducación
Estudiantes universitarios
Información
Prevención
description O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de uma cartilha on-line sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) desenvolvida para estudantes universitários como uma forma de psicoeducação. Participaram deste estudo 241 pessoas com escolaridade superior incompleta ou completa. O nível de conhecimento sobre TDAH da amostra foi avaliado antes e depois da leitura da cartilha. Tanto os instrumentos de avaliação quanto a cartilha foram disponibilizados on-line. Os dados foram analisados por meio do teste de Wilcoxon. Os resultados mostraram que a cartilha on-line foi efetiva para aumentar o conhecimento sobre o TDAH dos participantes. Além disso, identificaram-se os conteúdos de maior e menor conhecimento da amostra, bem como aqueles nos quais a cartilha foi mais informativa. Conclui-se que a elaboração de materiais sobre o TDAH pode ser uma forma de informar sobre o transtorno e, também, uma fonte de informação complementar ao tratamento.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-05T04:27:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/216154
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-3687
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118987
identifier_str_mv 1516-3687
001118987
url http://hdl.handle.net/10183/216154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 20, n.2 (maio/ago. 2018), p. 268-280.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216154/2/001118987.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216154/1/001118987.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f91126feda19a749ce0118b4a52e589c
ebf09e1cc6548edc06e465f16c6278fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225002848092160