(Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223334 |
Resumo: | Este estudo é um relato de casodas participações dos bibliotecários de diferentes estados do Brasil, no âmbito do Curso de Extensão Conexões de Leitura na Biblioteca Escolar, realizado na modalidade de EAD, mediada por computador. No contexto de curso e de percurso e as interações vivenciadas nas atividades realizadas inspirou a ideia e a iniciativa de coletar os discursos, as falas, as expressões e as percepções dos participantes, refletindo em momentos de emoção, de laços de afeto, de abraços virtuais substituindo a ausência do toque, de aproximação pelas tecnologias, suprimindo distâncias geográficas em tempos de isolamento, de medo, de ameaça, da perda da liberdade, do luto, entre outros sentimentos. Ao utilizar aspectos da análise do discurso (re)significou as participações de grande parte dos sujeitos que expressaram nas suas vozes o quanto a pandemia tem impacto na vida das pessoas e nas ações que realizamna biblioteca escolar. É necessário o protagonismo dos bibliotecários nesses tempos de pandemia para que as portas das bibliotecas permaneçam abertas, para além do espaço físico, propiciando a mediação, a interação, o uso das ferramentas tecnológicas, a acessibilidade e o compartilhamento entre as pessoas. |
id |
UFRGS-2_429dbfadd3fb8c880cd1711fbf8e76cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223334 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Estabel, Lizandra BrasilMoro, Eliane Lourdes da SilvaSoares, Laura Valladares de Oliveira2021-07-07T04:34:11Z20211809-4775http://hdl.handle.net/10183/223334001127603Este estudo é um relato de casodas participações dos bibliotecários de diferentes estados do Brasil, no âmbito do Curso de Extensão Conexões de Leitura na Biblioteca Escolar, realizado na modalidade de EAD, mediada por computador. No contexto de curso e de percurso e as interações vivenciadas nas atividades realizadas inspirou a ideia e a iniciativa de coletar os discursos, as falas, as expressões e as percepções dos participantes, refletindo em momentos de emoção, de laços de afeto, de abraços virtuais substituindo a ausência do toque, de aproximação pelas tecnologias, suprimindo distâncias geográficas em tempos de isolamento, de medo, de ameaça, da perda da liberdade, do luto, entre outros sentimentos. Ao utilizar aspectos da análise do discurso (re)significou as participações de grande parte dos sujeitos que expressaram nas suas vozes o quanto a pandemia tem impacto na vida das pessoas e nas ações que realizamna biblioteca escolar. É necessário o protagonismo dos bibliotecários nesses tempos de pandemia para que as portas das bibliotecas permaneçam abertas, para além do espaço físico, propiciando a mediação, a interação, o uso das ferramentas tecnológicas, a acessibilidade e o compartilhamento entre as pessoas.This study is a case report of the participation of librarians from different states in Brazil within the scope of the Reading Connections Extension Course at the School Library, conducted in the distance mode, mediated by computer. In the context of the course and course and the interactions experienced in the activities carried out, inspired the idea and the initiative to collect the speeches,words, expressions and perceptions of the participants, reflecting in moments of emotion, bonds of affection, virtual hugs replacing the absence of touch, of approximation by technologies, suppressing geographical distances in times of isolation, fear, threat, loss of freedom, mourning, among other feelings. By using aspects of discourse analysis reframethe participation of most of the subjects who expressed in their voices how much the pandemic has an impact on people's lives and on the actions they take in the school library. The role of librarians in these pandemic times is necessary for library doors to remain open, beyond the physical space, providing mediation, interaction, the use of technological tools, accessibility and sharing among people.application/pdfporBiblionline. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba. Vol. 17, n. 1 (2021), p. 78-95Biblioteca escolarEducação a distânciaInteração socialTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)School libraryInteractionPandemicOpenand Distance Education(Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia(Re)Connecting people and the school library in time of pandemic info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127603.pdf.txt001127603.pdf.txtExtracted Texttext/plain52203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223334/2/001127603.pdf.txt4e66ac71a7e8d610a6d6d328b127b0d3MD52ORIGINAL001127603.pdfTexto completoapplication/pdf1026934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223334/1/001127603.pdf9471517f0dd22edc0d828499258e1f6bMD5110183/2233342021-08-04 04:32:57.254967oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223334Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-04T07:32:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
(Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
(Re)Connecting people and the school library in time of pandemic |
title |
(Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia |
spellingShingle |
(Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia Estabel, Lizandra Brasil Biblioteca escolar Educação a distância Interação social Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) School library Interaction Pandemic Openand Distance Education |
title_short |
(Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia |
title_full |
(Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia |
title_fullStr |
(Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
(Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia |
title_sort |
(Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia |
author |
Estabel, Lizandra Brasil |
author_facet |
Estabel, Lizandra Brasil Moro, Eliane Lourdes da Silva Soares, Laura Valladares de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Moro, Eliane Lourdes da Silva Soares, Laura Valladares de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estabel, Lizandra Brasil Moro, Eliane Lourdes da Silva Soares, Laura Valladares de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Educação a distância Interação social Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Biblioteca escolar Educação a distância Interação social Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) School library Interaction Pandemic Openand Distance Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School library Interaction Pandemic Openand Distance Education |
description |
Este estudo é um relato de casodas participações dos bibliotecários de diferentes estados do Brasil, no âmbito do Curso de Extensão Conexões de Leitura na Biblioteca Escolar, realizado na modalidade de EAD, mediada por computador. No contexto de curso e de percurso e as interações vivenciadas nas atividades realizadas inspirou a ideia e a iniciativa de coletar os discursos, as falas, as expressões e as percepções dos participantes, refletindo em momentos de emoção, de laços de afeto, de abraços virtuais substituindo a ausência do toque, de aproximação pelas tecnologias, suprimindo distâncias geográficas em tempos de isolamento, de medo, de ameaça, da perda da liberdade, do luto, entre outros sentimentos. Ao utilizar aspectos da análise do discurso (re)significou as participações de grande parte dos sujeitos que expressaram nas suas vozes o quanto a pandemia tem impacto na vida das pessoas e nas ações que realizamna biblioteca escolar. É necessário o protagonismo dos bibliotecários nesses tempos de pandemia para que as portas das bibliotecas permaneçam abertas, para além do espaço físico, propiciando a mediação, a interação, o uso das ferramentas tecnológicas, a acessibilidade e o compartilhamento entre as pessoas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-07T04:34:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223334 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1809-4775 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001127603 |
identifier_str_mv |
1809-4775 001127603 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Biblionline. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba. Vol. 17, n. 1 (2021), p. 78-95 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223334/2/001127603.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223334/1/001127603.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e66ac71a7e8d610a6d6d328b127b0d3 9471517f0dd22edc0d828499258e1f6b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225023377113088 |