Autoridade, infância e "crise na educação"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ohlweiler, Mariane Inês
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fischer, Rosa Maria Bueno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108745
Resumo: Este texto discute o conceito de autoridade em Hannah Arendt, articulando-o ao pensamento de outros autores, como Dufour e Agamben, em relação à chamada “crise na educação” e aos questionamentos acerca dos modos de educar novas gerações. Fazemos a análise de depoimentos de crianças de 8 a 11 anos, de uma escola pública, com o objetivo de problematizar as percepções que têm sido construídas acerca da dificuldade de educar. O estudo indica que as crianças concebem a educação como “cada vez pior” e apontam diferenças significativas entre modos de educar e de exercer o poder hoje em relação ao que ocorria com gerações anteriores. A análise sugere a urgência de estudos que articulem práticas de autoridade com o exercício da escuta e da circulação da palavra entre as diferentes gerações.
id UFRGS-2_437ffcf94105cd34fa925cf955c736fd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108745
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ohlweiler, Mariane InêsFischer, Rosa Maria Bueno2015-01-06T02:14:34Z20130100-1574http://hdl.handle.net/10183/108745000895510Este texto discute o conceito de autoridade em Hannah Arendt, articulando-o ao pensamento de outros autores, como Dufour e Agamben, em relação à chamada “crise na educação” e aos questionamentos acerca dos modos de educar novas gerações. Fazemos a análise de depoimentos de crianças de 8 a 11 anos, de uma escola pública, com o objetivo de problematizar as percepções que têm sido construídas acerca da dificuldade de educar. O estudo indica que as crianças concebem a educação como “cada vez pior” e apontam diferenças significativas entre modos de educar e de exercer o poder hoje em relação ao que ocorria com gerações anteriores. A análise sugere a urgência de estudos que articulem práticas de autoridade com o exercício da escuta e da circulação da palavra entre as diferentes gerações.This paper aims to discuss the concept of authority in Hannah Arendt, also in Dufour and Agamben, related to so-called “crisis in education”. We analyzed statements of children between eight and eleven years old, from a public school, in order to problematizing their perceptions on the difficulty of educating in our times. The study indicates that students qualify actual education as “getting worse”. In addition, our research indicates that children have a particular perception about significant differences about ways of exercising authority today, in comparison to previous generations. The analysis suggests the urgency for studies that articulate practices of authority with the exercise of listening and the “circulation of word” among children, young people and the adults.Este texto discute el concepto de autoridad en Hannah Arendt, articulándolo al pensamiento de otros autores, como Dufour y Agamben, en relación a la llamada “crisis en la educación” y a los cuestionamientos acerca de los modos de educar a las nuevas generaciones. Analizamos declaraciones de niños de 8 a 11 años de una escuela pública, con el objetivo de problematizar las percepciones que han sido construidas acerca de la dificultad de educar. El estudio indica que los niños conciben la educación como “cada vez peor” y señalan diferencias significativas entre modos de educar y de ejercer el poder en la actualidad en relación a lo que ocurría con generaciones anteriores. El análisis sugiere la urgencia de estudios que articulen prácticas de autoridad con el ejercicio de la escucha y de la circulación de la palabra entre las diferentes generaciones.application/pdfporCadernos de pesquisa. São Paulo. Vol. 43, n. 148 (jan./abr. 2013), p. 220-239InfânciaAutoridadeCriseAuthorityCrisis in educationChildhoodAutoridadCrisis en la educaciónInfanciaAutoridade, infância e "crise na educação"Authority, childhood and the “crisis in education" Autoridad, infancia y “crisis en la educación” info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895510.pdf000895510.pdfTexto completoapplication/pdf121034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108745/1/000895510.pdf34fcfa144e9d7eef46461a3060c71161MD51TEXT000895510.pdf.txt000895510.pdf.txtExtracted Texttext/plain56148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108745/2/000895510.pdf.txtbb6e917a1888ca8ba6b05ac64264df2eMD52THUMBNAIL000895510.pdf.jpg000895510.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108745/3/000895510.pdf.jpga941ad5a8539b2a06bdbd6cf3bcd9e50MD5310183/1087452021-12-06 05:39:53.906161oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108745Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:39:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autoridade, infância e "crise na educação"
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Authority, childhood and the “crisis in education"
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Autoridad, infancia y “crisis en la educación”
title Autoridade, infância e "crise na educação"
spellingShingle Autoridade, infância e "crise na educação"
Ohlweiler, Mariane Inês
Infância
Autoridade
Crise
Authority
Crisis in education
Childhood
Autoridad
Crisis en la educación
Infancia
title_short Autoridade, infância e "crise na educação"
title_full Autoridade, infância e "crise na educação"
title_fullStr Autoridade, infância e "crise na educação"
title_full_unstemmed Autoridade, infância e "crise na educação"
title_sort Autoridade, infância e "crise na educação"
author Ohlweiler, Mariane Inês
author_facet Ohlweiler, Mariane Inês
Fischer, Rosa Maria Bueno
author_role author
author2 Fischer, Rosa Maria Bueno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ohlweiler, Mariane Inês
Fischer, Rosa Maria Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Autoridade
Crise
topic Infância
Autoridade
Crise
Authority
Crisis in education
Childhood
Autoridad
Crisis en la educación
Infancia
dc.subject.eng.fl_str_mv Authority
Crisis in education
Childhood
dc.subject.spa.fl_str_mv Autoridad
Crisis en la educación
Infancia
description Este texto discute o conceito de autoridade em Hannah Arendt, articulando-o ao pensamento de outros autores, como Dufour e Agamben, em relação à chamada “crise na educação” e aos questionamentos acerca dos modos de educar novas gerações. Fazemos a análise de depoimentos de crianças de 8 a 11 anos, de uma escola pública, com o objetivo de problematizar as percepções que têm sido construídas acerca da dificuldade de educar. O estudo indica que as crianças concebem a educação como “cada vez pior” e apontam diferenças significativas entre modos de educar e de exercer o poder hoje em relação ao que ocorria com gerações anteriores. A análise sugere a urgência de estudos que articulem práticas de autoridade com o exercício da escuta e da circulação da palavra entre as diferentes gerações.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-06T02:14:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/108745
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-1574
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895510
identifier_str_mv 0100-1574
000895510
url http://hdl.handle.net/10183/108745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de pesquisa. São Paulo. Vol. 43, n. 148 (jan./abr. 2013), p. 220-239
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108745/1/000895510.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108745/2/000895510.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108745/3/000895510.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 34fcfa144e9d7eef46461a3060c71161
bb6e917a1888ca8ba6b05ac64264df2e
a941ad5a8539b2a06bdbd6cf3bcd9e50
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224861536747520