Autoridade, infância e "crise na educação"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/108745 |
Resumo: | Este texto discute o conceito de autoridade em Hannah Arendt, articulando-o ao pensamento de outros autores, como Dufour e Agamben, em relação à chamada “crise na educação” e aos questionamentos acerca dos modos de educar novas gerações. Fazemos a análise de depoimentos de crianças de 8 a 11 anos, de uma escola pública, com o objetivo de problematizar as percepções que têm sido construídas acerca da dificuldade de educar. O estudo indica que as crianças concebem a educação como “cada vez pior” e apontam diferenças significativas entre modos de educar e de exercer o poder hoje em relação ao que ocorria com gerações anteriores. A análise sugere a urgência de estudos que articulem práticas de autoridade com o exercício da escuta e da circulação da palavra entre as diferentes gerações. |
id |
UFRGS-2_437ffcf94105cd34fa925cf955c736fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108745 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ohlweiler, Mariane InêsFischer, Rosa Maria Bueno2015-01-06T02:14:34Z20130100-1574http://hdl.handle.net/10183/108745000895510Este texto discute o conceito de autoridade em Hannah Arendt, articulando-o ao pensamento de outros autores, como Dufour e Agamben, em relação à chamada “crise na educação” e aos questionamentos acerca dos modos de educar novas gerações. Fazemos a análise de depoimentos de crianças de 8 a 11 anos, de uma escola pública, com o objetivo de problematizar as percepções que têm sido construídas acerca da dificuldade de educar. O estudo indica que as crianças concebem a educação como “cada vez pior” e apontam diferenças significativas entre modos de educar e de exercer o poder hoje em relação ao que ocorria com gerações anteriores. A análise sugere a urgência de estudos que articulem práticas de autoridade com o exercício da escuta e da circulação da palavra entre as diferentes gerações.This paper aims to discuss the concept of authority in Hannah Arendt, also in Dufour and Agamben, related to so-called “crisis in education”. We analyzed statements of children between eight and eleven years old, from a public school, in order to problematizing their perceptions on the difficulty of educating in our times. The study indicates that students qualify actual education as “getting worse”. In addition, our research indicates that children have a particular perception about significant differences about ways of exercising authority today, in comparison to previous generations. The analysis suggests the urgency for studies that articulate practices of authority with the exercise of listening and the “circulation of word” among children, young people and the adults.Este texto discute el concepto de autoridad en Hannah Arendt, articulándolo al pensamiento de otros autores, como Dufour y Agamben, en relación a la llamada “crisis en la educación” y a los cuestionamientos acerca de los modos de educar a las nuevas generaciones. Analizamos declaraciones de niños de 8 a 11 años de una escuela pública, con el objetivo de problematizar las percepciones que han sido construidas acerca de la dificultad de educar. El estudio indica que los niños conciben la educación como “cada vez peor” y señalan diferencias significativas entre modos de educar y de ejercer el poder en la actualidad en relación a lo que ocurría con generaciones anteriores. El análisis sugiere la urgencia de estudios que articulen prácticas de autoridad con el ejercicio de la escucha y de la circulación de la palabra entre las diferentes generaciones.application/pdfporCadernos de pesquisa. São Paulo. Vol. 43, n. 148 (jan./abr. 2013), p. 220-239InfânciaAutoridadeCriseAuthorityCrisis in educationChildhoodAutoridadCrisis en la educaciónInfanciaAutoridade, infância e "crise na educação"Authority, childhood and the “crisis in education" Autoridad, infancia y “crisis en la educación” info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895510.pdf000895510.pdfTexto completoapplication/pdf121034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108745/1/000895510.pdf34fcfa144e9d7eef46461a3060c71161MD51TEXT000895510.pdf.txt000895510.pdf.txtExtracted Texttext/plain56148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108745/2/000895510.pdf.txtbb6e917a1888ca8ba6b05ac64264df2eMD52THUMBNAIL000895510.pdf.jpg000895510.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108745/3/000895510.pdf.jpga941ad5a8539b2a06bdbd6cf3bcd9e50MD5310183/1087452021-12-06 05:39:53.906161oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108745Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:39:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Autoridade, infância e "crise na educação" |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Authority, childhood and the “crisis in education" |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Autoridad, infancia y “crisis en la educación” |
title |
Autoridade, infância e "crise na educação" |
spellingShingle |
Autoridade, infância e "crise na educação" Ohlweiler, Mariane Inês Infância Autoridade Crise Authority Crisis in education Childhood Autoridad Crisis en la educación Infancia |
title_short |
Autoridade, infância e "crise na educação" |
title_full |
Autoridade, infância e "crise na educação" |
title_fullStr |
Autoridade, infância e "crise na educação" |
title_full_unstemmed |
Autoridade, infância e "crise na educação" |
title_sort |
Autoridade, infância e "crise na educação" |
author |
Ohlweiler, Mariane Inês |
author_facet |
Ohlweiler, Mariane Inês Fischer, Rosa Maria Bueno |
author_role |
author |
author2 |
Fischer, Rosa Maria Bueno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ohlweiler, Mariane Inês Fischer, Rosa Maria Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Autoridade Crise |
topic |
Infância Autoridade Crise Authority Crisis in education Childhood Autoridad Crisis en la educación Infancia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Authority Crisis in education Childhood |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Autoridad Crisis en la educación Infancia |
description |
Este texto discute o conceito de autoridade em Hannah Arendt, articulando-o ao pensamento de outros autores, como Dufour e Agamben, em relação à chamada “crise na educação” e aos questionamentos acerca dos modos de educar novas gerações. Fazemos a análise de depoimentos de crianças de 8 a 11 anos, de uma escola pública, com o objetivo de problematizar as percepções que têm sido construídas acerca da dificuldade de educar. O estudo indica que as crianças concebem a educação como “cada vez pior” e apontam diferenças significativas entre modos de educar e de exercer o poder hoje em relação ao que ocorria com gerações anteriores. A análise sugere a urgência de estudos que articulem práticas de autoridade com o exercício da escuta e da circulação da palavra entre as diferentes gerações. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-01-06T02:14:34Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/108745 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-1574 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000895510 |
identifier_str_mv |
0100-1574 000895510 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/108745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos de pesquisa. São Paulo. Vol. 43, n. 148 (jan./abr. 2013), p. 220-239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108745/1/000895510.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108745/2/000895510.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108745/3/000895510.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
34fcfa144e9d7eef46461a3060c71161 bb6e917a1888ca8ba6b05ac64264df2e a941ad5a8539b2a06bdbd6cf3bcd9e50 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224861536747520 |