Inovação como processo ou resultado ? um estudo em escritórios de design no Brasil e na Inglaterra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Vitor Klein
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Diego Alex Gazaro dos, Zen, Aurora Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173005
Resumo: A indústria criativa vem ganhando importância no cenário econômico nas duas últimas décadas. Nesse contexto, a inovação e a criatividade assumem um papel central na sobrevivência das organizações que compõem os setores da indústria criativa. Entre esses setores, destacam-se os escritórios de design. O objetivo deste trabalho é analisar a percepção dos gestores dos escritórios de design sobre o conceito de inovação e seus fatores antecedentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. Foram selecionadas duas empresas de consultoria em design e de pequeno porte para servirem como objetos de estudo. Os resultados demonstraram que o entendimento sobre o que é inovação difere entre esses dois casos. Destacam-se como fatores influenciadores da inovação nesses escritórios: a participação e o envolvimento com o cliente nos projetos, a capacidade criativa dos funcionários, o processo de briefing e o compartilhamento de ideias. Conclui-se que o grande desafio enfrentado pelos profissionais de design dessas empresas é entender o que o cliente deseja e transformar essa ideia em um produto de valor para o consumidor final. Estudos futuros poderão mensurar a influência desses fatores no desempenho inovativo dos escritórios de design.
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spelling Schmidt, Vitor KleinSantos, Diego Alex Gazaro dosZen, Aurora Carneiro2018-02-28T02:27:16Z20171980-0193http://hdl.handle.net/10183/173005001061293A indústria criativa vem ganhando importância no cenário econômico nas duas últimas décadas. Nesse contexto, a inovação e a criatividade assumem um papel central na sobrevivência das organizações que compõem os setores da indústria criativa. Entre esses setores, destacam-se os escritórios de design. O objetivo deste trabalho é analisar a percepção dos gestores dos escritórios de design sobre o conceito de inovação e seus fatores antecedentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. Foram selecionadas duas empresas de consultoria em design e de pequeno porte para servirem como objetos de estudo. Os resultados demonstraram que o entendimento sobre o que é inovação difere entre esses dois casos. Destacam-se como fatores influenciadores da inovação nesses escritórios: a participação e o envolvimento com o cliente nos projetos, a capacidade criativa dos funcionários, o processo de briefing e o compartilhamento de ideias. Conclui-se que o grande desafio enfrentado pelos profissionais de design dessas empresas é entender o que o cliente deseja e transformar essa ideia em um produto de valor para o consumidor final. Estudos futuros poderão mensurar a influência desses fatores no desempenho inovativo dos escritórios de design.The creative industry has been gaining importance in the economic scenario in the last two decades. In this context, innovation and creativity play a central role in the survival of organizations that make up the creative industries. Among these sectors, we highlight the design offices. This papers' objective is to analyze the perception of the managers of the design offices on the concept of innovation and its antecedent factors. Thus, we carried out an exploratory research of qualitative nature. Two design and small-sized consulting firms were selected to serve as study objects. The results demonstrated that the understanding of innovation for these two offices differs. As influential factors of innovation in these firms, the following stand out: participation and involvement with the client in the projects, the creative capacity of the employees, the briefing process and the sharing of ideas. We conclude that the major challenge faced by design professionals is to understand what the customer wants and to turn this idea into a value product to the end consumer. Further studies may measure the influence of these factors on the innovative performance of design offices.application/pdfporPerspectivas Contemporâneas: Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas. Campo Mourão, PR. Vol. 12, n. 3 (set./dez. 2017), p. 53-74OrganizaçãoInovação organizacionalProcesso criativoDesignInnovationCreative industryCreativityDesignInovação como processo ou resultado ? um estudo em escritórios de design no Brasil e na InglaterraInnovation as process or result ? a study in design offices in Brazil and in Englandinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061293.pdf001061293.pdfTexto completoapplication/pdf479132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173005/1/001061293.pdf631514b278e87af1c049c2721f73f1efMD51TEXT001061293.pdf.txt001061293.pdf.txtExtracted Texttext/plain73752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173005/2/001061293.pdf.txt0beb4a9f2501fd3e175f67a4460f484dMD52THUMBNAIL001061293.pdf.jpg001061293.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173005/3/001061293.pdf.jpg8ac0c65fb6e0a8b16704e65854165ca4MD5310183/1730052020-01-15 05:15:12.42033oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173005Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2020-01-15T07:15:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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