Inovação como processo ou resultado ? um estudo em escritórios de design no Brasil e na Inglaterra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/173005 |
Resumo: | A indústria criativa vem ganhando importância no cenário econômico nas duas últimas décadas. Nesse contexto, a inovação e a criatividade assumem um papel central na sobrevivência das organizações que compõem os setores da indústria criativa. Entre esses setores, destacam-se os escritórios de design. O objetivo deste trabalho é analisar a percepção dos gestores dos escritórios de design sobre o conceito de inovação e seus fatores antecedentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. Foram selecionadas duas empresas de consultoria em design e de pequeno porte para servirem como objetos de estudo. Os resultados demonstraram que o entendimento sobre o que é inovação difere entre esses dois casos. Destacam-se como fatores influenciadores da inovação nesses escritórios: a participação e o envolvimento com o cliente nos projetos, a capacidade criativa dos funcionários, o processo de briefing e o compartilhamento de ideias. Conclui-se que o grande desafio enfrentado pelos profissionais de design dessas empresas é entender o que o cliente deseja e transformar essa ideia em um produto de valor para o consumidor final. Estudos futuros poderão mensurar a influência desses fatores no desempenho inovativo dos escritórios de design. |
id |
UFRGS-2_452d4e5879dc9248a5d69a06b6967e13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173005 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schmidt, Vitor KleinSantos, Diego Alex Gazaro dosZen, Aurora Carneiro2018-02-28T02:27:16Z20171980-0193http://hdl.handle.net/10183/173005001061293A indústria criativa vem ganhando importância no cenário econômico nas duas últimas décadas. Nesse contexto, a inovação e a criatividade assumem um papel central na sobrevivência das organizações que compõem os setores da indústria criativa. Entre esses setores, destacam-se os escritórios de design. O objetivo deste trabalho é analisar a percepção dos gestores dos escritórios de design sobre o conceito de inovação e seus fatores antecedentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. Foram selecionadas duas empresas de consultoria em design e de pequeno porte para servirem como objetos de estudo. Os resultados demonstraram que o entendimento sobre o que é inovação difere entre esses dois casos. Destacam-se como fatores influenciadores da inovação nesses escritórios: a participação e o envolvimento com o cliente nos projetos, a capacidade criativa dos funcionários, o processo de briefing e o compartilhamento de ideias. Conclui-se que o grande desafio enfrentado pelos profissionais de design dessas empresas é entender o que o cliente deseja e transformar essa ideia em um produto de valor para o consumidor final. Estudos futuros poderão mensurar a influência desses fatores no desempenho inovativo dos escritórios de design.The creative industry has been gaining importance in the economic scenario in the last two decades. In this context, innovation and creativity play a central role in the survival of organizations that make up the creative industries. Among these sectors, we highlight the design offices. This papers' objective is to analyze the perception of the managers of the design offices on the concept of innovation and its antecedent factors. Thus, we carried out an exploratory research of qualitative nature. Two design and small-sized consulting firms were selected to serve as study objects. The results demonstrated that the understanding of innovation for these two offices differs. As influential factors of innovation in these firms, the following stand out: participation and involvement with the client in the projects, the creative capacity of the employees, the briefing process and the sharing of ideas. We conclude that the major challenge faced by design professionals is to understand what the customer wants and to turn this idea into a value product to the end consumer. Further studies may measure the influence of these factors on the innovative performance of design offices.application/pdfporPerspectivas Contemporâneas: Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas. Campo Mourão, PR. Vol. 12, n. 3 (set./dez. 2017), p. 53-74OrganizaçãoInovação organizacionalProcesso criativoDesignInnovationCreative industryCreativityDesignInovação como processo ou resultado ? um estudo em escritórios de design no Brasil e na InglaterraInnovation as process or result ? a study in design offices in Brazil and in Englandinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061293.pdf001061293.pdfTexto completoapplication/pdf479132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173005/1/001061293.pdf631514b278e87af1c049c2721f73f1efMD51TEXT001061293.pdf.txt001061293.pdf.txtExtracted Texttext/plain73752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173005/2/001061293.pdf.txt0beb4a9f2501fd3e175f67a4460f484dMD52THUMBNAIL001061293.pdf.jpg001061293.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173005/3/001061293.pdf.jpg8ac0c65fb6e0a8b16704e65854165ca4MD5310183/1730052020-01-15 05:15:12.42033oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173005Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2020-01-15T07:15:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inovação como processo ou resultado ? um estudo em escritórios de design no Brasil e na Inglaterra |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Innovation as process or result ? a study in design offices in Brazil and in England |
title |
Inovação como processo ou resultado ? um estudo em escritórios de design no Brasil e na Inglaterra |
spellingShingle |
Inovação como processo ou resultado ? um estudo em escritórios de design no Brasil e na Inglaterra Schmidt, Vitor Klein Organização Inovação organizacional Processo criativo Design Innovation Creative industry Creativity Design |
title_short |
Inovação como processo ou resultado ? um estudo em escritórios de design no Brasil e na Inglaterra |
title_full |
Inovação como processo ou resultado ? um estudo em escritórios de design no Brasil e na Inglaterra |
title_fullStr |
Inovação como processo ou resultado ? um estudo em escritórios de design no Brasil e na Inglaterra |
title_full_unstemmed |
Inovação como processo ou resultado ? um estudo em escritórios de design no Brasil e na Inglaterra |
title_sort |
Inovação como processo ou resultado ? um estudo em escritórios de design no Brasil e na Inglaterra |
author |
Schmidt, Vitor Klein |
author_facet |
Schmidt, Vitor Klein Santos, Diego Alex Gazaro dos Zen, Aurora Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Diego Alex Gazaro dos Zen, Aurora Carneiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmidt, Vitor Klein Santos, Diego Alex Gazaro dos Zen, Aurora Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização Inovação organizacional Processo criativo Design |
topic |
Organização Inovação organizacional Processo criativo Design Innovation Creative industry Creativity Design |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Innovation Creative industry Creativity Design |
description |
A indústria criativa vem ganhando importância no cenário econômico nas duas últimas décadas. Nesse contexto, a inovação e a criatividade assumem um papel central na sobrevivência das organizações que compõem os setores da indústria criativa. Entre esses setores, destacam-se os escritórios de design. O objetivo deste trabalho é analisar a percepção dos gestores dos escritórios de design sobre o conceito de inovação e seus fatores antecedentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. Foram selecionadas duas empresas de consultoria em design e de pequeno porte para servirem como objetos de estudo. Os resultados demonstraram que o entendimento sobre o que é inovação difere entre esses dois casos. Destacam-se como fatores influenciadores da inovação nesses escritórios: a participação e o envolvimento com o cliente nos projetos, a capacidade criativa dos funcionários, o processo de briefing e o compartilhamento de ideias. Conclui-se que o grande desafio enfrentado pelos profissionais de design dessas empresas é entender o que o cliente deseja e transformar essa ideia em um produto de valor para o consumidor final. Estudos futuros poderão mensurar a influência desses fatores no desempenho inovativo dos escritórios de design. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-28T02:27:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/173005 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1980-0193 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001061293 |
identifier_str_mv |
1980-0193 001061293 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/173005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectivas Contemporâneas: Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas. Campo Mourão, PR. Vol. 12, n. 3 (set./dez. 2017), p. 53-74 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173005/1/001061293.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173005/2/001061293.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173005/3/001061293.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
631514b278e87af1c049c2721f73f1ef 0beb4a9f2501fd3e175f67a4460f484d 8ac0c65fb6e0a8b16704e65854165ca4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725018490011648 |