Potenciais dos objetos de afeto como propositores de ações educativas em Artes Visuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252443 |
Resumo: | O presente trabalho trata dos potenciais de objetos enquanto propositores em arte-educação. Motivada por indagações provocadas por atividades artísticas que pratiquei durante a formação acadêmica, que solicitavam objetos de casa ou do percurso até a aula, e pelas desafiadoras atividades exercidas dos lares de educadores e alunos, durante o período de distanciamento social em função da pandemia de Covid-19, iniciei esta pesquisa, que busca descobrir potenciais de objetos ordinários no fazer artístico em arte-educação. Aqui, busca-se investigar como objetos podem ser potencialmente utilizados como objetos propositores para ações de ensino em artes visuais e que situações, debates e reflexões eles mobilizam. O trabalho desenvolveu-se sob forma teórico-empírica, desenvolvendo um projeto de arte-educação numa escola, buscando investigar a forma de apropriação, usos e potenciais dos objetos em práticas docentes. O projeto foi realizado em três momentos: Encontrar, Estudar e Experimentar, nos quais o objeto foi escolhido, analisado e utilizado para desconstruções e ressignificações. Na busca de objetos que tivessem valor aos alunos, surgiram objetos geracionais, heranças e patrimônios (como eles mesmos expressaram), e processo acabou focado em objetos de afeto que, por seus vínculos emocionais potentes, com relação à memórias queridas, perdas e pessoas de profundo vínculo, moveram fortemente conteúdos internos que promoveram a expressão e a criação de forma igualmente intensa. Os objetos de afeto promoveram transbordamento de emoções, oportunidade de trabalhar a segurança interna da consciência enquanto indivíduo e no valor de seus objetos, memórias e emoções, amarraram e trouxeram à superfície fortes sentimentos que foram propulsores e inspiração para ações, sobre a forma e os significados dos objetos tratados. |
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