Os desafios da alfabetização no contexto da pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252026 |
Resumo: | O presente trabalho tem como temática central a alfabetização e seus impactos durante o contexto da pandemia da Covid-19, vivenciada nos anos de 2020/2021. O objetivo do estudo é analisar como o processo de alfabetização foi desenvolvido durante o contexto citado e como a prática docente nos anos iniciais da escolarização foi afetada. Compreende-se que é preciso preocupar-se com o processo de alfabetização em relação as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula. Questiona-se sobre como a pandemia está sendo considerada na prática docente dos professores alfabetizadores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, inspirada em alguns autores, tais como Ferreira (2021), Soares (2021), Ferreiro (1999), Albuquerque, Morais e Ferreira (2008), Ricardo e Rodrigues (2020), definiu como abordagem metodológica de cunho qualitativo por meio de um estudo de caso, realizando três entrevistas narrativas, com professoras que atuam nos anos iniciais da escolarização em uma escola do município de Paraí. Como resultados da investigação, foi possível identificar três eixos analíticos: 1. Definição do conceito de alfabetização que embasa a prática alfabetizadora; 2. Explicitação dos efeitos da pandemia em suas práticas de alfabetização; 3. A discussão sobre os desafios envolvidos nesse processo de alfabetização, considerando o contexto pandêmico. Nesse sentido, a alfabetização, como aprendizagem específica, foi problematizada a partir de um contexto do letramento, o qual seria imprescindível no período pandêmico. |
id |
UFRGS-2_45e5695d6e1fd130a4a1306668e44581 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252026 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Eliane Ilha daKlein, Rejane Ramos2022-11-30T04:53:54Z2022http://hdl.handle.net/10183/252026001154006O presente trabalho tem como temática central a alfabetização e seus impactos durante o contexto da pandemia da Covid-19, vivenciada nos anos de 2020/2021. O objetivo do estudo é analisar como o processo de alfabetização foi desenvolvido durante o contexto citado e como a prática docente nos anos iniciais da escolarização foi afetada. Compreende-se que é preciso preocupar-se com o processo de alfabetização em relação as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula. Questiona-se sobre como a pandemia está sendo considerada na prática docente dos professores alfabetizadores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, inspirada em alguns autores, tais como Ferreira (2021), Soares (2021), Ferreiro (1999), Albuquerque, Morais e Ferreira (2008), Ricardo e Rodrigues (2020), definiu como abordagem metodológica de cunho qualitativo por meio de um estudo de caso, realizando três entrevistas narrativas, com professoras que atuam nos anos iniciais da escolarização em uma escola do município de Paraí. Como resultados da investigação, foi possível identificar três eixos analíticos: 1. Definição do conceito de alfabetização que embasa a prática alfabetizadora; 2. Explicitação dos efeitos da pandemia em suas práticas de alfabetização; 3. A discussão sobre os desafios envolvidos nesse processo de alfabetização, considerando o contexto pandêmico. Nesse sentido, a alfabetização, como aprendizagem específica, foi problematizada a partir de um contexto do letramento, o qual seria imprescindível no período pandêmico.The central subject of this work is the alphabetization and its impacts during the context of the Covid-19 pandemic, experienced in the years 2020/2021. The objective of the study is to analyze how the alphabetization process was developed during the aforementioned context and how the teaching practice, in the early years of schooling, was affected. It is understood that it is necessary to be concerned with the literacy process in relation to the pedagogical practices developed by teachers in the classroom. It is questioned how the pandemic is being considered in the teaching practice of literacy teachers in the early years of Elementary School. The research, inspired by some authors, such as Ferreira (2021), Soares (2021), Ferreiro (1999), Albuquerque, Morais and Ferreira (2008), Ricardo and Rodrigues (2020), defined a qualitative methodological approach through of a case study, carrying out three narrative interviews, with teachers who work in the initial years of schooling in a school in the municipality of Paraí. As the results of the investigation, it was possible to identify three analytical axes: 1. Definition of the alphabetization concept that underlies the literacy practice; 2. Explanation of the effects of the pandemic on their literacy practices; 3. Discussion about the challenges involved in this literacy process, considering the pandemic context. In this sense, literacy, as a specific learning, was problematized from a literacy context, which would be essential in the pandemic period.application/pdfporAlfabetizaçãoLetramentoPrática pedagógicaPandemia de COVID-19 (2020-)AlphabetizationLiteracyPedagogical practicePandemicOs desafios da alfabetização no contexto da pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154006.pdf.txt001154006.pdf.txtExtracted Texttext/plain112049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252026/2/001154006.pdf.txt4a5d55ae43fddcc2618ce4cb5d6917fbMD52ORIGINAL001154006.pdfTexto completoapplication/pdf540528http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252026/1/001154006.pdfb9796d1fc211b48be33054c15b78fa46MD5110183/2520262022-12-01 05:52:02.118778oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252026Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-01T07:52:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os desafios da alfabetização no contexto da pandemia |
title |
Os desafios da alfabetização no contexto da pandemia |
spellingShingle |
Os desafios da alfabetização no contexto da pandemia Silva, Eliane Ilha da Alfabetização Letramento Prática pedagógica Pandemia de COVID-19 (2020-) Alphabetization Literacy Pedagogical practice Pandemic |
title_short |
Os desafios da alfabetização no contexto da pandemia |
title_full |
Os desafios da alfabetização no contexto da pandemia |
title_fullStr |
Os desafios da alfabetização no contexto da pandemia |
title_full_unstemmed |
Os desafios da alfabetização no contexto da pandemia |
title_sort |
Os desafios da alfabetização no contexto da pandemia |
author |
Silva, Eliane Ilha da |
author_facet |
Silva, Eliane Ilha da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eliane Ilha da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Klein, Rejane Ramos |
contributor_str_mv |
Klein, Rejane Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Letramento Prática pedagógica Pandemia de COVID-19 (2020-) |
topic |
Alfabetização Letramento Prática pedagógica Pandemia de COVID-19 (2020-) Alphabetization Literacy Pedagogical practice Pandemic |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Alphabetization Literacy Pedagogical practice Pandemic |
description |
O presente trabalho tem como temática central a alfabetização e seus impactos durante o contexto da pandemia da Covid-19, vivenciada nos anos de 2020/2021. O objetivo do estudo é analisar como o processo de alfabetização foi desenvolvido durante o contexto citado e como a prática docente nos anos iniciais da escolarização foi afetada. Compreende-se que é preciso preocupar-se com o processo de alfabetização em relação as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula. Questiona-se sobre como a pandemia está sendo considerada na prática docente dos professores alfabetizadores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, inspirada em alguns autores, tais como Ferreira (2021), Soares (2021), Ferreiro (1999), Albuquerque, Morais e Ferreira (2008), Ricardo e Rodrigues (2020), definiu como abordagem metodológica de cunho qualitativo por meio de um estudo de caso, realizando três entrevistas narrativas, com professoras que atuam nos anos iniciais da escolarização em uma escola do município de Paraí. Como resultados da investigação, foi possível identificar três eixos analíticos: 1. Definição do conceito de alfabetização que embasa a prática alfabetizadora; 2. Explicitação dos efeitos da pandemia em suas práticas de alfabetização; 3. A discussão sobre os desafios envolvidos nesse processo de alfabetização, considerando o contexto pandêmico. Nesse sentido, a alfabetização, como aprendizagem específica, foi problematizada a partir de um contexto do letramento, o qual seria imprescindível no período pandêmico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-30T04:53:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/252026 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001154006 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/252026 |
identifier_str_mv |
001154006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252026/2/001154006.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252026/1/001154006.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a5d55ae43fddcc2618ce4cb5d6917fb b9796d1fc211b48be33054c15b78fa46 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447324191621120 |