Os desafios da alfabetização no contexto da pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliane Ilha da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252026
Resumo: O presente trabalho tem como temática central a alfabetização e seus impactos durante o contexto da pandemia da Covid-19, vivenciada nos anos de 2020/2021. O objetivo do estudo é analisar como o processo de alfabetização foi desenvolvido durante o contexto citado e como a prática docente nos anos iniciais da escolarização foi afetada. Compreende-se que é preciso preocupar-se com o processo de alfabetização em relação as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula. Questiona-se sobre como a pandemia está sendo considerada na prática docente dos professores alfabetizadores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, inspirada em alguns autores, tais como Ferreira (2021), Soares (2021), Ferreiro (1999), Albuquerque, Morais e Ferreira (2008), Ricardo e Rodrigues (2020), definiu como abordagem metodológica de cunho qualitativo por meio de um estudo de caso, realizando três entrevistas narrativas, com professoras que atuam nos anos iniciais da escolarização em uma escola do município de Paraí. Como resultados da investigação, foi possível identificar três eixos analíticos: 1. Definição do conceito de alfabetização que embasa a prática alfabetizadora; 2. Explicitação dos efeitos da pandemia em suas práticas de alfabetização; 3. A discussão sobre os desafios envolvidos nesse processo de alfabetização, considerando o contexto pandêmico. Nesse sentido, a alfabetização, como aprendizagem específica, foi problematizada a partir de um contexto do letramento, o qual seria imprescindível no período pandêmico.
id UFRGS-2_45e5695d6e1fd130a4a1306668e44581
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252026
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Eliane Ilha daKlein, Rejane Ramos2022-11-30T04:53:54Z2022http://hdl.handle.net/10183/252026001154006O presente trabalho tem como temática central a alfabetização e seus impactos durante o contexto da pandemia da Covid-19, vivenciada nos anos de 2020/2021. O objetivo do estudo é analisar como o processo de alfabetização foi desenvolvido durante o contexto citado e como a prática docente nos anos iniciais da escolarização foi afetada. Compreende-se que é preciso preocupar-se com o processo de alfabetização em relação as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula. Questiona-se sobre como a pandemia está sendo considerada na prática docente dos professores alfabetizadores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, inspirada em alguns autores, tais como Ferreira (2021), Soares (2021), Ferreiro (1999), Albuquerque, Morais e Ferreira (2008), Ricardo e Rodrigues (2020), definiu como abordagem metodológica de cunho qualitativo por meio de um estudo de caso, realizando três entrevistas narrativas, com professoras que atuam nos anos iniciais da escolarização em uma escola do município de Paraí. Como resultados da investigação, foi possível identificar três eixos analíticos: 1. Definição do conceito de alfabetização que embasa a prática alfabetizadora; 2. Explicitação dos efeitos da pandemia em suas práticas de alfabetização; 3. A discussão sobre os desafios envolvidos nesse processo de alfabetização, considerando o contexto pandêmico. Nesse sentido, a alfabetização, como aprendizagem específica, foi problematizada a partir de um contexto do letramento, o qual seria imprescindível no período pandêmico.The central subject of this work is the alphabetization and its impacts during the context of the Covid-19 pandemic, experienced in the years 2020/2021. The objective of the study is to analyze how the alphabetization process was developed during the aforementioned context and how the teaching practice, in the early years of schooling, was affected. It is understood that it is necessary to be concerned with the literacy process in relation to the pedagogical practices developed by teachers in the classroom. It is questioned how the pandemic is being considered in the teaching practice of literacy teachers in the early years of Elementary School. The research, inspired by some authors, such as Ferreira (2021), Soares (2021), Ferreiro (1999), Albuquerque, Morais and Ferreira (2008), Ricardo and Rodrigues (2020), defined a qualitative methodological approach through of a case study, carrying out three narrative interviews, with teachers who work in the initial years of schooling in a school in the municipality of Paraí. As the results of the investigation, it was possible to identify three analytical axes: 1. Definition of the alphabetization concept that underlies the literacy practice; 2. Explanation of the effects of the pandemic on their literacy practices; 3. Discussion about the challenges involved in this literacy process, considering the pandemic context. In this sense, literacy, as a specific learning, was problematized from a literacy context, which would be essential in the pandemic period.application/pdfporAlfabetizaçãoLetramentoPrática pedagógicaPandemia de COVID-19 (2020-)AlphabetizationLiteracyPedagogical practicePandemicOs desafios da alfabetização no contexto da pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154006.pdf.txt001154006.pdf.txtExtracted Texttext/plain112049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252026/2/001154006.pdf.txt4a5d55ae43fddcc2618ce4cb5d6917fbMD52ORIGINAL001154006.pdfTexto completoapplication/pdf540528http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252026/1/001154006.pdfb9796d1fc211b48be33054c15b78fa46MD5110183/2520262022-12-01 05:52:02.118778oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252026Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-01T07:52:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os desafios da alfabetização no contexto da pandemia
title Os desafios da alfabetização no contexto da pandemia
spellingShingle Os desafios da alfabetização no contexto da pandemia
Silva, Eliane Ilha da
Alfabetização
Letramento
Prática pedagógica
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Alphabetization
Literacy
Pedagogical practice
Pandemic
title_short Os desafios da alfabetização no contexto da pandemia
title_full Os desafios da alfabetização no contexto da pandemia
title_fullStr Os desafios da alfabetização no contexto da pandemia
title_full_unstemmed Os desafios da alfabetização no contexto da pandemia
title_sort Os desafios da alfabetização no contexto da pandemia
author Silva, Eliane Ilha da
author_facet Silva, Eliane Ilha da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliane Ilha da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klein, Rejane Ramos
contributor_str_mv Klein, Rejane Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Prática pedagógica
Pandemia de COVID-19 (2020-)
topic Alfabetização
Letramento
Prática pedagógica
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Alphabetization
Literacy
Pedagogical practice
Pandemic
dc.subject.eng.fl_str_mv Alphabetization
Literacy
Pedagogical practice
Pandemic
description O presente trabalho tem como temática central a alfabetização e seus impactos durante o contexto da pandemia da Covid-19, vivenciada nos anos de 2020/2021. O objetivo do estudo é analisar como o processo de alfabetização foi desenvolvido durante o contexto citado e como a prática docente nos anos iniciais da escolarização foi afetada. Compreende-se que é preciso preocupar-se com o processo de alfabetização em relação as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula. Questiona-se sobre como a pandemia está sendo considerada na prática docente dos professores alfabetizadores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, inspirada em alguns autores, tais como Ferreira (2021), Soares (2021), Ferreiro (1999), Albuquerque, Morais e Ferreira (2008), Ricardo e Rodrigues (2020), definiu como abordagem metodológica de cunho qualitativo por meio de um estudo de caso, realizando três entrevistas narrativas, com professoras que atuam nos anos iniciais da escolarização em uma escola do município de Paraí. Como resultados da investigação, foi possível identificar três eixos analíticos: 1. Definição do conceito de alfabetização que embasa a prática alfabetizadora; 2. Explicitação dos efeitos da pandemia em suas práticas de alfabetização; 3. A discussão sobre os desafios envolvidos nesse processo de alfabetização, considerando o contexto pandêmico. Nesse sentido, a alfabetização, como aprendizagem específica, foi problematizada a partir de um contexto do letramento, o qual seria imprescindível no período pandêmico.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-30T04:53:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252026
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154006
url http://hdl.handle.net/10183/252026
identifier_str_mv 001154006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252026/2/001154006.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252026/1/001154006.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a5d55ae43fddcc2618ce4cb5d6917fb
b9796d1fc211b48be33054c15b78fa46
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447324191621120