Limites e possibilidades de uma ação educativa na reducão da vulnerabilidade à violência e à homofobia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Zulmira Newlands
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19888
Resumo: Este artigo se propõe a analisar os limites e as possibilidades de uma ação educativa na redução da vulnerabilidade à violência e à homofobia. Esta ação tem sido financiada pelo programa “Brasil Sem Homofobia”, do Ministério da Saúde, e apoiada pelo Ministério da Educação. O objetivo dessa pesquisa foi entender o que os/as professores/as perceberam como dificuldades e problemas relativos a questões vinculadas à sexualidade e à homofobia, que os motivaram a buscar a capacitação no curso e que efeitos essa formação produziu em suas atividades escolares. A metodologia utilizada foram grupos de discussão e entrevistas com professoras que participaram, como alunas, da formação do curso “Educando para a Diversidade”. Os principais resultados mostram um recorrente pânico moral, que se refere à idéia de contaminação e estimulação de uma sexualidade não hegemônica, acabando por colocar os próprios participantes do referido curso em uma situação de vulnerabilidade perante a escola, colegas de profissão e familiares.
id UFRGS-2_48cc43d63b4ae6486511f24e34e3206c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19888
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borges, Zulmira NewlandsMeyer, Dagmar Elisabeth Estermann2010-04-16T09:12:04Z20080104-4036http://hdl.handle.net/10183/19888000452618Este artigo se propõe a analisar os limites e as possibilidades de uma ação educativa na redução da vulnerabilidade à violência e à homofobia. Esta ação tem sido financiada pelo programa “Brasil Sem Homofobia”, do Ministério da Saúde, e apoiada pelo Ministério da Educação. O objetivo dessa pesquisa foi entender o que os/as professores/as perceberam como dificuldades e problemas relativos a questões vinculadas à sexualidade e à homofobia, que os motivaram a buscar a capacitação no curso e que efeitos essa formação produziu em suas atividades escolares. A metodologia utilizada foram grupos de discussão e entrevistas com professoras que participaram, como alunas, da formação do curso “Educando para a Diversidade”. Os principais resultados mostram um recorrente pânico moral, que se refere à idéia de contaminação e estimulação de uma sexualidade não hegemônica, acabando por colocar os próprios participantes do referido curso em uma situação de vulnerabilidade perante a escola, colegas de profissão e familiares.This article aims to analyze limits and possibilities of an educational action towards minimizing violence and homophobia. This action has been sponsored by the Health Ministry Program “Brasil Sem Homofobia”, supported by the Education Ministry. The target of this research was to understand what teachers have realized as difficulties and problems, related to sexuality and homophobia, what has motivated them to strive for a qualification in the course and what kinds of results this formation has produced in their school activities. The methodology used was focused on groups of discussion and interviews with teachers who had enrolled, as students, in the course “Educando para a Diversidade”. The main results show a strong moral panic related to the contamination and to the encouragement of a non-hegemonic sexuality, this situation end up putting, even those who have taken the course, in a vulnerable position, to face the school, profession colleagues and family.application/pdfporEnsaio (Rio de Janeiro (1993) : avaliação e políticas públicas em educação. Vol. 16, n. 58 (jan./mar. 2008), p. 59-76VulnerabilidadeViolênciaHomofobiaPublic policyVulnerabilityGenderHomophobiaLimites e possibilidades de uma ação educativa na reducão da vulnerabilidade à violência e à homofobiaLimits and possibilities of an educational action in the reduction of the vulnerability to violence and homophobia info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000452618.pdf000452618.pdfTexto completoapplication/pdf113833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19888/1/000452618.pdfa6adc82e47e79daeb7e757369f279f1dMD51TEXT000452618.pdf.txt000452618.pdf.txtExtracted Texttext/plain58927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19888/2/000452618.pdf.txt9827b1b42d168e4dcdb688703f87c77eMD52THUMBNAIL000452618.pdf.jpg000452618.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19888/3/000452618.pdf.jpg80965799163e2c482d019ef7221f83beMD5310183/198882018-10-17 09:07:32.082oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19888Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:07:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Limites e possibilidades de uma ação educativa na reducão da vulnerabilidade à violência e à homofobia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Limits and possibilities of an educational action in the reduction of the vulnerability to violence and homophobia
title Limites e possibilidades de uma ação educativa na reducão da vulnerabilidade à violência e à homofobia
spellingShingle Limites e possibilidades de uma ação educativa na reducão da vulnerabilidade à violência e à homofobia
Borges, Zulmira Newlands
Vulnerabilidade
Violência
Homofobia
Public policy
Vulnerability
Gender
Homophobia
title_short Limites e possibilidades de uma ação educativa na reducão da vulnerabilidade à violência e à homofobia
title_full Limites e possibilidades de uma ação educativa na reducão da vulnerabilidade à violência e à homofobia
title_fullStr Limites e possibilidades de uma ação educativa na reducão da vulnerabilidade à violência e à homofobia
title_full_unstemmed Limites e possibilidades de uma ação educativa na reducão da vulnerabilidade à violência e à homofobia
title_sort Limites e possibilidades de uma ação educativa na reducão da vulnerabilidade à violência e à homofobia
author Borges, Zulmira Newlands
author_facet Borges, Zulmira Newlands
Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
author_role author
author2 Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Zulmira Newlands
Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
dc.subject.por.fl_str_mv Vulnerabilidade
Violência
Homofobia
topic Vulnerabilidade
Violência
Homofobia
Public policy
Vulnerability
Gender
Homophobia
dc.subject.eng.fl_str_mv Public policy
Vulnerability
Gender
Homophobia
description Este artigo se propõe a analisar os limites e as possibilidades de uma ação educativa na redução da vulnerabilidade à violência e à homofobia. Esta ação tem sido financiada pelo programa “Brasil Sem Homofobia”, do Ministério da Saúde, e apoiada pelo Ministério da Educação. O objetivo dessa pesquisa foi entender o que os/as professores/as perceberam como dificuldades e problemas relativos a questões vinculadas à sexualidade e à homofobia, que os motivaram a buscar a capacitação no curso e que efeitos essa formação produziu em suas atividades escolares. A metodologia utilizada foram grupos de discussão e entrevistas com professoras que participaram, como alunas, da formação do curso “Educando para a Diversidade”. Os principais resultados mostram um recorrente pânico moral, que se refere à idéia de contaminação e estimulação de uma sexualidade não hegemônica, acabando por colocar os próprios participantes do referido curso em uma situação de vulnerabilidade perante a escola, colegas de profissão e familiares.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:12:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19888
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4036
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000452618
identifier_str_mv 0104-4036
000452618
url http://hdl.handle.net/10183/19888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro (1993) : avaliação e políticas públicas em educação. Vol. 16, n. 58 (jan./mar. 2008), p. 59-76
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19888/1/000452618.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19888/2/000452618.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19888/3/000452618.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a6adc82e47e79daeb7e757369f279f1d
9827b1b42d168e4dcdb688703f87c77e
80965799163e2c482d019ef7221f83be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224704555483136