Análise crítica da infra-estrutura viária voltada para o pedestre visando a redução dos atropelamentos em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Roberta Dal Sasso
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/24124
Resumo: Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise crítica da infra-estrutura atualmente utilizada na cidade de Porto Alegre para a redução do número de atropelamentos. Através da revisão bibliográfica foi possível verificar a gravidade e os custos decorrentes dos acidentes de trânsito em todo o Mundo, além de identificar o atropelamento como o tipo de acidente com maior número de vítimas fatais. Ainda com base na revisão bibliográfica, a importância do modo a pé nas zonas urbanas dos países em desenvolvimento foi demonstrada. Sendo assim, pela gravidade dos atropelamentos e pela importância dos deslocamentos a pé, a preocupação com a segurança e com a qualidade das vias para os pedestres é justificada. Um dos principais agravantes para os atropelamentos é a velocidade de colisão, que reduz consideravelmente as chances de sobrevivência das vítimas. Por esse motivo, a análise desse trabalho considera a existência de medidas de moderação de tráfego, ou Traffic Calming, para proporcionar o aumento da segurança parapedestres. Essas medidas são amplamente utilizada na Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália e mostra-se muito eficiente para melhorar o ambiente para os pedestres. A moderação de tráfego tem como principais objetivos restringir a velocidade dos veículos e priorizar e incentivar os modos não motorizados. Através da análise de 10 pontos identificados através de um estudo exploratório, foi verificada a falta do uso de medidas de moderação de tráfego nesses locais. Embora, algumas medidas de apoio e segurança estejam sendo utilizadas nesses locais, observou-se que medidas de restrição de velocidade são inexistentes. No entanto, constatou-se que a localização desses pontos, em vias de alto volume de tráfego, limita o uso da técnica, porém algumas medidas poderiam ser implantadas.
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