Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canto Filho, Alberto Bastos do
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lima, Jose Valdeni de, Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170675
Resumo: Este artigo apresenta uma metodologia de projeto de objetos de aprendizagem significativa chamada Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem (PBTA). Esta metodologia considera uma metáfora onde os conhecimentos prévios do estudante são pontos de partida, os objetivos educacionais são pontos de chegada e objetos de aprendizagem são estradas que conectam os pontos de partida aos pontos de chegada. Um tipo diferenciado de Mapa Conceitual chamado Mapa Conceitual de Projeto é utilizado como ferramenta de projeto para definir relações entre o conhecimento prévio do estudante e os objetivos educacionais. A base teórica inclui a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria da Carga Cognitiva. Estudos anteriormente realizados são citados como evidências da eficácia da metodologia proposta.
id UFRGS-2_4a42c14e95bf736c5b57e57c7f6df5bf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170675
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Canto Filho, Alberto Bastos doLima, Jose Valdeni deTarouco, Liane Margarida Rockenbach2017-11-29T02:31:02Z20171516-7313http://hdl.handle.net/10183/170675001053638Este artigo apresenta uma metodologia de projeto de objetos de aprendizagem significativa chamada Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem (PBTA). Esta metodologia considera uma metáfora onde os conhecimentos prévios do estudante são pontos de partida, os objetivos educacionais são pontos de chegada e objetos de aprendizagem são estradas que conectam os pontos de partida aos pontos de chegada. Um tipo diferenciado de Mapa Conceitual chamado Mapa Conceitual de Projeto é utilizado como ferramenta de projeto para definir relações entre o conhecimento prévio do estudante e os objetivos educacionais. A base teórica inclui a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria da Carga Cognitiva. Estudos anteriormente realizados são citados como evidências da eficácia da metodologia proposta.This paper presents a methodology designed for a project on meaningful learning objects called Project Based on Learning Trajectories (PBLT). This methodology considers a metaphor where the student’s previous knowledge are starting points, the educational objectives are considered destination points and the learning objects are roads connecting the starting points to destination points. A differentiated Conceptual Map called Project’s Conceptual Map is a tool intended to define relations between the previous knowledge of the students (starting points) and the educational objectives (destination points). The theoretical basis of this proposed method includes Meaningful Learning Theory and Cognitive Load Theory. Previous studies are referenced as evidence of the proposed methodology’s effectiveness.application/pdfporCiência & educação. Bauru, SP. Vol. 23, n. 3 (July/Sept. 2017), p. 723-740Objetos de aprendizagemLearning objectMeaningful learningConceptual mapMapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativaProject conceptual maps : a tool for designing meaningful learning objectsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001053638.pdf001053638.pdfTexto completoapplication/pdf1203792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170675/1/001053638.pdf20c5f038f3cb3c174cd24f60fffb954fMD51TEXT001053638.pdf.txt001053638.pdf.txtExtracted Texttext/plain43237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170675/2/001053638.pdf.txt8f989adb093947d24aa31af12d7103d5MD5210183/1706752017-11-30 02:32:30.780486oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170675Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-11-30T04:32:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Project conceptual maps : a tool for designing meaningful learning objects
title Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa
spellingShingle Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa
Canto Filho, Alberto Bastos do
Objetos de aprendizagem
Learning object
Meaningful learning
Conceptual map
title_short Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa
title_full Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa
title_fullStr Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa
title_sort Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa
author Canto Filho, Alberto Bastos do
author_facet Canto Filho, Alberto Bastos do
Lima, Jose Valdeni de
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author_role author
author2 Lima, Jose Valdeni de
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canto Filho, Alberto Bastos do
Lima, Jose Valdeni de
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Objetos de aprendizagem
topic Objetos de aprendizagem
Learning object
Meaningful learning
Conceptual map
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning object
Meaningful learning
Conceptual map
description Este artigo apresenta uma metodologia de projeto de objetos de aprendizagem significativa chamada Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem (PBTA). Esta metodologia considera uma metáfora onde os conhecimentos prévios do estudante são pontos de partida, os objetivos educacionais são pontos de chegada e objetos de aprendizagem são estradas que conectam os pontos de partida aos pontos de chegada. Um tipo diferenciado de Mapa Conceitual chamado Mapa Conceitual de Projeto é utilizado como ferramenta de projeto para definir relações entre o conhecimento prévio do estudante e os objetivos educacionais. A base teórica inclui a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria da Carga Cognitiva. Estudos anteriormente realizados são citados como evidências da eficácia da metodologia proposta.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-29T02:31:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170675
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-7313
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001053638
identifier_str_mv 1516-7313
001053638
url http://hdl.handle.net/10183/170675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciência & educação. Bauru, SP. Vol. 23, n. 3 (July/Sept. 2017), p. 723-740
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170675/1/001053638.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170675/2/001053638.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 20c5f038f3cb3c174cd24f60fffb954f
8f989adb093947d24aa31af12d7103d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224932977278976