A representatividade da imagem do surfe brasileiro na mídia impressa entre a década de 1950 até os dias atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiano Ortiz da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200299
Resumo: O presente estudo teve como temática e como objetivo geral analisar a representatividade da imagem do surfe brasileiro na mídia impressa de 1950 aos dias atuais. Como objetivos específicos buscou-se identificar o relacionamento da mídia impressa nacional com os surfistas brasileiros, analisar o conteúdo midiático relativo à imagem pública do surfe brasileiro em revistas de alcance nacional (e, quando não houveram, recorreu-se a publicações jornalísticas) e mapear as mudanças de tratamento entre mídia, esporte e exposição da imagem pública dos praticantes do surfe. Do ponto de vista metodológico, além da pesquisa documental, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, especialmente sobre os temas de imagem do surfe, surfe na mídia impressa brasileira, produção midiática no surfe e esporte, mídia e opinião pública. Ao longo do percurso do estudo, foram apresentados para contextualização do objeto, um breve relato histórico do surfe no Brasil e no mundo, trazendo informações sobre o reconhecimento do esporte, da origem milenar, ao longo do tempo e alguns personagens importantes para sua consolidação na sociedade moderna. Sobre as informações obtidas, conclui-se que a imagem pública do surfe brasileiro na mídia impressa traz um cenário onde os praticantes (sejam simpatizantes, amadores ou profissionais) buscam, ainda, retificar e qualificar a imagem – historicamente associada ao ócio e à vadiagem - do esporte perante opinião pública e da sociedade.
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