Práticas de gestão do conhecimento na Biblioteca da Faculdade de Farmácia da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rafael Vicente de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212508
Resumo: Os desafios estabelecidos para as bibliotecas universitárias no momento de posição privilegiada entre o ilógico e a razão proporcionam um pequeno terceiro caminho para a criação de conhecimento. Os instrumentos de gestão modernos disponíveis atualmente relacionados com as práticas tradicionais, oferecem meios para o funcionamento adequado das atividades realizadas pelas unidades de informação, que congregam as universidades. Este estudo tem como objetivo compreender as práticas de gestão do conhecimento na Biblioteca da Faculdade de Farmácia da UFRGS, mais especificamente identificar as práticas de gestão do conhecimento, os canais por onde fluem as informações dentro do âmbito gerencial e estratégico; identificar as percepções da gestão da unidade de informação em suas práticas de gestão do conhecimento; identificar as estratégias das ações de gestão do conhecimento e analisar a aplicação da gestão do conhecimento na biblioteca. Utiliza um estudo qualitativo, descritivo e emprega a análise realizada a partir dos conceitos norteadores encontrados na literatura científica relacionados com os dados coletados por meio de uma entrevista semiestruturada à profissional da biblioteca ilustrando a interpretação das informações. Como resultado observa-se que a Biblioteca da Faculdade de Farmácia da UFRGS aplica de modo informal a gestão do conhecimento, entretanto esse conhecimento tácito se apresenta de modo implícito. Como considerações, percebe-se a importância para a gestão das unidades de informação de estarem abertas a gama de informações acerca da Gestão do conhecimento.
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