Avaliação da satisfação do usuário na Atenção Básica do SUS : revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcari, Janete Madalena
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/156914
Resumo: Este estudo revisou artigos, dissertações, teses e monografias encontradas na literatura de base nacional que versam sobre pesquisa de satisfação do usuário na Atenção Básica no Sistema Único de Saúde. Buscou-se identificar métodos e instrumentos que vem sendo utilizados, bem como, o envolvimento de trabalhadores dos serviços em tal avaliação. Como assistentes de pesquisa na busca por resultados mais objetivos, foram utilizados três descritores em ciências da saúde controlados pelo DeCS de forma conjugada: "atenção primária à saúde", "satisfação do usuário", "avaliação de serviços de saúde". Foram analisados os estudos publicações no período compreendido de 2005 a 2015. Esta revisão de literatura resultou na identificação de 160 referências para consulta e análise sobre o tema abordado. Para a seleção, realizou-se a leitura minuciosa dos resumos das publicações encontradas. A partir desta leitura foram excluídos os artigos, monografias, teses e dissertações que não atenderam aos critérios de inclusão previamente estabelecidos. Foram incluídas neste estudo as 15 referências que coresponderam ao propósito e foram revisadas para responder ao objetivo deste estudo. Quanto ao método, as pesquisas estão divididas, 6 qualitativas e 8 quantitativas e 1 quali-quantitativa. Na perspectiva de cenários de prática, apenas 3 foram realizadas em Unidades Básicas de Saúde, as 12 restantes foram realizadas em Estratégias da Saúde da Família. Todas as pesquisas foram realizadas em âmbito municipal. A maioria das referências utilizou algum tipo de instrumento para avaliar a satisfação do usuário com os serviços de saúde. Em relação ao uso dos resultados para e pela Gestão do SUS, os estudos em sua maioria, não fazem menção a este fim de forma direta, embora tragam informações valiosas para o entendimento e para a consolidação da avaliação em saúde na atenção primária e para o planejamento a partir de critérios de qualidade referidos pelos próprios usuários.
id UFRGS-2_4d2d82fe13986450f8796f2af5dd9262
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156914
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Arcari, Janete MadalenaMartins, Aline BlayaRitter, Fernando2017-04-19T02:37:51Z2015http://hdl.handle.net/10183/156914001018390Este estudo revisou artigos, dissertações, teses e monografias encontradas na literatura de base nacional que versam sobre pesquisa de satisfação do usuário na Atenção Básica no Sistema Único de Saúde. Buscou-se identificar métodos e instrumentos que vem sendo utilizados, bem como, o envolvimento de trabalhadores dos serviços em tal avaliação. Como assistentes de pesquisa na busca por resultados mais objetivos, foram utilizados três descritores em ciências da saúde controlados pelo DeCS de forma conjugada: "atenção primária à saúde", "satisfação do usuário", "avaliação de serviços de saúde". Foram analisados os estudos publicações no período compreendido de 2005 a 2015. Esta revisão de literatura resultou na identificação de 160 referências para consulta e análise sobre o tema abordado. Para a seleção, realizou-se a leitura minuciosa dos resumos das publicações encontradas. A partir desta leitura foram excluídos os artigos, monografias, teses e dissertações que não atenderam aos critérios de inclusão previamente estabelecidos. Foram incluídas neste estudo as 15 referências que coresponderam ao propósito e foram revisadas para responder ao objetivo deste estudo. Quanto ao método, as pesquisas estão divididas, 6 qualitativas e 8 quantitativas e 1 quali-quantitativa. Na perspectiva de cenários de prática, apenas 3 foram realizadas em Unidades Básicas de Saúde, as 12 restantes foram realizadas em Estratégias da Saúde da Família. Todas as pesquisas foram realizadas em âmbito municipal. A maioria das referências utilizou algum tipo de instrumento para avaliar a satisfação do usuário com os serviços de saúde. Em relação ao uso dos resultados para e pela Gestão do SUS, os estudos em sua maioria, não fazem menção a este fim de forma direta, embora tragam informações valiosas para o entendimento e para a consolidação da avaliação em saúde na atenção primária e para o planejamento a partir de critérios de qualidade referidos pelos próprios usuários.application/pdfporAvaliação de serviços de saúdeAtenção primária à saúdeSatisfação do usuárioAvaliação da satisfação do usuário na Atenção Básica do SUS : revisão bibliográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Atenção Especializada em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018390.pdf001018390.pdfTexto completoapplication/pdf256787http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156914/1/001018390.pdf5ef56bd4489c87c31745af291b8c4d33MD51TEXT001018390.pdf.txt001018390.pdf.txtExtracted Texttext/plain41095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156914/2/001018390.pdf.txt8b264c030b9d95b7117933f5017d21dbMD52THUMBNAIL001018390.pdf.jpg001018390.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156914/3/001018390.pdf.jpg042f18a8aebe2958fa129ba5ba46e8a1MD5310183/1569142018-10-26 09:40:11.737oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156914Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:40:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da satisfação do usuário na Atenção Básica do SUS : revisão bibliográfica
title Avaliação da satisfação do usuário na Atenção Básica do SUS : revisão bibliográfica
spellingShingle Avaliação da satisfação do usuário na Atenção Básica do SUS : revisão bibliográfica
Arcari, Janete Madalena
Avaliação de serviços de saúde
Atenção primária à saúde
Satisfação do usuário
title_short Avaliação da satisfação do usuário na Atenção Básica do SUS : revisão bibliográfica
title_full Avaliação da satisfação do usuário na Atenção Básica do SUS : revisão bibliográfica
title_fullStr Avaliação da satisfação do usuário na Atenção Básica do SUS : revisão bibliográfica
title_full_unstemmed Avaliação da satisfação do usuário na Atenção Básica do SUS : revisão bibliográfica
title_sort Avaliação da satisfação do usuário na Atenção Básica do SUS : revisão bibliográfica
author Arcari, Janete Madalena
author_facet Arcari, Janete Madalena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arcari, Janete Madalena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Aline Blaya
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ritter, Fernando
contributor_str_mv Martins, Aline Blaya
Ritter, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de serviços de saúde
Atenção primária à saúde
Satisfação do usuário
topic Avaliação de serviços de saúde
Atenção primária à saúde
Satisfação do usuário
description Este estudo revisou artigos, dissertações, teses e monografias encontradas na literatura de base nacional que versam sobre pesquisa de satisfação do usuário na Atenção Básica no Sistema Único de Saúde. Buscou-se identificar métodos e instrumentos que vem sendo utilizados, bem como, o envolvimento de trabalhadores dos serviços em tal avaliação. Como assistentes de pesquisa na busca por resultados mais objetivos, foram utilizados três descritores em ciências da saúde controlados pelo DeCS de forma conjugada: "atenção primária à saúde", "satisfação do usuário", "avaliação de serviços de saúde". Foram analisados os estudos publicações no período compreendido de 2005 a 2015. Esta revisão de literatura resultou na identificação de 160 referências para consulta e análise sobre o tema abordado. Para a seleção, realizou-se a leitura minuciosa dos resumos das publicações encontradas. A partir desta leitura foram excluídos os artigos, monografias, teses e dissertações que não atenderam aos critérios de inclusão previamente estabelecidos. Foram incluídas neste estudo as 15 referências que coresponderam ao propósito e foram revisadas para responder ao objetivo deste estudo. Quanto ao método, as pesquisas estão divididas, 6 qualitativas e 8 quantitativas e 1 quali-quantitativa. Na perspectiva de cenários de prática, apenas 3 foram realizadas em Unidades Básicas de Saúde, as 12 restantes foram realizadas em Estratégias da Saúde da Família. Todas as pesquisas foram realizadas em âmbito municipal. A maioria das referências utilizou algum tipo de instrumento para avaliar a satisfação do usuário com os serviços de saúde. Em relação ao uso dos resultados para e pela Gestão do SUS, os estudos em sua maioria, não fazem menção a este fim de forma direta, embora tragam informações valiosas para o entendimento e para a consolidação da avaliação em saúde na atenção primária e para o planejamento a partir de critérios de qualidade referidos pelos próprios usuários.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-19T02:37:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/156914
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001018390
url http://hdl.handle.net/10183/156914
identifier_str_mv 001018390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156914/1/001018390.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156914/2/001018390.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156914/3/001018390.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ef56bd4489c87c31745af291b8c4d33
8b264c030b9d95b7117933f5017d21db
042f18a8aebe2958fa129ba5ba46e8a1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224526986477568