Literatura Infantil e scripts de gênero : com a palavra as crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fernanda Bittencourt de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/152891
Resumo: Considerando a relevância de aprofundar as discussões referentes à temática de gênero na Educação Infantil, o presente trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo, que teve como objetivo investigar as manifestações de crianças na faixa etária 3-4 anos de uma escola municipal de educação infantil de Porto Alegre sobre gênero através da leitura de quatro livros infantis que trazem em seu enredo questões referentes a este tema. Além disso, foi considerada também a observação de situações que pudessem surgir em diferentes momentos da rotina após a realização da proposta, buscando evidenciar que representações apresentam e refletindo de que forma tais concepções são construídas na nossa cultura. A pesquisa encontra-se ancorada teoricamente nos Estudos sobre Gênero em FELIPE, GUIZZO & BECK (2013), LOURO (2003) e MEYER (2008) e reflexões sobre Literatura Infantil a partir das contribuições de ABRAMOVICH (1997) e LAJOLO & ZILBERMAN (1999). Os resultados apontam para um cruzamento entre o que as crianças observam enquanto constituintes de uma cultura que ainda hoje legitima, demarca e estabelece modos de ser e endereçamentos para homens e mulheres - determinando a constituição de suas masculinidades e feminilidades – e o que elas estabelecem espontaneamente a partir de seus próprios conceitos e representações. Assim, foi possível perceber que apresentavam em alguns momentos posturas e visões adultocêntricas sobre as questões de gênero - surgindo a partir daí alguns estranhamentos pelas situações com as quais foram confrontadas através das histórias - enquanto que em outros é possível identificar manifestações singulares que rompem com tais discursos, vivenciando, neste processo, as questões de gênero na escola infantil sob um viés mais igualitário.
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