O conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218744 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir a potência do uso do conceito de atuação (enactment) nos estudos de políticas educacionais. Esse conceito possibilita que o pesquisador analise as políticas educacionais não apenas no âmbito de sua produção, mas também no momento de sua interpretação e tradução pelos sujeitos que atuam nas escolas. Inicialmente apresentamos uma discussão teórica sobre o conceito de atuação, evidenciando o desenvolvimento desse conceito nos estudos de Stephen J. Ball, Meg Maguire e Annette Braun (2012; 2016). Na sequência, com o objetivo de ilustrar o uso desse conceito na análise de um caso, apresentamos o resultado de um estudo sobre a atuação da política educacional do Ensino Médio Politécnico, instituída pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, vigente de 2012 a 2016. |
id |
UFRGS-2_52c5f394f7cb144cce5c343595daf717 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218744 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gandin, Luis ArmandoRocha, Adriana Rocely Viana daVasques, Andrea MilánCorrêa, Tábata Valesca2021-03-13T04:26:17Z20201981-1969http://hdl.handle.net/10183/218744001121759Este artigo tem como objetivo discutir a potência do uso do conceito de atuação (enactment) nos estudos de políticas educacionais. Esse conceito possibilita que o pesquisador analise as políticas educacionais não apenas no âmbito de sua produção, mas também no momento de sua interpretação e tradução pelos sujeitos que atuam nas escolas. Inicialmente apresentamos uma discussão teórica sobre o conceito de atuação, evidenciando o desenvolvimento desse conceito nos estudos de Stephen J. Ball, Meg Maguire e Annette Braun (2012; 2016). Na sequência, com o objetivo de ilustrar o uso desse conceito na análise de um caso, apresentamos o resultado de um estudo sobre a atuação da política educacional do Ensino Médio Politécnico, instituída pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, vigente de 2012 a 2016.This paper aims to discuss the potential of using the concept of enactmentin educational policies studies. This concept allows the researcher to analyze educational policies not only in their creation, but also in interpretation and translation done by the ones who work in schools. Firstly, we present a theoretical discussion about the concept of enactment, showing its development in the studies of Stephen J. Ball, Meg Maguire and Annette Braun (2012; 2016). Then, in order to illustrate the use of the concept of enactmentin the analysis of a case, we present the result of a study about enactmentof the Polytechnic High School policy, instituted by the Secretaria de Educação in the State of Rio Grande do Sul (Brazil), from 2012 to 2016.Keywords:Enactment, Educational Policies, Polytechnic High SchoolEste artículo tiene como objetivo discutir el poder de utilizar el concepto de enactmenten el estudio de las políticas educativas. Este concepto hace posible que el investigador analice laspolíticas educativas no solo dentro del alcance de su producción, sino también al interpretarlas y traducirlas a través de las asignaturas que trabajan en las escuelas. Inicialmente, presentamos una discusión teórica sobre el concepto de enactment, mostrando el desarrollo de este concepto en los estudios de Stephen J. Ball, Meg Maguire y Annette Braun (2012; 2016). Luego, para ilustrar el uso de este concepto en el análisis de un caso, presentamos el resultado de un estudio sobre el enactmentde la política educativa de la Escuela Politécnica Superior, instituido por la Secretaría de Educación del Estado de Rio Grande do Sul (Brazil), vigente de 2012 hasta 2016application/pdfporJornal de políticas educacionais. São Paulo, SP. Vol. 14 (jun. 2020), Artigo 26, p. 1-17Política educacionalEnsino médioEnactmentEducational PoliciesPolytechnic High SchoolPolíticas EducativasInstituto PolitécnicoO conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnicoThe concept of enactment in the educational policies : a look at the school evaluation in the context of the Polytechnic High SchoolEl concepto de enactmenten las políticas educativas : una mirada a la evaluación escolar en el contexto de la Escuela Secundaria Politécnicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121759.pdf.txt001121759.pdf.txtExtracted Texttext/plain47504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218744/2/001121759.pdf.txt942b8c9e18544f87c2722a8004169bb5MD52ORIGINAL001121759.pdfTexto completoapplication/pdf353694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218744/1/001121759.pdf20376650c83f38b2764b1f7925794e73MD5110183/2187442021-05-07 04:51:42.072257oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218744Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:51:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnico |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The concept of enactment in the educational policies : a look at the school evaluation in the context of the Polytechnic High School |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
El concepto de enactmenten las políticas educativas : una mirada a la evaluación escolar en el contexto de la Escuela Secundaria Politécnica |
title |
O conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnico |
spellingShingle |
O conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnico Gandin, Luis Armando Política educacional Ensino médio Enactment Educational Policies Polytechnic High School Políticas Educativas Instituto Politécnico |
title_short |
O conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnico |
title_full |
O conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnico |
title_fullStr |
O conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnico |
title_full_unstemmed |
O conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnico |
title_sort |
O conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnico |
author |
Gandin, Luis Armando |
author_facet |
Gandin, Luis Armando Rocha, Adriana Rocely Viana da Vasques, Andrea Milán Corrêa, Tábata Valesca |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Adriana Rocely Viana da Vasques, Andrea Milán Corrêa, Tábata Valesca |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gandin, Luis Armando Rocha, Adriana Rocely Viana da Vasques, Andrea Milán Corrêa, Tábata Valesca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educacional Ensino médio |
topic |
Política educacional Ensino médio Enactment Educational Policies Polytechnic High School Políticas Educativas Instituto Politécnico |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Enactment Educational Policies Polytechnic High School |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Políticas Educativas Instituto Politécnico |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir a potência do uso do conceito de atuação (enactment) nos estudos de políticas educacionais. Esse conceito possibilita que o pesquisador analise as políticas educacionais não apenas no âmbito de sua produção, mas também no momento de sua interpretação e tradução pelos sujeitos que atuam nas escolas. Inicialmente apresentamos uma discussão teórica sobre o conceito de atuação, evidenciando o desenvolvimento desse conceito nos estudos de Stephen J. Ball, Meg Maguire e Annette Braun (2012; 2016). Na sequência, com o objetivo de ilustrar o uso desse conceito na análise de um caso, apresentamos o resultado de um estudo sobre a atuação da política educacional do Ensino Médio Politécnico, instituída pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, vigente de 2012 a 2016. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-13T04:26:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218744 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1981-1969 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001121759 |
identifier_str_mv |
1981-1969 001121759 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Jornal de políticas educacionais. São Paulo, SP. Vol. 14 (jun. 2020), Artigo 26, p. 1-17 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218744/2/001121759.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218744/1/001121759.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
942b8c9e18544f87c2722a8004169bb5 20376650c83f38b2764b1f7925794e73 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225010602311680 |