O conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gandin, Luis Armando
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rocha, Adriana Rocely Viana da, Vasques, Andrea Milán, Corrêa, Tábata Valesca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218744
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir a potência do uso do conceito de atuação (enactment) nos estudos de políticas educacionais. Esse conceito possibilita que o pesquisador analise as políticas educacionais não apenas no âmbito de sua produção, mas também no momento de sua interpretação e tradução pelos sujeitos que atuam nas escolas. Inicialmente apresentamos uma discussão teórica sobre o conceito de atuação, evidenciando o desenvolvimento desse conceito nos estudos de Stephen J. Ball, Meg Maguire e Annette Braun (2012; 2016). Na sequência, com o objetivo de ilustrar o uso desse conceito na análise de um caso, apresentamos o resultado de um estudo sobre a atuação da política educacional do Ensino Médio Politécnico, instituída pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, vigente de 2012 a 2016.
id UFRGS-2_52c5f394f7cb144cce5c343595daf717
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218744
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gandin, Luis ArmandoRocha, Adriana Rocely Viana daVasques, Andrea MilánCorrêa, Tábata Valesca2021-03-13T04:26:17Z20201981-1969http://hdl.handle.net/10183/218744001121759Este artigo tem como objetivo discutir a potência do uso do conceito de atuação (enactment) nos estudos de políticas educacionais. Esse conceito possibilita que o pesquisador analise as políticas educacionais não apenas no âmbito de sua produção, mas também no momento de sua interpretação e tradução pelos sujeitos que atuam nas escolas. Inicialmente apresentamos uma discussão teórica sobre o conceito de atuação, evidenciando o desenvolvimento desse conceito nos estudos de Stephen J. Ball, Meg Maguire e Annette Braun (2012; 2016). Na sequência, com o objetivo de ilustrar o uso desse conceito na análise de um caso, apresentamos o resultado de um estudo sobre a atuação da política educacional do Ensino Médio Politécnico, instituída pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, vigente de 2012 a 2016.This paper aims to discuss the potential of using the concept of enactmentin educational policies studies. This concept allows the researcher to analyze educational policies not only in their creation, but also in interpretation and translation done by the ones who work in schools. Firstly, we present a theoretical discussion about the concept of enactment, showing its development in the studies of Stephen J. Ball, Meg Maguire and Annette Braun (2012; 2016). Then, in order to illustrate the use of the concept of enactmentin the analysis of a case, we present the result of a study about enactmentof the Polytechnic High School policy, instituted by the Secretaria de Educação in the State of Rio Grande do Sul (Brazil), from 2012 to 2016.Keywords:Enactment, Educational Policies, Polytechnic High SchoolEste artículo tiene como objetivo discutir el poder de utilizar el concepto de enactmenten el estudio de las políticas educativas. Este concepto hace posible que el investigador analice laspolíticas educativas no solo dentro del alcance de su producción, sino también al interpretarlas y traducirlas a través de las asignaturas que trabajan en las escuelas. Inicialmente, presentamos una discusión teórica sobre el concepto de enactment, mostrando el desarrollo de este concepto en los estudios de Stephen J. Ball, Meg Maguire y Annette Braun (2012; 2016). Luego, para ilustrar el uso de este concepto en el análisis de un caso, presentamos el resultado de un estudio sobre el enactmentde la política educativa de la Escuela Politécnica Superior, instituido por la Secretaría de Educación del Estado de Rio Grande do Sul (Brazil), vigente de 2012 hasta 2016application/pdfporJornal de políticas educacionais. São Paulo, SP. Vol. 14 (jun. 2020), Artigo 26, p. 1-17Política educacionalEnsino médioEnactmentEducational PoliciesPolytechnic High SchoolPolíticas EducativasInstituto PolitécnicoO conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnicoThe concept of enactment in the educational policies : a look at the school evaluation in the context of the Polytechnic High SchoolEl concepto de enactmenten las políticas educativas : una mirada a la evaluación escolar en el contexto de la Escuela Secundaria Politécnicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121759.pdf.txt001121759.pdf.txtExtracted Texttext/plain47504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218744/2/001121759.pdf.txt942b8c9e18544f87c2722a8004169bb5MD52ORIGINAL001121759.pdfTexto completoapplication/pdf353694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218744/1/001121759.pdf20376650c83f38b2764b1f7925794e73MD5110183/2187442021-05-07 04:51:42.072257oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218744Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:51:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The concept of enactment in the educational policies : a look at the school evaluation in the context of the Polytechnic High School
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El concepto de enactmenten las políticas educativas : una mirada a la evaluación escolar en el contexto de la Escuela Secundaria Politécnica
title O conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnico
spellingShingle O conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnico
Gandin, Luis Armando
Política educacional
Ensino médio
Enactment
Educational Policies
Polytechnic High School
Políticas Educativas
Instituto Politécnico
title_short O conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnico
title_full O conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnico
title_fullStr O conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnico
title_full_unstemmed O conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnico
title_sort O conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnico
author Gandin, Luis Armando
author_facet Gandin, Luis Armando
Rocha, Adriana Rocely Viana da
Vasques, Andrea Milán
Corrêa, Tábata Valesca
author_role author
author2 Rocha, Adriana Rocely Viana da
Vasques, Andrea Milán
Corrêa, Tábata Valesca
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gandin, Luis Armando
Rocha, Adriana Rocely Viana da
Vasques, Andrea Milán
Corrêa, Tábata Valesca
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Ensino médio
topic Política educacional
Ensino médio
Enactment
Educational Policies
Polytechnic High School
Políticas Educativas
Instituto Politécnico
dc.subject.eng.fl_str_mv Enactment
Educational Policies
Polytechnic High School
dc.subject.spa.fl_str_mv Políticas Educativas
Instituto Politécnico
description Este artigo tem como objetivo discutir a potência do uso do conceito de atuação (enactment) nos estudos de políticas educacionais. Esse conceito possibilita que o pesquisador analise as políticas educacionais não apenas no âmbito de sua produção, mas também no momento de sua interpretação e tradução pelos sujeitos que atuam nas escolas. Inicialmente apresentamos uma discussão teórica sobre o conceito de atuação, evidenciando o desenvolvimento desse conceito nos estudos de Stephen J. Ball, Meg Maguire e Annette Braun (2012; 2016). Na sequência, com o objetivo de ilustrar o uso desse conceito na análise de um caso, apresentamos o resultado de um estudo sobre a atuação da política educacional do Ensino Médio Politécnico, instituída pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, vigente de 2012 a 2016.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-13T04:26:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218744
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1981-1969
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121759
identifier_str_mv 1981-1969
001121759
url http://hdl.handle.net/10183/218744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Jornal de políticas educacionais. São Paulo, SP. Vol. 14 (jun. 2020), Artigo 26, p. 1-17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218744/2/001121759.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218744/1/001121759.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 942b8c9e18544f87c2722a8004169bb5
20376650c83f38b2764b1f7925794e73
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225010602311680